Alimentos termogênicos: Ajudam a desinchar o corpo de forma saudável e saborosa!

Os alimentos termogênicos, como a famosa pimenta vermelha, são ótimas alternativas para a perda de peso sem, necessariamente, deixarmos de comer alguns dos ingredientes mais gostosos! Veja os melhores exemplos e como eles funcionam em nosso organismo.
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Imagine ter que comer para emagrecer? Parece o sonho de muitos, mas é possível se seguirmos um dieta equilibrada e composta de alimentos termogênicos. Pois é, esse grupo alimentar possui, como nenhum outro, a capacidade de auxiliar na perda de peso, desinchaços do corpo e diversos outros benefícios para o bom funcionamento do organismo.

Por necessitarem de um gasto maior de energia para serem digeridos pelo organismo, o consumo de alimentos termogênicos diretamente ajuda no processo saudável de emagrecimento. "Alimentos termogênico são aqueles que temos maior dificuldade de digestão e com isso gastando mais energia. Eles fazem com que o metabolismo trabalhe em ritmo acelerado gastando mais calorias e com isso a perda de peso. Esses alimentos aumentam a temperatura corporal facilitando a queima de gordura." explica a nutricionista Kely Ferreira.

Além disso, eles estimulam processos importantes, como a defesa do sistema imunológico, combatendo gripes e resfriado; previnem contra câncer de cólon e ovário e melhoram a circulação do sangue. Mas, é bom enfatizar: esses ingredientes não são "milagrosos" e não agem sozinhos. É importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Veja 10 opções de alimentos termogênicos e suas principais funções no organismo

Gengibre: É antioxidante e anti-inflamatório; melhora o desempenho do sistema digestivo, protegendo o organismo de bactérias e fungos. Acrescer gengibre em sucos naturais de laranja ou limão, por exemplo, é uma boa sugestão de consumo.

Canela: Essa especiaria também é uma aliada no combate contra o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue. Ajuda na prevenção de resfriados e de doenças degenerativas. Versátil, a canela é facilmente agregada na alimentação, em pratos doces ou salgados, dando sempre um toque especial.

Curry: Muito utilizada na Índia, a mistura de temperos tem um valor nutricional altamente reconhecido por fortalecer o sistema imunológico e prevenir contra o câncer, por exemplo. Traz um sabor peculiar aos pratos, como arroz, risotos e massas em geral.

Café: Estimulante, a cafeína é uma ótima pedida para te deixar "ligado". Não exagere para não desenvolver outros problemas, como a ansiedade, insônia ou problemas de estômago. Opte pelo café na parte da manhã, é uma boa forma de começar o dia!

Cacau: Antialérgico, antiviral e anti-inflamatório, o cacau faz bem ao coração e ainda melhora o humor. Assim como o guaraná, possui a cafeína em sua composição. Uma boa ideia é usar o cacau em pó, por exemplo, em vitaminas ou sucos e colocar em cima de frutas.

Pimenta vermelha: Aceleram o metabolismo, melhoram a circulação do sangue e aumenta a temperatura corporal. Atente-se ao uso: o ingrediente é contra indicado para quem sofre de gastrite ou hemorróida. Pode ser utilizadas no arroz ou em molhos.

Chá verde: Ajuda no combate da retenção de líquido e na desintoxicação do corpo. Na sua ingestão, o chá estimula o organismo a buscar energia em suas "reservas" de gordura. Também contém cafeína e pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia.

Linhaça: A queridinha das dietas mais uma vez se destaca. Rica em ômega 3 e em fibras, o grão beneficia a saúde do coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Acrescentar a linhaça em vitaminas, pães, tapiocas, saladas e iogurtes pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Mate: Ajuda no controle do colesterol e diminui a taxa de glicemia. Quente ou gelado, a erva mate é uma boa pedida nos lanches ou café da manhã.

Água gelada: A bebida acelera o metabolismo. É isso mesmo, a água gelada pode ser uma aliada no emagrecimento! Isso acontece porque a bebida iguala à temperatura do corpo (média de 36°), logo, o organismo precisa gastar mais energia.

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