Vegetais no café da manhã? Saiba como usar esses alimentos no início do dia

Pão com manteiga, café com leite, torradas com geleia, frutas, cereais e iogurtes funcionais... O cardápio do nosso é tradicional e pouca gente realmente faz questão de mudar. Mas, você já pensou em incluir novos alimentos à mesa? Alguns vegetais, como o chuchu, o inhame e a batata doce podem ser boas opções para a refeição matinal, deixando a nossa alimentação mais saudável, natural e nutritiva para começarmos o dia com energia e disposição.

A primeira refeição do dia é marcada pelo desjejum, por isso, deve ser rica em nutrientes que ajudem a "acordar" o organismo e nutri-lo. Segundo a nutricionista Daniella Chein, os vegetais se tornam boas alternativas, já que possuem grandes quantidades de vitaminas, fibras e minerais, que ajudam a garantir o bem-estar do corpo nas primeiras horas do dia.

"Hoje em dia com tantas versões alimentares fitness por aí, também está na moda trocar o tradicional pãozinho por legumes no desjejum. O chuchu e o inhame, dentre outros, ajudam a fornecer energia para o corpo, reforçam o sistema imunológico, regulam o trânsito intestinal, têm muitas fibras, impedindo os beliscos antes da próxima refeição e, com criatividade, podem compor pratos gostosos para o café da manhã", explica a profissional que dá alguns exemplos de como usar os vegetais nessa refeição. Confira!

5 maneiras de usar os vegetais no café da manhã

1 - Omelete: Unir os vegetais com a proteína do ovo já vai ajudar a dar um "up" no seu dia. Após cozer os vegetais (de preferência a vapor), bata os ovos em um prato e adicione os vegetais. Além do chuchu e inhame, você pode acrescentar tomate, cebola e algumas fatias de queijo minas, transformando o prato em uma omelete colorida e altamente nutritiva.

Os ingredientes possuem pouquíssimas calorias, logo, não vão atrapalhar a dieta, além disso, possuem propriedades antioxidantes que vão ajudar a prevenir as ações dos radicais livres no corpo, combatendo assim o envelhecimento precoce das células.

2 - Tapioca: Cada vez mais presente no café da manhã de quem preza por uma alimentação equilibrada e nutritiva, a goma de tapioca também dá infinitas possibilidades de combinações, por isso, os vegetais vão se encaixar muito bem nessa preparação. Cozinhe os legumes, prepare a goma de tapioca e acrescente-os na frigideira. Você pode temperar com azeite e incluir algumas folhas de manjericão para dar um sabor especial.

A receita também é rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares que vão ajudar no funcionamento do trânsito intestinal e vão aumentar a durabilidade da sensação de saciedade ao longo do dia.

3 - Leite de inhame: O tubérculo se transforma no leite vegetal perfeito para os intolerantes à lactose ou para as pessoas que desejam inovar nas preparações do café da manhã. A bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C, além dos minerais ferro, cálcio e potássio que ajudam na prevenção da anemia, melhora a saúde dos ossos, músculos e dentes.

O leite de inhame pode ser consumido como o leite comum, acompanhado do café ou em vitaminas e mingaus.

4 - Pães de vegetais: O inhame também pode ser incluído nas receitas de pães, formando um pão de inhame, livre de glúten e preparado também com farinha integral (ou de arroz), aumentando a quantidade de fibras alimentares na receita. Além do tubérculo, vegetais como cenoura, beterraba e brócolis também podem se transformar em pães, ajudando a incluir esses alimentos no plano alimentar.

5 - Sucos variados: Outra maneira prática de incluir esses vegetais no café da manhã é preparar sucos frescos e saudáveis. Nessa hora, o que vale é a criatividade, como recomendou a nutricionista, afinal, as combinações podem ser infinitas. As bebidas trazem bons níveis de vitamina A e C, fibras alimentares e minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio que ajudam a equilibrar o organismo e a hidratá-lo.

Sugestões - Suco de chuchu com laranja ou limão e pedaços de gengibre, suco de chuchu com maracujá ou abacaxi e folhas de hortelã. Já o inhame pode ser combinado com morango, com laranja, maçã e limão, com laranja, couve, hortelã e maçã, entre tantas outras.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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