Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 20/04/2021

6 opções de chá para estufamento para reduzir o desconforto abdominal

Quem nunca recebeu da mãe ou avó aquele chazinho quando estava com dores, que atire a primeira pedra! Os chás de ervas são ótimas opções naturais e caseiras para reduzir dores e desconfortos de qualquer natureza, principalmente na região abdominal, além de serem deliciosos e saudáveis. Desvende essa sabedoria que ultrapassa gerações e conheça 6 alternativas de chás para estufamento que vão reduzir a sensação de incômodo na barriga.

1. Chá de boldo

O chá de boldo é conhecidíssimo por seus efeitos poderosos sob o sistema digestivo como um todo: além de bom para cólicas de fígado, é diurético, melhora a digestão e até ajuda quem sofre com gastrite. O boldo também possui propriedades antibióticas e antifúngicas e regula o funcionamento intestinal. E não é só: ele também reduz o estresse, ajuda a dormir e melhora a ressaca.

2. Chá de erva-cidreira

O chá de erva cidreira é perfeito para quem sofre com gases e desajustes gastrointestinais como um todo, como dores de estômago, náuseas e cólicas de fígado. Seus efeitos antiespasmódicos também são eficazes contra as cólicas menstruais e os sintomas da TPM como um todo. A erva cidreira também é anti-inflamatória, ajuda a combater a insônia e o estresse e diminui dores de cabeça.

3. Chá de erva-doce

O sabor doce e característico dessa erva muito usada nos bolos de fubá também esconde um poderoso remédio natural contra o estufamento. A erva-doce é facilitadora da digestão e também combate a dor de barriga e a diarreia. Ela também melhora cólicas e dores de cabeça, fortalece o sistema imunológico, os ossos e ajuda na perda de peso.

4. Chá de hortelã-pimenta

Um chá muito apreciado pelo seu sabor delicioso é o de hortelã-pimenta. Essa erva, além de gostosa, também pode ajudar nos desconfortos abdominais. Seu chá tem propriedades que ajudam nos desarranjos intestinais, dores de estômago e gastrite, além de eliminar os gases e o estufamento. Ele também é anti-inflamatório, fortalece o sistema respiratório e é bom para tomar em casos de enxaqueca, inflamações bucais, aftas e para combater o mau hálito.

5. Chá de camomila

O chá de camomila tem propriedades calmantes e relaxantes que são bem famosas, sendo usado como tratamento auxiliar da ansiedade e da insônia. Porém, os benefícios da camomila não param por aí. Ela colabora com a digestão, alivia cólicas menstruais, náuseas e enjoo. A camomila também possui efeito anti-inflamatório e é ótimo para acalmar e refrescar a pele.

6. Chá de funcho

O funcho é uma erva com incríveis propriedades medicinais. Ele diminui o desconforto causado por náuseas e vômitos, aliviando dores de estômago. Também combate a flatulência, ajudando a soltar gases e a reduzir a sensação de estufamento. O funcho também é bom para cólicas, tanto menstruais quanto intestinais, tem efeito vermífugo e detox. Além disso, a erva ainda combate infecções urinárias e diarreias e ajuda a emagrecer.

Decocção e infusão: como preparar o chá

Os chás de ervas podem ser preparados de duas maneiras: por decocção ou infusão. Na decocção, as folhas e flores são fervidas junto com a água, liberando suas substâncias no processo de fervura. Já na infusão, é utilizado o método de “abafamento”, colocando a água quente sobre o recipiente com a erva e tampando por alguns minutos.