Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 lanches fits para levar para o trabalho e que matam a fome
Guia Culinário 26/04/2019

4 lanches fits para levar para o trabalho e que matam a fome

Alimentar-se bem durante o trabalho é a melhor forma de garantir energia, bem-estar e até mesmo disposição para cumprir as tarefas. Não adianta pular refeições ou comer coisas gordurosas, pois isso só vai refletir negativamente no seu organismo, piorando o rendimento e trazendo desconfortos. Para te ajudar a encarar a rotina de trabalho, nós separamos 4 ideias de lanches fits que eliminam a fome. Confira e inclua já no seu cardápio diário!

Sanduíches com salada são bem nutritivos

Um dos melhores lanches para comer no trabalho é o sanduíche de pão integral – pode ser recheado com pasta de ricota, cenoura e, é claro, uma boa salada (com alface e tomate, por exemplo). O ideal é que você invista apenas em ingredientes mais saudáveis e pouco gordurosos – fuja da manteiga e do queijo prato, por exemplo.

Além de saboroso, esse sanduíche é uma fonte importante de proteína (por conta da ricota) e também conta com outros nutrientes importantes, como as fibras presentes no pão integral. Aliás, uma boa dica é sempre dar preferência aos pães integrais na hora de montar os sanduíches: eles são mais nutritivos (ricos em minerais, vitaminas do complexo B e carboidratos, que concedem energia para o trabalho). O diferencial dos grãos integrais é que eles não passam pelo processo de refinamento – por isso, acabam sendo mais nutritivos.

Barrinhas de cereal são lanches leves e rápidos

Na hora que a fome aperta, a barrinha de cereal funciona como lanche salvador. Apesar de pequena, ela é rica em muitos nutrientes importantes – inclusive as fibras, que concedem saciedade. Existem barras feitas com frutas, chocolates, castanhas, linhaça, soja e muitos outros ingredientes nutritivos. O chocolate, por exemplo, ajuda a conceder mais energia e – por ser fonte de triptofano – ajuda a estimular a serotonina (“hormônio da felicidade”) durante o expediente.

Frutas são práticas e ricas em vitaminas

Que tal levar diferentes frutas para comer durante o dia? Uma boa dica é fazer uma marmita com bananas, maçãs e até uma fruta cítrica (como a laranja ou tangerina) que é rica em vitamina C, responsável por fortalecer a imunidade e deixar o corpo mais bem disposto para a rotina. As frutas são fundamentais para o corpo, pois fornecem muitos minerais e vitaminas. Além disso, elas são bem fáceis e rápidas de comer. Fora que você não tem o trabalho de preparar nada – basta levá-las dentro de um potinho.

Iogurte com granola, sementes e oleaginosas é uma ótima combinação

Outro lanche bem saudável e saboroso é o iogurte misturado com granola, aveia, chia, linhaça e oleaginosas diversas. Você pode fazer um verdadeiro mix com sementes e outros ingredientes bem nutritivos, preparando um lanche bem leve para o período da tarde.

Mas lembre-se de que você só deve levar o iogurte para o trabalho caso haja uma geladeira para conservá-lo. Isso porque ele pode estragar no calor – portanto, deve ser sempre armazenado no refrigerador. O lado bom de complementar o iogurte com sementes e oleaginosas é que elas são fontes de fibras – nutrientes que auxiliam na digestão e prolongam a sensação de saciedade. Vale lembrar que o iogurte (como bom derivado do leite) é fonte de cálcio e nutrientes importantes.

Obs.: Você também pode levar biscoitos integrais e até mesmo um suquinho natural para tomar à tarde. Essas também são alternativas saudáveis para quem quer se alimentar melhor durante o expediente.