Tratamentos naturais para acne: Como os nutrientes dos alimentos podem ajudar?

Pele oleosa, espinhas, manchas e sinais causados pelo sol... Muitas pessoas pensam que a acne é apenas uma fase normal da adolescência - os tais "hormônios acelerados na puberdade" - mas, com o passar do tempo, percebem que essas inflamações persistem e, muitas vezes, aumentam pelo corpo. A acne afeta todas as idades e, apesar de comum, precisa ser devidamente acompanhada e tratada com hábitos de vida saudáveis, boa higiene e uma alimentação natural e equilibrada.

Considerada uma doença crônica, a acne é causada por diversos fatores, e, apesar de não existirem muitas comprovações científicas sobre a relação da alimentação com o problema, é sabido que uma dieta equilibrada, repleta de alimentos anti-inflamatórios, age em todos os âmbitos do nosso corpo, beneficiando, por exemplo, a saúde da pele.

"Sabemos que uma alimentação inflamatória, cheia de gorduras saturadas, promove inflamação também na pele, por isso, todos aqueles alimentos que têm ação considerada anti-inflamatória é bem-vindo para acne. Legumes, verduras e frutas são os melhores exemplos que promovem essa ação anti-inflamatória no organismo", explica a dermatologista Paola Costa.

Alimentação saudável e cuidados com a pele: quais são os nutrientes importantes para combater a acne?

Abaixo, a nutricionista Luciana Novaes nos apresenta alguns dos principais alimentos que possuem ações nutricionais anti-inflamatórias no organismo e que combatem os problemas da acne na pele. Veja:

- Ômega 3: O ácido graxo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e prevenir a pele das espinhas e cravos, também atua na prevenção do câncer de pele, ajudando a mantê-la saudável mesmo depois da exposição aos raios solares. " A utilização de ômega 3 e os altos níveis de ácido eicosapentaenoico (EPA), agem como um inibidor de mediadores inflamatórios", explica a nutricionista.

*Onde encontrar: Peixes de água fria, como a sardinha e salmão, por exemplo, e nas sementes de linhaça e chia.

- Vitamina A: Segundo Luciana, a substância reduz o crescimento desordenado de células que contribuem para obstruir o folículo onde o sebo é produzido, reduzindo o desenvolvimento das lesões e atrapalhando o crescimento da bactéria causadora da acne.

*Onde encontrar: Aumente o consumo de vegetais como espinafre, brócolis, cenoura, batata doce, couve e abóbora que são ricos em vitamina A.

- Selênio: O mineral é uma boa opção para aumentar a produção de colágeno na pele e melhorar a elasticidade, ajudando a mantê-la bonita e jovem por mais tempo. O consumo dessa substância previne o envelhecimento da pele e ajuda a diminuir a acne

*Onde encontrar: Oleaginosas como as castanhas do Pará e nozes, além da gema do ovo que possui uma boa quantidade do mineral.

- Zinco: A deficiência desse mineral na alimentação aumenta a produção de sebo na pele, deixando-a oleosa e ajudando na produção de acne. O zinco é responsável por combater o envelhecimento precoce das células e contribuir com uma pele saudável.

*Onde encontrar: Nas proteínas, carne bovina e de frango, além dos peixes e frutos do mar, como camarão e ostras. As castanhas, cereais e grãos também são boas fontes do mineral.

- Fibras alimentares: Além de ajudarem a regular o sistema intestinal, as fibras ajudam a controlar o índice glicêmico da dieta, que influencia diretamente na formação do sebo na pele. "Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, mais ele influencia na produção de sebo, contribuindo para a piora do problema", explica Luciana

*Onde encontrar: Vegetais crus como couve, cenoura, espinafre, beterraba, couve flor, brócolis, etc. Alimentos integrais como pães, massas e arroz e cereais (aveia, granola).

- Vitamina B6: Para as mulheres que sofrem com os hormônios durante a menstruação, essa vitamina do complexo reduz os sintomas relacionados a TPM, entre eles o surgimento da acne.

Onde encontrar: Espinafre, batata, melancia, banana, frango, salmão e carne bovina.

Tratamento natural para acne: 5 dicas para ter uma pele saudável

1 - Lave sempre o rosto e as mãos: A dermatologista Paola Costa destaca que o principal cuidado da pele acneica é mantê-la limpa. "A acne é uma doença crônica que precisa ser cuidada por um especialista, mas independente dessa avaliação, precisamos manter a pele limpa". A dermatologista aconselha lavar com um sabonete específico para o tipo de pele.

2 - Hidrate a pele: Com efeito hidratante, o mel é um poderoso aliado da pele. Passar o alimento no rosto pode ajudar a prevenir a acne e ajudar na cicatrização das lesões na pele. O mel também possui agentes antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce das células e retardam o envelhecimento.

3 - Faça esfoliação pelo menos 2 vezes na semana: Esfoliar a pele ajuda a eliminar as impurezas que acumulamos durante o dia. Você pode fazer uma esfoliação natural com mel e açúcar (uma colher de cada) para passar no rosto e depois lavá-lo com água fria. Essa dupla ajuda a reduzir o acúmulo de bactérias nos poros.

4 - Beba bastante água: O consumo indicado da bebida (2 litros por dia) ajuda a limpar o organismo como um todo, eliminando as toxinas que também se transformam em acne e que causam inflamações no rosto.

5 - Não mexa nas lesões: Estourar uma espinha aqui ou um cravo ali... Tem gente que não resiste, não é mesmo? Porém, se já está aparente, é sinal que está inflamada e apertar não é a melhor forma de resolver o problema. Caso queira agilizar esse processo, o ideal é não mexer e optar por um cicatrizante. A clara o ovo, por exemplo, pode ajudar. Passe um pouco da clara na lesão e deixe de um dia para o outro.

*Luciana Novaes (CRN4 - 14100757) é nutricionista clínica com especialização em gestantes, vegetarianos e nutrição estética. A profissional disponibiliza seu site para outras informações e questões alimentares: www.luciananovaes.com

* A Dra. Paola da Costa (CRM SP 129.029 / RQE: 30.505) é médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia pela Associação Médica Brasileira. A médica é chefe do serviço de dermatologia do Hospital de Força Aérea de São Paulo.

Ver mais: Bem-estar, Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A

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