Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tomar chá em excesso faz mal à saúde? Descubra quantas xícaras beber por dia
Guia Culinário 19/07/2019

Tomar chá em excesso faz mal à saúde? Descubra quantas xícaras beber por dia

Os chás são ótimos aliados na nossa saúde – especialmente em dias frios, quando ajudam a aquecer o corpo. Entre os seus benefícios podemos citar que hidratam o corpo, já que em seu preparo é utilizada uma grande quantidade de água. Além disso, boa parte dos chás possui poder digestivo e propriedades medicinais, que variam de acordo com a erva com a qual foram preparados. Mas será que, por ser tão benéfico à saúde, vale a pena beber chá à vontade?

Tomar chá em excesso pode ser perigoso

Assim como tudo na vida, o excesso faz mal – e o chá não é exceção. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em grandes quantidades, podem ser danosas para o organismo. Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica, aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.

E não pense que isso é exclusivo de chás energéticos! A camomila, por exemplo, é famosa por ajudar a relaxar e a acalmar a mente, mas quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde. Isso porque suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como é o caso do capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso. Já o de boldo, muito apreciado pelos seus fins fitoterápicos, pode causar problemas no fígado se não for ingerido com parcimônia.

Quanto chá tomar por dia?

Levando tudo isso em consideração, ficou claro que é melhor evitar tomar chá demais. Mas afinal, qual a quantidade ideal para aproveitar apenas os seus benefícios? De uma forma geral, é melhor não tomar mais que 4 ou 5 xícaras dessa bebida por dia, mas isso, claro, varia de acordo com cada tipo. O de matcha, por exemplo, possui uma quantidade bem elevada de cafeína, e por isso o ideal é consumi-lo no máximo duas vezes ao dia.

Na dúvida, pense em tomar uma xícara de manhã, outra à tarde e uma terceira à noite. Nossa sugestão é apostar em um chá com cafeína para começar o dia, tomar um digestivo depois do almoço e beber um que ajude a relaxar antes de dormir. Assim seu corpo será beneficiado com diferentes propriedades – pois serão utilizadas ervas distintas – e as chances de você sofrer com algum tipo de desconforto irão diminuir, já que o chá, de uma forma geral, possui propriedades medicinais. Pode adotar essa bebida no seu dia a dia que não tem erro!