Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de boldo: Medicinal ou lenda alimentar? Veja 8 mitos e verdades sobre ele
Guia Culinário 04/05/2016

Chá de boldo: Medicinal ou lenda alimentar? Veja 8 mitos e verdades sobre ele

“Toma chá de boldo!”. Quem nunca ouviu essa frase, quando estamos com algum probleminha de saúde? Seja para dores estomacais, como a gastrite, gripes e resfriados, e até para curar aquela “ressaca” do dia seguinte, essa bebida, historicamente, é um verdadeiro “coringa” na alimentação dos brasileiros. Mas… Será que ele é realmente tão poderoso assim ou é mais uma lenda alimentar? Veja alguns mitos e verdades sobre esse ingrediente tão presente em nossas vidas!

O boldo é uma planta medicinal muito utilizada em remédios caseiros. Sua forma de consumo, através do chá, possui ações estimulantes, diuréticas, antioxidantes, sedativas, anestésicas e antibacterianas no organismo e, por isso, é muito relacionada a problemas no fígado, má digestão, cistite, flatulências e até mesmo dores de cabeça.

Entretanto, apesar desses benefícios, não é todo mundo que pode ingerir o boldo no dia a dia. Como toda planta, o seu consumido pode causar efeitos colaterais como náuseas, diarreia e problemas no sistema nervoso. Por isso, nesse o meio termo, a nutricionista Paola Lisbôa nos explica o que de fato é verdade e o que é apenas mito sobre os poderes medicinais do chá de boldo. Confira!

Confira 8 mitos e verdades relacionados ao chá de boldo

1. O chá de boldo cura ressaca?

Verdade. O chá possui propriedades detoxificantes que auxiliam no bom funcionamento do fígado

2. Auxilia em dietas de emagrecimento?

Verdade. O chá possui uma substância responsável pelo gosto amargo que é eficaz na digestão de gorduras. “Possui propriedades diuréticas, claro que o chá não é milagroso, deve ser tomado com cautela sempre com indicação de um nutricionista aliando com uma dieta balanceada”, ressalta a nutricionista Paola Lisboa.

3. Ajuda a tratar infecções?

Verdade. O chá possui propriedade anti-inflamatória, mas vale ressaltar que ele nunca deve substituir um medicamento, sempre consulte seu médico antes.

4. Auxilia na digestão?

Verdade. Possui propriedades digestivas, agindo sobre o estômago, melhorando azia, má digestão de alimentos.

5. Combate o envelhecimento precoce?

Verdade. O chá possui propriedade antioxidantes, que combatem os radicais livres auxiliando na prevenção do envelhecimento.

6. Grávidas podem tomar o chá de boldo sem nenhum risco?

Mito. O chá tem efeito teratogênico comprovado, ou seja, pode levar a má formação no feto e até mesmo ao aborto.

7. O chá de boldo pode ser tomar indiscriminadamente?

Mito. Estudos comprovam que o tomar o chá de boldo em grandes quantidades podem causar hepatotoxicidade (danos no fígado).

8. Qualquer pessoa pode tomar o chá de boldo?

Mito. Pessoas que tomam anticoagulantes não podem tomar o chá de boldo, pois ele pode inibir a agregação plaquetária.