Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/09/2019

Os perigos do Bisfenol A e como identificar se ele foi usado nos potes plásticos

Encontrado em diversos tipos de plástico, policarbonato, resina e alumínio, o Bisfenol A – também chamado de BPA – é uma substância química utilizada para dar estrutura à embalagens plásticas, garrafas PET, recipientes, brinquedos, utensílios médicos e eletrodomésticos. Ele pode estar presente na mamadeira do seu filho, na marmita que você leva para o trabalho ou na garrafinha de água. Porém, apesar de parecer inofensivo, o BPA é liberado nas embalagens, contaminando nossa comida ou bebida e causando diversos riscos à nossa saúde.

Substância desregula o sistema endócrino

Quando ingerido, o BPA, causa uma alteração no sistema endócrino. Isso porque ele é confundido com um hormônio pelo nosso corpo, causando disrupção em todas as funções hormonais. Isso quer dizer que prejudica, por exemplo, o funcionamento da tireoide, causando sintomas de hiper e hipotireoidismo, como excesso de apetite, lentidão, letargia, mudanças bruscas de pressão arterial ou perda excessiva de peso.

Além disso, o Bisfenol pode causar disfunção no pâncreas, dificultando a produção de insulina e aumentando o risco de o corpo desenvolver diabetes. O fígado e a vesícula biliar também podem sofrer as consequências da disrupção endócrina.

Inimigo da fertilidade

Os riscos que o Bisfenol causa à saúde ainda se prolongam pelo sistema reprodutor. A ovulação e os ciclos menstruais são diretamente prejudicados pelo BPA, que desregula os períodos e pode levar à infertilidade. Homens também são prejudicados, visto que a produção de testosterona é atingida e pode afetar a libido e o desempenho sexual.

Como isso acontece?

O BPA geralmente é liberado em contato com o calor ou frio extremo. Portanto, se congelamos nosso alimento ou bebida em recipientes plásticos que contém BPA, ou esquentamos algo no micro-ondas ou forno, essa substância automaticamente intoxica o que iremos consumir.

Como evitar a intoxicação?

Se o BPA causa tantos malefícios para a saúde, como evitá-lo? Se você tem muitos recipientes de plástico em casa, como potes e marmitas, você pode usá-los de modo mais eficiente e consciente. Use-os para guardar alimentos secos e que provavelmente não precisarão ser resfriados nem aquecidos, como arroz, feijão e milho, por exemplo. Para as marmitas e garrafinhas, use material biodegradável – como bambu -, inox, ou vidro.

Reconheça o perigo antes de compra

Segundo recomendação da ANVISA, o Bisfenol A foi proibido por lei em mamadeiras e foi estipulada uma cota mínima de substância em cada produto. Com isso, muitos recipientes livres de BPA foram fabricados. Você pode observar no rótulo: se ele possuir “BPA Free” em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.