Quer ser vegetariano? Nutricionista dá dicas para começar uma dieta sem carne

É preciso ter uma alimentação variada se o objetivo é se tornar vegetariano
É preciso ter uma alimentação variada se o objetivo é se tornar vegetariano
Nicolle Venturi

Consultor:

Nicolle Venturi

Formada em Nutrição pela UFF, atualmente faz a segunda graduação em Gastronomia pela UFRJ

Se antes era difícil conhecer um vegetariano, hoje é fácil encontrar pessoas que decidiram abrir mão de uma alimentação com carne por visarem sempre o bem-estar animal. Se você está pensando em adotar essa dieta, mas não sabe por onde começar, fica tranquilo, porque nós entrevistamos a nutricionista Nicolle Venturi, que sanou algumas dúvidas sobre o tema e deu dicas para quem quer cortar a carne de vez do cardápio.

Não existe regra para começar a ser vegetariano

O primeiro ponto destacado pela nutricionista é que não existe uma regra clara para quem decidiu se tornar vegetariano. Mais importante do que a forma que vai abrir mão da carne é entender a importância de substituir os seus benefícios na alimentação do dia a dia. Mas para quem ainda assim não sabe como começar, ela dá algumas sugestões.

"Muitos vegetarianos relatam ter iniciado através do movimento Segunda Sem Carne, em que a pessoa escolhe um dia da semana para ser vegetariana. A partir disto a pessoa aumenta o número de dias sem carne e, quando se dá conta, tornou-se vegetariano. Há pessoas que começam retirando primeiro a carne vermelha, depois frango e por último peixe. Quando já são vegetarianos, decidem se desejam ou não avançar para o vegetarianismo estrito. Cada pessoa tem seu tempo, o mais importante é ter uma alimentação variada e acompanhamento para adequar as necessidades nutricionais", afirma.

Leguminosas devem aparecer mais no prato de vegetarianos

Decisão tomada, vem a pergunta que todo mundo se faz: que tipo de alimento deve entrar no lugar da carne? Bem, é claro que ela traz diversos benefícios para o nosso corpo, e por isso uma alimentação variada é essencial para substituí-la no cardápio. Ainda assim, se levarmos em conta que é preciso arrumar outra fonte de proteína, Nicolle Venturi dá a dica:

"Ao retirar a carne da alimentação invista nas leguminosas! Diversos tipos de feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha, além de hortaliças verdes escuras, como brócolis, rúcula, couve, espinafre", diz.

Se está com dificuldade em cortar a carne do cardápio, comece aos poucos

Acha que vai sentir muita falta da carne? Calma, talvez seja o momento de avaliar se você quer mesmo ser vegetariano ou não. Afinal, cortar essa proteína do cardápio não deve ser algo penoso, mas sim prazeroso por você ter tomado uma decisão baseada em crenças pessoais. Refletir e ter paciência são as dicas de Nicolle Venturi para quem ainda está um pouco perdido nessa nova dieta.

"Adotar um dia da semana para ter uma alimentação vegetariana é um bom passo inicial. Saber que não é proibido comer já nos deixa mais receptivos. É importante saber que pode-se ter uma alimentação saudável sendo ou não vegetariano, isto está relacionado às escolhas alimentares. Entenda o motivo pelo qual deseja ser vegetariano, esse deve ser seu norte. É o amor pelos animais? É a sustentabilidade? É um problema de saúde? Ao definir o seu motivo, busque novas formas de preparar os alimentos", sugere.

Cortar a carne não é abrir mão de sabor

Um problema enfrentado por muitos expoentes a vegetarianos ao começarem a abrir mão da carne é o sabor. Isso porque tem gente que simplesmente ama a proteína e não gosta nada de legumes e vegetais de uma forma geral. Mas calma, esse não é o fim do mundo: com alguma dedicação é possível sim abrir mão dessa proteína sem deixar o sabor de lado.

"Alimentação tem que ser gostosa, ninguém quer comer algo sem graça. Aventure-se por restaurantes que têm essa proposta, você pode se surpreender e perceber que ser vegetariano de forma alguma é abrir mão do sabor e de comidas gostosas", conta Nicolle Venturi.

Não tenha medo do novo

A dica de ouro da nutricionista para quem está realmente decidido a se tornar vegetariano é dar uma chance ao novo. Afinal, ninguém garante que as experiências vão ser ruins se você não as provar antes, certo?

"Permita-se experimentar novos alimentos e diferentes formas de preparo. Esteja aberto, aventure-se na cozinha e, principalmente, saiba o que te motiva a ter uma alimentação vegetariana. Adotar dias sem carne já é uma ótima opção para a sua saúde e a do planeta", diz.

Procure um nutricionista antes de adotar uma nova dieta

Por fim, Nicolle Venturi lembra a importância de consultar um nutricionista antes de simplesmente mudar a alimentação de forma substancial. É esse profissional que poderá acompanhar as suas taxas e garantir que você está fazendo as substituições adequadas, o que irá evitar enfermidades ao não estar com deficiência de algum nutriente no organismo.

"Sempre pesquise e tenha acompanhamento profissional, principalmente para organizar a alimentação e não ter nenhum problema futuro acarretado por uma má transição de dieta. Ser vegetariano não significa ser doente ou ter deficiências, mas é necessário se atentar a algumas necessidades específicas que o profissional saberá manejar. Ao retirar a carne você possui muitos outros alimentos que a natureza fornece, tenha uma alimentação sempre variada. Quanto mais cores no prato, mais nutrientes diversificados", conclui.

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