Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você acredita? Mitos e verdades de 6 tradições gastronômicas para o Ano Novo!
Guia Culinário 28/12/2016

Você acredita? Mitos e verdades de 6 tradições gastronômicas para o Ano Novo!

Comer lentilha, guardar caroço de romã e, claro, brindar a vida com os amigos e familiares! Eis que o tão esperado Ano Novo está chegando e, com ele, tradições e superstições gastronômicas contribuírem e muito com os nossos melhores desejos! É tempo de acreditar nas mudanças, no amadurecimento pessoal, e colocar em prática todos os pensamentos positivos sem abrirmos mão de uma farta e deliciosa mesa!

Todo mundo tem uma tradição familiar que promete boas energias para o ano que está por vir. Seja mito ou lenda do senso comum, para quem realmente acredita, esses hábitos estão sempre relacionados aos principais desejos da virada: sorte, amor, saúde, dinheiro, energia positiva, etc. Segundo o chef de cozinha Pedro Aguiar, a ceia do ano novo, em todo canto do mundo, está relacionada às nossas esperanças mais verdadeiras:

“No mundo inteiro, se pararmos para pensar, veremos muitas coisas em comum no que se diz respeito às tradições culinárias de fim de ano. Em geral, os alimentos e ingredientes servidos nessa data simbolizam tudo aquilo que desejamos para o novo que se inicia. Das experiências que tive no mundo e das comemorações de fim de ano que passei trabalhando em hotéis fora do Brasil, garanto que superstição ou não, há de encontrar em cada canto do mundo uma maneira de acreditar na renovação. O espírito de festividade e otimismo reina”, relata o profissional que destaca as principais tradições:

6 tradições gastronômicas para Ano Novo

01 – Lentilha para atrair dinheiro: Não só no Brasil, mas nos Estados Unidos e em países da Ásia e da Europa, a lentilha (seja ela verde, amarela ou vermelha) está diretamente relacionada à sorte financeira. De acordo com a crença, ela também atrai prosperidade. Além da sua simbologia, cientificamente falando, o seu consumo regular acrescenta minerais como ferro e cálcio para o organismo, além de ajudar a diminuir o colesterol, por sua grande concentração de fibras solúveis.

02 – Vegetais verdes proporcionam sorte: As folhas verdes, tais como espinafre, couve e repolho, segundo Pedro Aguiar também são usados em diversas preparações, simbolizando sorte e dinheiro. “Quanto mais se come, mais próspero e saudável será seu ano”, destaca o chef de cozinha. Os vegetais verdes também ajudam a manter o organismo saudável e pode até combater intoxicações do organismo, tornando-o mais leve e nutrido.

03 – Bacalhau simboliza fartura: Segundo o chef de cozinha, no Brasil o peixe consumido mais é o bacalhau, embora em outros países qualquer outro pescado é consumido também na ceia simbolizando a abundância. “Na China, por exemplo, eles servem o peixe inteiro, com rabo e cabeça, para garantir um bom ano do início ao fim”, completa. Além da tradição do peixe nas ceias de final de ano, o bacalhau inclui uma boa dose de nutrientes para a nossa alimentação, tais como o potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e D, que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e regula a pressão arterial.

04 – Macarrão significa longevidade: O hábito, que vem da cultura chinesa, segundo Pedro, simbolizando longevidade: “O famoso Noodle (macarrão em inglês) é consumido no Ano Novo da China. Já que não se corta nem para comer, nem para cozinhar, come-se o macarrão inteiro, longo mesmo”, analisa o chef. Na hora de aderir à tradição gastronômica, dê preferência aos macarrões integrais, pois são ricos em substâncias que não podem ser encontradas na massa branca, por exemplo. As massas integrais acrescentam fibras alimentares que proporcionam saciedade e favorecem a perda de peso.

05 – Frutas atraem prosperidade: Pedro ressalta que a uva e o romã são consumidas em outros países além do Brasil. “Incluindo Europa, parte da Ásia, EUA e México. Em alguns países asiáticos, vê-se muito o consumo de frutas como laranja e tangerina por serem redondas e terem a coloração de ouro, já nas Filipinas, é tradicional comer 12 frutas redondas. Cada uma representando um mês. Caso uma esteja azeda ou amarga, presta-se atenção redobrada no mês correspondente a mesma”, relata o profissional. As frutas devem estar presentes em todas as épocas do ano, variando na quantidade e no tipo, podendo assim acrescer os mais diversos nutrientes ao seu organismo.

06 – Carne de porco para atrair bom desenvolvimento: Embora não seja o mais tradicional no Brasil, a carne de porco também tem seu significado na ceia de Ano Novo: “Em alguns países como Espanha, Hungria, Áustria e Cuba, o porco simboliza progresso, por nunca se moverem para trás e até mesmo por empurrarem o focinho para frente quando estão em busca da comida”, explica Pedro. Embora a carne de porco seja considerada uma vilã da alimentação saudável, ela pode ser incluída em um plano alimentar, basta estar atento na preparação e a origem da carne. Lembre-se de retirar a gordura presente no alimento e certificar-se quanto ao tempo de cozimento indicado.