Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pedala! Bicicleta normal ou ergométrica: Qual é a melhor opção para a saúde?
Movimente-se 13/01/2016

Pedala! Bicicleta normal ou ergométrica: Qual é a melhor opção para a saúde?

Bicicleta ao ar livre ou ergométrica? Qual é a melhor opção para a saúde? Uma da atividades aeróbicas mais populares e gostosas de se praticar, quem tem como hábito de vida dar “umas pedaladas” sabe que além do prazer que o momento proporciona, o excercício físico gerado pela bike também é uma ótima forma para se manter saudável. Contudo, assim como no caso da caminhada, onde há dúvidas em saber se é melhor correr na rua ou na esteira, em relação à bicicleta, a modalidade indoor ou ao ar livre também possui diferenças importantes para, principalmente, quem quer começar na modalidade.

Na maioria dos aspectos físicos, pedalar em bicicleta normal ou em ergométrica se equivalem e as vantagens que destacam uma da outra dependem, sobretudo, do que cada um procura no exercício. Desde alívio do estress, recuperação de lesões, à superação de limites, as duas atividades possuem ótimas condições para atingir essas metas. Agora, veja as principais diferenças entre os dois com seus principais benefícios.


Benefícios da “bicicleta outdoor” para a saúde

Para quem não gosta de monotonia, a bicicleta outdoor (ao ar livre) é a alternativa perfeita. O exercício possibilita variar sempre as paisagens, encontrar pessoas diferentes e ainda é uma opção de transporte ecológico. É o tipo de pratica que permite aliar prazer à atividade e que pode trazer alívio depois de um longo dia de trabalho, por exemplo.

Uma das maiores vantagens em se andar de bicicleta na rua é a boa quantidade caloria gasta na atividade: “O ciclismo é uma excelente ferramenta para emagrecimento. Ele pode até perder um pouco para a corrida, mas, em contrapartida, não tem impacto nas articulações e consequentemente risco de lesões por conta disso”, revela o Professor de Educação Física, Eduardo Nunes.

Além de ser um exercício gratuito, ter infinitas possibilidades de cenários e prover a sensação de liberdade, pedalar ao ar livre durante o dia garante um solzinho que ajuda a produzir vitamina D no nosso organismo, substância que é responsável pela fixação do cálcio nos ossos.

Apesar de ter a biomecânica semelhante à da bike outdoor, quando o assunto são pessoas com limitações físicas por conta de lesões, a bicicleta indoor é a melhor pedida. A dificuldade do exercício no aparelho é controlada através da carga que é aplicada de acordo com objetivo do atleta, emagrecer ou ganhar músculos, por exemplo.

Benefícios da bicicleta ergométrica para a saúde

A bicicleta “indoor” é uma opção que atende bem uma variedade enorme de necessidades: ela é mais segura e estável, o que evita maior a possibilidade de lesões e dão a chance às pessoas que nunca aprenderam a andar de bicicleta de pedalar sem riscos de cair. Além disso, por estar em um ambienta, na maioria das vezes, climatizado possibilita que os exercícios sejam feitos em quaisquer condições do tempo.

Uma das boas opções para pedalar indoor para o gasto de caloria é através do spinning. “Normalmente o spinning tem um gasto calórico maior e é utilizado por quem busca mais intensidade e performance, enquanto a ergométrica é utilizada mais em séries de cardio, na musculação e em alugos”, explica o especialista.