Alimentos vivos: Conheça uma dieta a base de comida não cozida

Os alimentos crus são ricos em enzimas, que levam os nutrientes às células do organismo
Os alimentos crus são ricos em enzimas, que levam os nutrientes às células do organismo

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A célebre frase que tantas vezes ouvimos na vida – principalmente de nossas mães – de que "apressado como cru", pode, enfim, ganhar uma conotação positiva, através de nossa incessante busca por uma alimentação saudável. A "dieta viva", denominada oficialmente "crudivorismo", entrou em pauta no cardápio de regime de diversas pessoas que desejam incrementar sabores e benefícios gastronômicos além dos fornos e fogões.

Criado nos EUA na década de 80, o crudivorismo passou por fases de desconfiança até entrar de vez em dietas nutricionais pelo mundo. Com a premissa de consumo dos alimentos na fonte, em sua forma genuína, a alimentação é baseada em alimentos crus, frutas frescas ou desidratadas, vegetais, sementes, grãos germinados ou brotos como trigo, arroz, cevada, centeio, aveia, lentilha, grão-de-bico, ervilha, alfafa e algas, apesar de tolerar iguarias de origem animal, como mel, lacticínios e até peixes, desde que não sejam preparados ao fogo, pois, a partir de 40º C, as comidas perdem grande quantidades de seus nutrientes.

Pela visão científica, a dieta crudivorista é benéfica, pois trata de uma "alimentação enzimática". Os alimentos crus são ricos em enzimas, que levam os nutrientes às células do organismo. Segundo a teoria crudívora, ao cozermos os alimentos, essas enzimas são destruídas, enquanto, se os comermos crus, haverá uma melhor digestão, não sobrecarregando as reservas do corpo. Primeiro pesquisador a estudar a importância das enzimas na alimentação, Dr. Edward Howell, já destacava o crudivorismo. "A falta de enzimas na comida cozida é ainda uma das maiores razões do envelhecimento e morte precoce. É ainda a causa subjacente da maior parte das doenças".

Emagrecer saudável e com prazer!

Optar por essa dieta, explica a nutricionista Juliana Rocha, não significa abdicar do prazer de comer. Mesmo que a pessoa coma bastante, inclusive alimentos calóricos como oleaginosas, azeites e óleos essenciais, o emagrecimento ocorre. "Primeiro por desintoxicar o corpo e, depois, por ocorrer uma restrição calórica natural. É uma alimentação tão rica em nutrientes, que o corpo passa a se regular de forma única e acabamos comendo menos. Ficamos satisfeitos de uma forma realmente intrigante", destacou a nutricionista, apresentando alguns alimentos e equipamentos indispensáveis para o crudivorismo.

"Alimentos orgânicos, superalimentos como maçã andina, spirulina havaiana, chlorella, pólen, óleo de coco, goji berries, cacau orgânico, entre outros. Mas, o principal mesmo, são os itens de cozinha: liquidificador de alta potência, processador, coadores de tecido, faca de chef, desidratador", disse a nutricionista.

Veja um cardápio crudivorista:

Principais frutas – Limão, maçãs, laranjas, abacates, bananas e coco verde.

Vegetais – Couve, espinafre, alface, pepinos, salsão, salsa, abobrinha, cebola, tomate e pimentões.

Ervas – Menta, manjericão, alecrim, orégano.

Oleaginosas – Nozes, castanha do pará, amêndoa, macadâmia, semente de abóbora, girassol, linhaça e chia. (Recomenda-se deixar todas de molho por 4 horas e depois desidratar por mais 8 horas para eliminar fungos e fatores antinutricionais).

Grãos – Sarraceno, trigo comum, lentilha, grão-de-bico.

Manteigas vegetais – Manteigas de gergelim, amêndoa, e castanhas.

Óleos – Azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de coco extravirgem, óleo de gergelim não torrado

Sais – Sal rosa do Himalaia e sal celta.

Condimentos – Vinagre balsâmico, vinagre de maçã, shoyo, misso.

Temperos – Curry, cúrcuma, açafrão, gengibre, pimenta, alho em pó, noz-moscada, gengibre seco

Frutas secas – Ameixas, damascos e tâmaras

Adoçantes naturais – Agave, stevia

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