Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Transforme o pepino em deliciosos aperitivos
Guia Culinário 23/12/2014

Transforme o pepino em deliciosos aperitivos

O pepino deve estar incluso nas refeições cotidianas que servem para dar energia para o corpo. O vegetal pode ser consumido cru, cozido assado ou em conservas. É rico em potássio, elemento que proporciona flexibilidade muscular e elasticidade celular do músculo psoas. Além disso, o alimento é um diurético natural, possui poucas calorias e é rico em vitamina A, B, C e K, cálcio, fósforo, zinco e magnésio.

Para consumir esse legume como aperitivo é preciso lavar bem a casca e higienizá-lo de forma correta. Lave-o em água corrente, desinfete-o em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos. A medida a ser usada é 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Lave-o novamente em água corrente. Seque-o em seguida.

Após a higienização, você pode preparar deliciosas receitas. Para consumi-lo cru, uma boa dica é criar aperitivos e entradas com o pepino.

Receita para o petisco de pepino

Aperitivo

Ingredientes

Pepino japonês, presunto, tomate cereja, ricota, pimenta, orégano e outros temperos que você queira utilizar para temperar a ricota. Você pode utilizar a quantidade desejada de cada um dos ingredientes.

Modo de preparo

Tempere a ricota com pimenta, orégano e demais temperos. Lave bem o pepino e corte em rodelas. Sobre cada rodela de pepino, coloque um pedaço de presunto, uma porção de ricota temperada e uma metade de tomate cereja. Pronto! Agora é só se deliciar!

Salada no espeto

Ingredientes

10 tomatinhos tipo uva

150g de queijo tipo feta cortado em cubinhos

1/2 pepino japonês cortado em pedaços pequenos

10 azeitonas pretas sem caroço

Modo de preparo:

Coloque no espeto, um tomate, um cubo de queijo feta, um pedaço de pepino japonês e por último a azeitona preta.

Aperitivo fitness

Ingredientes

2 pepinos japoneses médios

4 colheres de sopa de creme de ricota light

1 lata de atum em água

1 pitada de sal

½ pimentão pequeno vermelho picadinho (ou outro tempero da sua preferência)

½ pimentão pequeno amarelo picadinho (ou outro tempero da sua preferência)

Modo de preparo

Corte o pepino em rodelas de aproximadamente 0,5 cm. Em uma vasilha, misture o creme de ricota light e o atum. Adicione o sal e o pimentão. Coloque a mistura do atum em cima das rodelas de pepino e está pronto para servir!

* O vinagre não é recomendado para a higienização de verduras, legumes e frutas.