Iogurtes funcionais com sementes: Saiba os benefícios dessa poderosa combinação!

As sementes são ótimas companhias para combinarmos aos iogurtes. Os dois alimentos, quando juntos, potencializam seus nutrientes!
As sementes são ótimas companhias para combinarmos aos iogurtes. Os dois alimentos, quando juntos, potencializam seus nutrientes!

O iogurte é sempre um alimento funcional em um plano alimentar saudável. Saboroso e fonte de importantes nutrientes, ele se torna ainda mais rico quando acrescentamos frutas, cereais e demais sementes que agregam mais substâncias benéficas ao nosso organismo. Seja chia, linhaça e, até mesmo, a semente de girassol, elas podem tornar o seu lanche mais poderoso! Confira os melhores grãos e sementes para incrementar o seu iogurte.

Em suas versões light, diet, zero lactose ou tradicional, o iogurte é um alimento fonte de nutrientes essenciais para o bem-estar do nosso organismo. Ele atua no sistema imunológico, favorece um emagrecimento saudável e em outras importantes funções do corpo. Quando acrescentamos as sementes, potencializamos seus benefícios e tornamos o alimento ainda mais saboroso, como explica a nutricionista Luiza Soares:

"O iogurte, por seu um derivado do leite, é um alimento rico em cálcio. O mineral contido no iogurte é mais bem absorvido do que aquele presente no leite. Sementes como a chia e o gergelim também são ricas em cálcio, e a associação com o iogurte melhoraria o aporte deste micronutriente na refeição. A semente de girassol e gergelim também são ricas em magnésio, um mineral que se deficiente no organismo, prejudica a absorção e metabolismo do cálcio", analisa a profissional.

Veja algumas opções de semente para acrescer ao seu lanche

1 - Linhaça: Segundo a nutricionista, essa semente possui substâncias que, ao entrarem em contato com iogurte, beneficia o nosso organismo: "A semente de linhaça, por exemplo, é rica em ligninas, uma fibra não digerível considerada um prebiótico, ou seja, estimula a proliferação e crescimento dos probióticos (micro-organismos benéficos que regulam nossa flora intestinal encontrados no iogurte). Por isso as vantagens desta união.

2 - Semente de girassol: Com ótimo custo e benefício, esse alimento pode ser acrescido na nossa alimentação para tornar nosso organismo mais saudável e equilibrado. Fonte de proteínas, fibras alimentares e vitamina E, quando acrescidas no iogurte, as sementes se tornam essenciais para combater o envelhecimento precoce das células, prevenindo as ações dos radicais livres, possuem ações anti-inflamatórias e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

3 - Chia: Fonte do ácido-graxo, ômega 3, a chia é responsável por acrescer fibras alimentares, facilitando o trânsito intestinal e prevenindo doenças cardiovasculares. Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: "A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme. Ela irá reter boa parte da água contida no produto.

4 - Gergelim: Por sua vez, o gergelim também é rico em fibras que regulam o intestino evitando a constipação. "As fibras insolúveis retém substâncias tóxicas ingeridas e consequentemente diminuem o tempo de exposição destas substâncias no organismo", ressalta a nutricionista. Também é rico em minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e cobre, substâncias necessárias para o bem-estar do corpo.

"A ingestão conjunta ao iogurte é uma associação prazerosa que combina as qualidades nutricionais destes alimentos, tornando-se uma ótima opção de consumo e inclusão do ômega 3 na dieta", completa Luiza Soares.

Recomendações de consumo

A quantidade recomendada destas sementes para um adulto saudável varia entre uma a duas colheres de sopa, segundo a nutricionista: "A ingestão não deve ser excessiva, caso contrário, o consumo exagerado de fibras pode causar desconforto, diarreia e má absorção de nutrientes. Consulte sempre um nutricionista para ajustes individuais" analisa.

"As sementes devem ser armazenadas em embalagens escuras e ao abrigo da luz e calor para conservação de suas propriedades. Para melhor aproveitamento dos benefícios da semente de linhaça, deve-se triturá-la antes do consumo. Não há contra-indicações desde que o consumidor tenha uma alimentação equilibrada e variada e nenhuma enfermidade que implique na restrição do consumo de fibras", finaliza Luiza Soares

*Luiza Soares (CRN 17100444) nutricionista formada pela UFRJ e pós graduanda em nutrição esportiva e funcional. A profissional disponibiliza sua página no Instagram para informações e contato: @nutricionistaluizasoares

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