Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurte natural combina com o que? 7 ideias para consumir todos os dias
Guia Culinário 17/11/2022

Iogurte natural combina com o que? 7 ideias para consumir todos os dias

O iogurte natural é um alimento que pode fazer parte da sua alimentação diária. Entre os principais benefícios dele, é possível destacar a melhora do funcionamento do intestino, o fortalecimento do sistema imunológico e, também, o fortalecimento dos ossos. Isso tudo porque o iogurte natural é rico em cálcio, proteínas, fibras e probióticos. Além de ser incluído em diferentes receitas para as refeições principais, com os acompanhamentos certos, ele pode ser uma ótima opção para o café da manhã ou o lanche da tarde. Confira, aqui embaixo, sete dicas de complementos para o iogurte natural (integral ou desnatado) e consuma em diferentes dias da semana!

1. O iogurte natural com geleia pode agradar a diferentes paladares

Misturar iogurte natural com geleia é uma ótima forma de deixá-lo mais saboroso e de acordo com o seu gosto. Na hora de escolher, opte por geleias orgânicas, que não contam com aditivos químicos na composição. Além disso, se você precisar controlar a glicose, também pode escolher a geleia sem açúcar. Dessa forma, ela pode entrar na sua alimentação sem prejudicar a rotina saudável.

2. Iogurte com aveia traz diferentes benefícios para o organismo

Para quem precisa de um pouco mais de fibras na dieta, uma mistura eficaz e muito saudável é a de iogurte com aveia. O cereal, além de melhorar o funcionamento do intestino, ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial. Na hora de consumir, você pode usar a aveia em flocos ou em farelo. O modo de preparo vai depender do seu gosto: é possível hidratar ou não a aveia antes de misturar no iogurte. Em caso positivo, basta colocar um pouco de leite pelo menos duas horas antes do consumo.

3. Comer iogurte com quinoa em flocos ajuda em dietas para emagrecimento

Assim como a aveia, a quinoa é um grão que ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B, proteínas, minerais e ajuda no processo de perda de peso, já que prolonga a sensação de saciedade. A mistura simples e prática de iogurte com quinoa é ótima para dias mais corridos e também ajuda na saúde dos ossos e no controle do colesterol.

4. Iogurte natural com mel é fácil e prático de preparar

Adoçar iogurte natural com mel no dia a dia é mais uma forma rápida e prática de incluir o alimento na sua rotina. A vantagem, aqui, é que o mel pode ser usado sozinho ou como ingrediente de outras misturas – junto com a aveia e a quinoa já citadas, por exemplo. O mel é uma boa fonte de açúcares e carboidratos e, por isso, pode ser uma opção de consumo antes do treino, por exemplo.

5. Melado de cana adoça o iogurte natural com poucas calorias

Outra boa opção de adoçar o iogurte natural de forma saudável é com o melado de cana. Da mesma forma como acontece com o mel, ele pode ser combinado com o iogurte, cereais e frutas ou puro, mas é menos calórico. Entre suas principais vantagens, é possível destacar a ação antioxidante que preserva a saúde das células do corpo e que ele é rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio e cobre. Ou seja: é benéfico para a pele, os ossos, o cabelo e o sistema imunológico.

6. Iogurte com chia ajuda na sensação de saciedade

A combinação de iogurte natural com diferentes sementes é sempre benéfica para o organismo e a chia é uma das principais delas. Aqui, a mistura pode ser feita uma hora antes do consumo para descansar na geladeira ou imediatamente antes. A chia ajuda na sensação de saciedade – é ótima para o café da manhã de quem vai levar um pouco mais de tempo para almoçar. Além disso, ela previne doenças cardiovasculares e ajuda no trânsito intestinal.

7. Tomar iogurte com frutas é uma forma de variar o sabor do alimento

Apostar no iogurte com morango, uva, framboesa, mamão, banana, maçã…: a lista de combinações é tão grande quanto o seu gosto permitir. A mistura é sempre saborosa e nutritiva de formas diferentes de acordo com a fruta escolhida. Aqui também é possível acrescentar grãos como aveia, chia e granola.