Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Café com leite mais saudável: saiba como tornar o café da manhã mais nutritivo
Guia Culinário 05/10/2015

Café com leite mais saudável: saiba como tornar o café da manhã mais nutritivo

Quem é que não gosta daquele café com leite, acompanhado de um pão fresquinho e manteiga ou requeijão no café da manhã? Só de lembrar do cheirinho, tão característicos, dá água na boca e nos remete a grandes momentos! O bom que a união das duas bebidas, quando ingerida moderadamente, além de levantar o ânimo para a rotina de trabalho e/ou estudo, traz outros benefícios para nossa saúde!

O café com leite é a junção de dois elementos que proporcionam nutrientes importantes para o funcionamento do nosso corpo. O leite (prefira o desnatado), por exemplo, fornece proteínas e cálcio, importantes na constituição óssea e muscular do nosso corpo, e, segundo a nutricionista Adriana Ávila, tem uma função especial nessa tradicional combinação: “O leite associado ao café protege o estômago quando a pessoa já tem gastrite ou pode preveni-la, no caso de quem toma muito café durante o dia”.

Já o café, como o próprio nome diz, contém cafeína, substância que – em doses adequadas – tem propriedades analgésicas e pode até aliviar enxaquecas. “Existem pesquisas que comprovam que o consumo de seis xícaras de café ao dia (360 ml) previne a ocorrência de diabetes, além disso o café ajuda o indivíduo a ficar mais desperto, com raciocínio mais rápido”, afirma a especialista. Além disso, esse grão ajuda na prevenção de doenças degenerativas como cálculos na vesícula biliar, cirrose e ainda contribui para a queima de gorduras.

O café ainda é conhecido por ser a “bebida do foco”, pois melhora o estado de alerta e a capacidade de concentração e raciocínio. Mas, como tudo na vida, nem tudo são flores: excesso de café prejudica absorção de cálcio, acelera o batimento cardíaco e pode causar dores de cabeça (principalmente por abstinência) mesmo misturado com o leite. A especialista alerta: “Se a pessoa tem labirintite, insônia ou arritmia, tanto faz tomar café com leite ou não, pois a cafeína continuará tendo efeito ruim nessas situações”.

Qual é a melhor forma para beber café com leite?

Mais leite, menos café, mais café e menos leite ou meio a meio? Se pensarmos em nossa saúde, para consumir com segurança, o indicado é sempre mais leite do que café ou “dividido irmãmente” para quem preferir mais forte. Segundo a Dra. Adriana, a quantidade necessária de leite são de 3 copos ao dia, e o ideal é que não sejam todos misturados em café.

“A quantidade de cafeína máxima ao dia é de até 300 mg, desde que a pessoa tome os 3 copos de leite ao dia. Se o café é filtrado no coador de papel ou de pano, são até 7 xícaras de café (430 ml); se é o café instantâneo, são até 8 xícaras de café (460 ml); se for expresso, são até 3 e ½ xícaras de café (210 ml) ao dia”, revela a especialista.

O consumo moderado do café com leite é tão benéfico que foi incluído na merenda escolar. Com moderação, ele é nutritivo, desperta e dá saciedade. A nutricionista finaliza: “Procure tomar com mais leite ou meio a meio quando precisar proteger o estômago, e puro mesmo se não tiver nenhum problema de estômago”.