Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Diferentes tipos de alho: conheça as variedades desse tempero
Guia Culinário 13/08/2021

Diferentes tipos de alho: conheça as variedades desse tempero

Pertencente ao grupo dos caules comestíveis, o alho é um tipo de tempero que pode ser usado de diferentes formas na cozinha (no preparo de carnes, molhos e até chás). Ele é fonte de vitaminas do complexo B, fibras, minerais importantes (como cálcio, ferro e potássio) e atua como anti-inflamatório natural. Mas você sabia que ele pode ser encontrado em diferentes variedades? Aqui, nós preparamos uma matéria falando sobre os principais tipos de alho, suas particularidades e possíveis usos na cozinha. Confira!

Quais os principais tipos de alho?

Existem basicamente dois tipos de alho que se diferenciam principalmente pela rigidez do caule, são eles: “alho pescoço duro” (Allium sativum ophioscorodon) e “alho pescoço mole” (Allium sativum sativum).

Vale destacar que o tipo mais encontrado nos supermercados é o de pescoço mole, que amadurece de forma mais rápida e é considerado o mais adequado para fins de produção comercial. No Brasil, por exemplo, são comercializados dois tipos de alho que se encaixam nessa categoria: o alho brasileiro e o alho branco (chinês).

Alho pescoço mole

Como o nome já indica, o alho “pescoço mole” se destaca por ter um caule mais molinho e tende a produzir uma quantidade maior de dentes do que o “pescoço duro”. No entanto, seus dentes tendem a ser menores, são um pouco mais difíceis de descascar e têm um sabor mais forte, levemente picante. Outra vantagem desse tipo de alho é que ele pode ser exibido em forma de réstia (uma espécie de trançado), pois seu caule é molinho, enquanto o de “pescoço duro” não permite esse tipo de arranjo.

Alho pescoço duro

Esse tipo de alho possui um caule duro e fornece dentes maiores, de sabor mais suave e em menor quantidade – geralmente, uma cabeça tem sempre menos que 10 dentes, que são mais fáceis de descascar. Quando cultivado, esse tipo de alho cresce bem e, a partir do seu caule, surgem escapos verdes nutritivos que também podem ser aproveitados na alimentação. Outro diferencial do alho “pescoço duro” é que o seu cultivo é feito por meio da vernalização, um processo no qual ele é submetido a baixas temperaturas embaixo do solo. Ele geralmente é produzido em locais mais frios e demora mais para amadurecer.

Quais as diferenças entre o alho branco e o brasileiro?

É importante destacar que é possível encontrar diversas variedades de alho, que têm pequenas diferenças relacionadas à cor e ao sabor. Isso ocorre porque, para cultivar o alimento, basta plantar um dente diretamente no solo. Por isso, dependendo das condições ambientais, é possível criar versões de alho que se diferenciam em detalhes.

No Brasil, em especial, existem dois tipos de alho que se destacam. O alho brasileiro, considerado mais nutritivo, e o alho branco (chinês):

Alho brasileiro

Esse tipo de alho se diferencia por ter pequenas faixas roxas, tem uma cabeça mais grossa, pesada e geralmente fornece uma quantidade maior de dentes, que se destacam por ter um sabor mais forte e ácido. Esse bulbo é considerado de maior qualidade, pois fornece mais nutrientes – é rico em antioxidantes e outras propriedades medicinais, oferecendo efeito anti-inflamatório, antibiótico, antifúngico, fortalece a imunidade e tem ação cardioprotetora, auxiliando no controle do colesterol.

Alho chinês

O alho branco chinês não possui faixas arroxeadas (é todo branco), tem uma cabeça mais leve que fornece uma quantidade menor de dentes. Estes, por sua vez, têm um sabor mais leve e adocicado. Esse tipo de alho tem uma qualidade um pouco mais baixa que o brasileiro, fornecendo uma quantidade maior de compostos organossulfurados.