Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a preparar a sua marmita fitness seguindo dicas de uma nutricionista
Guia Culinário 24/10/2018

Aprenda a preparar a sua marmita fitness seguindo dicas de uma nutricionista

Além da economia, preparar uma marmita é a melhor maneira de seguir uma alimentação saudável fora de casa – afinal, dependendo do restaurante, é muito mais difícil resistir e não sair da linha fitness. Mas será que você realmente sabe combinar os ingredientes para fazer uma refeição nutritiva e com poucas calorias?

Pensando nisso, conversamos com a nutricionista Natália Vignoli para saber algumas boas opções para montar a refeição ideal. Saiba mais detalhes e já se prepare para colocar a mão na massa!

Aposte em opções integrais na hora de montar a marmita

Quando o objetivo é montar uma refeição fitness, os ingredientes precisam ser escolhidos cuidadosamente. A dica principal é apostar em opções saudáveis e nutritivas – como é o caso dos alimentos integrais, por exemplo. “Eles são ideais para quem quer montar uma marmita equilibrada e cheia de vitaminas. Lembre-se de adicioná-los quando falamos de cereais como arroz e macarrão, por exemplo”, indica a nutricionista Natália Vignoli.

Prato precisa ser enriquecido com fibras e proteínas

Para completar os ingredientes integrais, a nutricionista também recomenda a adição de raízes – como batata, batata doce, mandioca e mandioquinha – e de fibras e proteínas para que o prato fique bem nutritivo. Vale lembrar que a primeira substância é responsável por aumentar a sensação de saciedade e ajudar a regular o sistema digestivo, enquanto a segunda dá mais energia ao corpo.

“Para enriquecer a marmita com esses nutrientes, inclua algum tipo de grão, como feijão, grão de bico, ervilha ou lentilha. Se você não é vegetariano, opte também por carne vermelha, frango, ovo ou peixe; e, finalmente, um tipo ou mais de legume”, recomenda.

Para economizar tempo: monte porções individuais para a semana toda

Outra recomendação da nutricionista para economizar tempo e ter sempre uma marmita pronta para levar para o trabalho é deixar a comida preparada para a semana toda. Dessa forma, você consegue organizar as combinações com calma e não corre o risco de acabar desistindo da missão fitness por preguiça de perder muito tempo na cozinha.

Para essa tarefa, a profissional deixa sua recomendação: “uma boa dica é cozinhar um panelão de alguns alimentos, como arroz integral, feijão, ervilha, grão de bico, carne moída e frango desfiado. Congele cada um em porções individuais e vá alternando e fazendo combinações entre eles durante as semanas”.

4 combinações da nutricionista para a marmita fitness:

Agora que você já entendeu o que não pode faltar na sua marmita fitness, que tal algumas opções para você não perder muito tempo pensando no que colocar em cada refeição? Levando em conta todas as dicas que deu, a nutricionista Natália Vignoli deixou 4 combinações bem nutritivas para as refeições da semana. Dá uma olhada:

1 – Batata doce assada com alecrim, frango desfiado, milho, ervilha e cenoura refogada com abobrinha;
2 – Arroz integral, feijão carioca, isca de carne com pimentão e berinjela;
3 – Macarrão integral refogado com alho, tomate cereja, azeite, ervilha, atum e azeitona preta;
4 – Escondidinho de salmão com mandioquinha e espinafre refogado.