Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tempero bom: Descubra 8 poderes da canela para a nossa saúde!
Guia Culinário 24/02/2016

Tempero bom: Descubra 8 poderes da canela para a nossa saúde!

Uma das especiarias mais antigas do mundo e o melhor tempero em termos de nutrição e bem-estar, a canela possui uma poderosa lista de benefícios à saúde. Rica em fibras, cálcio, ferro e manganês, a iguaria previne desde as dores de cabeça e enxaquecas ao auxílio na redução do colesterol.

Com cheiro bem forte e peculiar, a canela, além de combinar com as mais diversas receitas, possui ação anti-bacteriana, quando acrescida a outros ingredientes e inibe a propagação de bactérias e deterioração dos alimentos , tornando-se uma espécie de “preservativo” ao alimento natural. Dentre tantos outros benefícios da especiaria, a nutricionista Mariane Valpassos ressalta que a canela auxilia nas dietas e pode ser usada em diversas maneiras:

“Da pra salpicar por cima das frutas e iogurte, na preparação de bolos, tortas, cremes de frutas, biscoitos caseiros, sucos, para temperar algumas preparações, colocar no café, leite ou chás. Ela tem uma função termogênica, que ajuda a acelerar o metabolismo, antioxidante e ajuda a regular os níveis de insulina e glicose“, salienta a profissional.

Abaixo, relacionamos mais vantagens dessa especiaria tão versátil e rica em nutrientes, confira, vale a pena incluí-la no seu cardápio:

8 benefícios do consumo de canela para a saúde

– Ajuda no combate ao colesterol: Pela presença de antioxidantes, ou seja, tem a capacidade de combater os temidos radicais livres, que em demasia prejudicam o bom funcionamento do organismo e incita o envelhecimento. Estudos demonstram que 1/2 colher de canela por dia auxilia na redução do colesterol.


– Ajuda no controle do diabetes:
A canela pode substituir facilmente o açúcar, quando usado em vitaminas, sucos e chás, por ser um termogênico natural.

– Prevenção do câncer: Reduz a ploriferação de células cancerígenas de leucemia e linfoma

– Anticoagulante: Um composto encontrado na canela, o cinamaldeído que ajuda prevenir que a canela agrupe plaquetas de sangue.

– Tônico digestivo: Muito eficaz para indigestão, flatulências, náuseas e vômitos, essa especiaria pode ser inserida na maioria das receitas.

– Amamentação: Ajuda na produção e saída do leite materno.

– Reduz infecções nas vias urinárias: Por natureza, a canela é diurética, logo, ajuda na eliminação da urina.

– Doenças cardíacas: Composta de cálcio e fibra, essa especiaria serve como escudo contra as doenças cardiovasculares.

Dicas de receitas saudáveis com canela do Conquiste Sua Vida

Shakes e vitaminas para um café da manhã rápido e nutritivo

Falafel com salada orgânica Taeq

Creme de capuccino com iogurte