Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é um azeite extravirgem de verdade? Aprenda como diferenciar esse produto
Guia Culinário 26/01/2017

O que é um azeite extravirgem de verdade? Aprenda como diferenciar esse produto

O delicioso azeite extravirgem tem um lugar todo especial na nossa alimentação. Seja para cozinhar ou para temperar uma salada, por exemplo, o ingrediente ajuda a compor diversas preparações, além de ser considerado a versão mais saudável de óleo para o nosso organismo. Mas, com tantas opções disponíveis nas prateleiras dos mercados, você sabe diferenciar um azeite extravirgem de verdade? Aprenda como distinguir!

Todas as opções de azeite têm como base a azeitona. Os diferentes tipo do óleo, produzidos através de meios mecânicos, sem nenhum tipo de tratamento, diferem-se pela quantidade de etapas de refinamento que as azeitonas passam. Esse processo altera a acidez do produto, que quanto menor (menos ácido), mais benéfico gera para o nosso organismo. A partir disso, a verão extravirgem possui a acidez inferior aos outros e mais qualidade nutricional. A nutricionista Carine Rodrigues dos Santos explica:

“O fruto passa por lavagem, prensagem, filtração, decantação ou centrifugação. A legislação determina que para ser considerado extravirgem o azeite de oliva deve conter entre 55% a 83% de ácido oleico entre os ácidos graxos e apresentar acidez abaixo dos 0,8%. Devemos ficar atentos aos rótulos e embalagens, o prazo de validade, o modo de conservação, a acidez e a procedência do produto”, indica a profissional.

4 benefícios do azeite extravirgem para sua alimentação saudável

1 – Coração saudável: Por ser rico em ácido graxos monoinsaturados, como os ômegas 3, 6 e 9, o azeite extravirgem é um ótimo aliado à saúde do coração, ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares e mantendo equilibrada a pressão arterial. O consumo regular do azeite mantém o coração forte e resistente.

2 – Reduz o colesterol: Segundo a nutricionista, o óleo é essencial para o controle dos níveis de colesterol no sangue, também beneficiando a saúde do coração: “Devido a sua composição, apresenta eficácia na redução do nível de LDL (“colesterol ruim”) e aumenta os níveis do “colesterol bom”, o HDL”, explica Carine Rodrigues.

3 –Previne o câncer: O azeite extravirgem possui agentes antioxidantes que combatem as ações dos radicais livres, atuando na prevenção do câncer de mama e de pele, por exemplo. Esses agentes também ajudam o azeite a ter um efeito anti-inflamatório, prevenindo doenças crônicas e outras enfermidades.

4 – Fortalece o sistema imunológico: Por ser fonte de poderosos antioxidantes, o azeite extravirgem também é responsável por nos deixar livres de gripes e resfriados, atuando contra vírus, bactérias e outros micro-organismos que podem afetar o nosso sistema imune.

Os cuidados com o consumo do azeite extravirgem

Ainda que seja um alimento com diversos benefícios para a nossa saúde e para o bem-estar do nosso organismo, alguns cuidados são importantes, principalmente o consumo excessivo: “O azeite extravirgem é um alimento rico em calorias, a cada 1 grama possui 9 quilocalorias, portanto seu consumo deve ser feito com moderação, dentro de uma dieta equilibrada. O azeite deve ser consumido preferencialmente em temperatura ambiente, evitando a sua utilização para frituras”, finaliza a nutricionista.