Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Vamos pedalar! Confira alguns dos benefícios imediatos do spinning
Movimente-se 22/11/2016

Vamos pedalar! Confira alguns dos benefícios imediatos do spinning

É hora de investir no spinning para ter bons resultados com o corpo! O verão está chegando e, com a estação mais quente do ano, vem o desejo cada vez maior de ter benefícios imediatos com as atividades físicas. A estação, que é propícia para as praias e piscinas, nos faz querer estar em forma e com um corpo escultural. Sendo assim, conheça mais sobre a prática que está tomando conta das academias no Brasil e descubra os benefícios que ela pode trazer!

O spinning ou ciclismo indoor, como também é conhecido, é uma das práticas mais procuradas por quem deseja perder peso em pouquíssimo tempo. A atividade consiste em pedalar em uma bicicleta estacionária no ritmo de uma determinada música, um exercício de baixo impacto, mas extremamente intenso e que apresenta benefícios à nossa saúde cardiovascular e um alto gasto energético.

Segundo a professora de educação física Laura de Castro Garay, o spinning é uma ótima alternativa para quem busca o fortalecimento muscular e a perda de peso, mas ressalta algumas recomendações importantes ao iniciar as aulas. Confira:

“Aos alunos iniciantes em atividades físicas, é importante que se familiarizem com a bicicleta e seus ajustes. Dependendo da bicicleta, temos vários: a altura do selim (banco), a altura do guidão, ajuste antero-posterior do selim (banco) e do guidão, e ajuste do pedal. Os ajustes auxiliam uma postura correta e, quando adequados ao aluno, geram uma maior segurança e conforto. Se o ajuste não estiver adequado às medidas do aluno, a atividade pode causar desconforto, lesão articular e muscular, ou até mesmo uma sensação de incapacidade de realizar a tarefa”, explica a profissional.

O spinning melhora o humor, o condicionamento físico do praticante e não têm restrições

Por ser uma atividade com alta intensidade, os alunos de spinning adquirem um melhor condicionamento físico para realizar qualquer outro esporte ou atividade física no cotidiano. Além disso, é notável uma melhora na qualidade de vida e no humor com a prática, já que ela aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar. Além disso, a atividade diminui a ansiedade ao fazer com que o aluno permaneça concentrado na atividade por um determinado tempo, se esquecendo dos problemas cotidianos.

Para apresentar melhora no condicionamento físico, a professora explica que a intensidade do exercício pode variar de acordo com as prescrições para cada aluno. “O condicionamento é adquirido com o tempo de treinamento. As recomendações são baseadas nas prescrições de exercício aeróbico e anaeróbico para atividades contínuas e intervaladas de intensidade moderada a intensa e muito intensa. De forma geral todos os indivíduos aparentemente saudáveis podem realizar a aula, mas alunos descondicionados e com sobrepeso/obesos devem iniciar com intensidade leve ou em um programa de condicionamento aeróbico complementar”, reitera a profissional.

Quantas vezes praticar spinning na semana?

Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, é recomendado pelo menos 30 minutos por dia de atividade física para os maiores de 18 anos, sendo 150 minutos semanais de atividade com intensidade moderada, ou 75 minutos de alta intensidade. No caso do spinning, Laura de Castro Garay, indica um treinamento intercalado com outras atividades.

“No caso de uma frequência de treinamento de 3x na semana, intercalar com caminhada leve ou treino na bicicleta ergométrica, pois um alto volume de treino para a mesma modalidade pode causar um processo inverso ao da adaptação, levando o aluno à desistência ou afastamento da atividade. Atividades como o spinning têm uma especificidade na execução do movimento, que exige um processo de adaptação adequado. No entanto, por ser uma atividade basicamente aeróbica, cabe aos iniciantes treinarem a aptidão aeróbica também em outras tarefas, para a obtenção de um condicionamento de base”, explica.

“É importante que o professor atente para a ‘dose’ do exercício nas aulas, ou seja, a integração das informações de duração, frequência semanal e intensidade do trabalho, para melhor orientar os períodos de recuperação dos estímulos realizados na aula e entre os treinos. Cabe destacar também que uma vestimenta adequada e a ingestão de líquidos são fundamentais, assim como a realização de atividades concorrentes. Diversos alunos treinam mais de uma modalidade no mesmo dia. Aos que iniciam o spinning, evitem, durante o período de adaptação, atividades intensas antes ou depois da aula. Consulte sempre o professor para que a orientação seja segura e eficaz para os objetivos”, finaliza a profissional.

* A professora Laura Castro de Garay é CAO na goTeach – Instituição Educacional de Cursos de Educação Física e PhD. em Biodinâmica do Movimento e Desporto (UNICAMP/Portugal).