Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você lava as mãos corretamente antes de comer? Veja os motivos de se higienizar
Movimente-se 22/06/2016

Você lava as mãos corretamente antes de comer? Veja os motivos de se higienizar

Lavar as mãos. Um ato tão simples, de higiene pessoal, mas que muitas vezes é esquecido por nós ou, até mesmo, não é feito da maneira adequada. O que pouca gente lembra é que a higienização faz parte conceitual dos mandamentos de uma alimentação saudável. A maioria das pessoas, por hábito cultural, limpa as mãos apenas após a refeição, contudo, é justamente antes de comer, que a ação se torna ainda mais necessária. Por quê? Veja o que a ciência explica!

Reflita um pouco: qual a parte do corpo você mais usa para preparar ou segurar uma comida? Com o que você descasca os alimentos? Com as mãos, não é? O problema é que nossas mãos possuem bilhões de bactérias, renovadas de segundo a segundo, diariariamente em nossos constantes contatos com os objetos à nossa volta. Por isso, quando vamos ingerir algo sem nos preocuparmos com a higienização devida, boa parte desses parasitas se juntam aos alimentos que serão absorvidos em nosso organismo.

Ou seja, nós literalmente convidamos esses micróbios nocivos para conhecer o nosso corpo. Por isso, grande parte das infecções e/ou intoxicações alimentares são provocadas simplesmente pela nossa precária asepsia de lavarmos as mãos. Veja, abaixo, três pontos importantes para mantermos nossa alimentação saudável, através da higienização das mãos:

Três passos para mantermos as mãos limpas antes de comer!

– Água e sabão: Uma recente pesquisa apresentada pela a Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), durante a Conferência Interciência sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia, apontou que, para higienizar corretamente as mãos, são necessários pelo menos 30 segundos de fricção contínua das mãos com a água e o sabão. “Para matar as bactérias, esfregue por pelo menos 15 a 30 segundos. Após 45 segundos, você não estará obtendo resultados melhores.”, conclui o estudo.

– Uso de alcool-gel: Cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, chegaram a conclusão que a combinação de álcool e atrito (talvez porque um esguicho de gel é mais fácil de aplicar), é das melhores opções para limparmos as mãos. Para comprovar a tese, foi feito um experimento com produtos antissépticos, como o alcool-gel, que mostrou que a concentração de bactérias começa a reduzir após de 10 a 15 segundos de fricção.

– Cortar as unhas: Nossas unhas também são grandes moradas habitadas pelas temidas bactérias. Por isso é preciso sempre deixa-las bem curtinhas e limpas. Use escovinhas macias, por exemplo, para manter a higiene do local.