
Consultor:
Paola Lisbôa
Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC
"Toma chá de boldo!". Quem nunca ouviu essa frase, quando estamos com algum probleminha de saúde? Seja para dores estomacais, como a gastrite, gripes e resfriados, e até para curar aquela "ressaca" do dia seguinte, essa bebida, historicamente, é um verdadeiro "coringa" na alimentação dos brasileiros. Mas... Será que ele é realmente tão poderoso assim ou é mais uma lenda alimentar? Veja alguns mitos e verdades sobre esse ingrediente tão presente em nossas vidas!
O boldo é uma planta medicinal muito utilizada em remédios caseiros. Sua forma de consumo, através do chá, possui ações estimulantes, diuréticas, antioxidantes, sedativas, anestésicas e antibacterianas no organismo e, por isso, é muito relacionada a problemas no fígado, má digestão, cistite, flatulências e até mesmo dores de cabeça.
Entretanto, apesar desses benefícios, não é todo mundo que pode ingerir o boldo no dia a dia. Como toda planta, o seu consumido pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e problemas no sistema nervoso. Por isso, nesse o meio termo, a nutricionista Paola Lisbôa nos explica o que de fato é verdade e o que é apenas mito sobre os poderes medicinais do chá de boldo. Confira!
Confira 8 mitos e verdades relacionados ao chá de boldo
1. O chá de boldo cura ressaca?
Verdade. O chá possui propriedades detoxificantes que auxiliam no bom funcionamento do fígado
2. Auxilia em dietas de emagrecimento?
Verdade. O chá possui uma substância responsável pelo gosto amargo que é eficaz na digestão de gorduras. "Possui propriedades diuréticas, claro que o chá não é milagroso, deve ser tomado com cautela sempre com indicação de um nutricionista aliando com uma dieta balanceada", ressalta a nutricionista Paola Lisboa.
3. Ajuda a tratar infecções?
Verdade. O chá possui propriedade anti-inflamatória, mas vale ressaltar que ele nunca deve substituir um medicamento, sempre consulte seu médico antes.
4. Auxilia na digestão?
Verdade. Possui propriedades digestivas, agindo sobre o estômago, melhorando azia, má digestão de alimentos.
5. Combate o envelhecimento precoce?
Verdade. O chá possui propriedade antioxidantes, que combatem os radicais livres auxiliando na prevenção do envelhecimento.
6. Grávidas podem tomar o chá de boldo sem nenhum risco?
Mito. O chá tem efeito teratogênico comprovado, ou seja, pode levar a má formação no feto e até mesmo ao aborto.
7. O chá de boldo pode ser tomar indiscriminadamente?
Mito. Estudos comprovam que o tomar o chá de boldo em grandes quantidades podem causar hepatotoxicidade (danos no fígado).
8. Qualquer pessoa pode tomar o chá de boldo?
Mito. Pessoas que tomam anticoagulantes não podem tomar o chá de boldo, pois ele pode inibir a agregação plaquetária.