Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos que parecem inofensivos para veganos, mas que têm origem animal
Guia Culinário 05/03/2018

Alimentos que parecem inofensivos para veganos, mas que têm origem animal

Virar vegetariano não consiste em simplesmente cortar a carne do cardápio. Para isso é preciso fazer uma dieta balanceada, na qual é necessário substituir os nutrientes da carne por outros bem saudáveis. Se a partir daí a pessoa resolveu virar vegana, então, a tarefa se mostra ainda mais difícil, embora nada impossível. Mas por mais empenhada que ela esteja com a sua causa, ainda assim há alguns alimentos que podem se tornar verdadeiras armadilhas. Isso porque, embora não pareça, eles têm em seu preparo algum produto de origem animal.

Gelatina

Tudo bem que muitos vegetarianos e veganos já sabem que a gelatina é uma sobremesa proibida, mas ainda assim não custa nada lembrar. Ela é feita a partir de cartilagem, ossos ou mesmo pele de alguns animais, como o boi. A boa notícia é que se você gosta muito desse doce – que pode vir na sua versão diet – existe um bom substituto: o ágar-ágar, que é extraído a partir de algas marinhas. Por ser transparente e sem um sabor forte, o ideal é misturá-lo com o suco de alguma fruta, que preferencialmente deve ser fresca, permitindo que você crie uma gelatina 100% vegana.

Batata frita

É bem possível que você tenha ouvido falar que no passado as pessoas conservavam os alimentos na banha, e graças à geladeira essa prática se tornou cada vez menos comum. Só que nem por isso a gordura de porco deixou de ser utilizada. Na verdade, hoje muitos food trucks utilizam o artifício para deixar a carne de seus hambúrgueres mais saborosas. Só que ela muitas vezes é utilizada também em outros alimentos fritos, como é o caso da batata. E embora a gordura animal seja mais saudável que óleos vegetais quando ambos estão expostos a altas temperaturas, eles ainda assim não devem ser ingeridos por vegetarianos ou veganos exatamente pela sua origem. Se esse é o seu caso, evite comer batata frita na rua, e até comprar as congeladas, que também podem conter banha. Dê preferência a escolher suas próprias batatas no mercado ou na feira e fazer você mesmo em casa.

Comidas com corante vermelho

Sabe aqueles alimentos que de tão vermelhos fazem a sua língua adquirir um pouco da tonalidade? Em geral vemos isso ocorrer após comer uma bala ou pirulito, e sabemos que isso se deve ao seu corante. Mas o que muita gente não sabe é que o responsável pode ser um composto químico chamado E120, que é usado tanto na alimentação quanto em tintas e cosméticos, como batons. O grande problema é que ele vem da extração de um inseto chamado cochonilha. Pois é, o animal é morto para que dele a substância de coloração vermelho vivo seja extraída. De acordo com a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), aqui no Brasil ele é “Utilizado em medicamentos em geral”. De qualquer forma, é bom ficar atento aos rótulos, ainda mais porque se o produto for importado nada garante que o E120, também conhecido como “carmim”, não estará presente. Lembrando que as frutas vermelhas nada têm a ver com isso, ok?

Cerveja

Embora aparentemente seja uma bebida que pode ser consumida até por veganos ela pode sim conter um ingrediente de origem animal. E mais uma vez o grande vilão é, quem diria, a gelatina! Não pense que as cervejas artesanais são melhores, porque o perigo maior está exatamente nelas. Isso porque muitas delas originalmente têm uma coloração marrom, então para clareá-la o cervejeiro coloca gelatina incolor na mistura e a deixa curtindo por alguns dias. E como nós já explicamos, o produto é feito a partir de partes do corpo de alguns animais, e portanto deve ser evitado tanto por vegetarianos quanto por veganos. Uma boa solução é aproveitar a deixa para cortar a bebida de vez e passar a tomar apenas drinks não alcoólicos.