Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos desidratados são muito nutritivos! Saiba quais passar a consumir
Guia Culinário 06/11/2018

Alimentos desidratados são muito nutritivos! Saiba quais passar a consumir

Você certamente já ouviu falar em alimentos desidratados, mas será que sabe o que isso significa e todos os benefícios que vêm junto com eles? Bem, como o nome já indica, eles passam por um processo em que perdem toda a sua água – e o objetivo dessa técnica é fazer com que durem mais tempo e preservem todos os seus nutrientes sem a necessidade de aditivos químicos.

Só pelo fato de manterem a sua composição natural já dá para perceber que vale a pena adicionar esses alimentos no cardápio, não é? Então, para te ajudar nessa missão, separamos alguns deles para enriquecer sua dieta saudável – como o tomate seco, as frutas secas e as oleaginosas, por exemplo.

Tomate seco: benefícios incluem a prevenção ao câncer e o controle da pressão arterial

Utilizado em diferentes preparos – como risotos, saladas e até pizzas -, o tomate seco se destaca pelo seu gosto característico. Mas a vantagem de adicioná-lo no cardápio não para por aí: por passar pelo processo de desidratação, ele conta com muito mais nutrientes que o tomate fresco! Além de ser fonte de vitaminas, fósforo, zinco e ácido fólico, ele conta com quase o dobro de vitamina A e o triplo de licopeno.

Com tudo isso, entre seus principais benefícios, está a prevenção do câncer, o controle da pressão arterial, e a prevenção da osteoporose por fortalecer os ossos.

Barra de cereais com frutas secas: lanche é opção nutritiva para matar a fome no dia a dia

É sempre bom ter um lanche rápido na bolsa, como as barras de cereais, para as horas em que a fome aperta do nada. Mas, em vez de apostar nas versões com ingredientes calóricos, a dica é investir nas barrinhas com um mix de frutas secas – como ameixa, figo, damasco, uva passa e outras.

Assim como ocorre com o tomate seco, elas se destacam por apresentarem ainda mais nutrientes que as versões frescas das frutas – o que é ótimo para o bom funcionamento do organismo. Com a barra de cereal, que é rica em fibras, o apetite ainda é controlado pelo aumento da sensação de saciedade.

Dica: Para aproveitar todos os benefícios das frutas secas no seu dia a dia, você também pode comê-las in natura ou incluir em outras preparações. A ameixa preta, por exemplo, é muito usada em assados, enquanto a uva passa é versátil e aparece tanto no arroz e na farofa quanto em doces em geral.

Oleaginosas em geral: ricas em ômega 3 e outros nutrientes importantes para a saúde

As oleaginosas – como castanha do Pará, castanha de caju, nozes e pistache, por exemplo – também são boas opções de alimentos desidratados para incluir na dieta! Isso porque elas são ricas em ômega 3 – um ácido graxo que faz muito bem para o nosso coração – e ainda contam com uma boa quantidade de selênio, vitamina E e minerais, como potássio e magnésio.

Elas podem ser consumidas in natura ou adicionadas em outros preparos – como saladas, cereais ou iogurtes.