Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Iogurtes funcionais com sementes: Saiba os benefícios dessa poderosa combinação!
Guia Culinário 22/03/2017

Iogurtes funcionais com sementes: Saiba os benefícios dessa poderosa combinação!

O iogurte é sempre um alimento funcional em um plano alimentar saudável. Saboroso e fonte de importantes nutrientes, ele se torna ainda mais rico quando acrescentamos frutas, cereais e demais sementes que agregam mais substâncias benéficas ao nosso organismo. Seja chia, linhaça e, até mesmo, a semente de girassol, elas podem tornar o seu lanche mais poderoso! Confira os melhores grãos e sementes para incrementar o seu iogurte.

Em suas versões light, diet, zero lactose ou tradicional, o iogurte é um alimento fonte de nutrientes essenciais para o bem-estar do nosso organismo. Ele atua no sistema imunológico, favorece um emagrecimento saudável e em outras importantes funções do corpo. Quando acrescentamos as sementes, potencializamos seus benefícios e tornamos o alimento ainda mais saboroso, como explica a nutricionista Luiza Soares:

“O iogurte, por seu um derivado do leite, é um alimento rico em cálcio. O mineral contido no iogurte é mais bem absorvido do que aquele presente no leite. Sementes como a chia e o gergelim também são ricas em cálcio, e a associação com o iogurte melhoraria o aporte deste micronutriente na refeição. A semente de girassol e gergelim também são ricas em magnésio, um mineral que se deficiente no organismo, prejudica a absorção e metabolismo do cálcio”, analisa a profissional.

Veja algumas opções de semente para acrescer ao seu lanche

1 – Linhaça: Segundo a nutricionista, essa semente possui substâncias que, ao entrarem em contato com iogurte, beneficia o nosso organismo: “A semente de linhaça, por exemplo, é rica em ligninas, uma fibra não digerível considerada um prebiótico, ou seja, estimula a proliferação e crescimento dos probióticos (micro-organismos benéficos que regulam nossa flora intestinal encontrados no iogurte). Por isso as vantagens desta união.

2 – Semente de girassol: Com ótimo custo e benefício, esse alimento pode ser acrescido na nossa alimentação para tornar nosso organismo mais saudável e equilibrado. Fonte de proteínas, fibras alimentares e vitamina E, quando acrescidas no iogurte, as sementes se tornam essenciais para combater o envelhecimento precoce das células, prevenindo as ações dos radicais livres, possuem ações anti-inflamatórias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

3 – Chia: Fonte do ácido-graxo, ômega 3, a chia é responsável por acrescer fibras alimentares, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo doenças cardiovasculares. Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: “A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme. Ela irá reter boa parte da água contida no produto.

4 – Gergelim: Por sua vez, o gergelim também é rico em fibras que regulam o intestino evitando a constipação. “As fibras insolúveis retém substâncias tóxicas ingeridas e consequentemente diminuem o tempo de exposição destas substâncias no organismo”, ressalta a nutricionista. Também é rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre, substâncias necessárias para o bem-estar do corpo.

“A ingestão conjunta ao iogurte é uma associação prazerosa que combina as qualidades nutricionais destes alimentos, tornando-se uma ótima opção de consumo e inclusão do ômega 3 na dieta”, completa Luiza Soares.

Recomendações de consumo

A quantidade recomendada destas sementes para um adulto saudável varia entre uma a duas colheres de sopa, segundo a nutricionista: “A ingestão não deve ser excessiva, caso contrário, o consumo exagerado de fibras pode causar desconforto, diarreia e má absorção de nutrientes. Consulte sempre um nutricionista para ajustes individuais” analisa.

“As sementes devem ser armazenadas em embalagens escuras e ao abrigo da luz e calor para conservação de suas propriedades. Para melhor aproveitamento dos benefícios da semente de linhaça, deve-se triturá-la antes do consumo. Não há contra-indicações desde que o consumidor tenha uma alimentação equilibrada e variada e nenhuma enfermidade que implique na restrição do consumo de fibras”, finaliza Luiza Soares

*Luiza Soares (CRN 17100444) nutricionista formada pela UFRJ e pós graduanda em nutrição esportiva e funcional. A profissional disponibiliza sua página no Instagram para informações e contato: @nutricionistaluizasoares