Alimentos que combinam: Você conhece a sinergia alimentar?

Misturar doces com salgados, quem nunca tentou? A harmonização de sabores culinários é uma ação essencial para formar os nossos hábitos alimentares. Contudo, a combinação de ingredientes precisa de muito mais para suprir as nossas necessidas. Quando falamos em comida, a união dos alimentos deve ser bem elaborada e amplamente experimentada, por isso, cada vez mais, a ciência gastronômica estuda receitas que se completam, não só no paladar, mas como na potencialização do nutrientes para a melhor absorção em nosso organismo. Essa é a chamada "sinergia alimentar".

Arroz com feijão, ou queijo e goiabada, por exemplo, são tradicionais alimentos que, juntos, agregam os mais diversos valores em um prato. Mas qual é a verdadeira razão disso? A nutricionista Cristiane Coronel explica o que é "sinergia alimentar":

"A sinergia alimentar acontece quando combinamos dois alimentos ou mais, ingeridos juntos, seus compostos são absorvidos ao mesmo tempo e circulam simultaneamente em nível celular", explica a profissional, que nos passa um verdadeiro cardápio de opções, com alimentos que harmonizam em todos os fatores alimentares.

Exemplos de combinações alimentares e seus benefícios


Arroz com feijão:
Combinação perfeita de carboidratos e proteínas, fornece um aminoácido (Triptofano) que aumenta a produção do hormônio do bem-estar (serotonina);

Laranja e feijoada: Comer aquela laranja não somente após uma feijoada, mas junto com feijões simples, potencializa a absorção de ferro e melhora a digestão.

Queijo com goiabada: Nada melhor que equilibrar o índice glicêmico de um doce incluindo proteínas. Isso evita a hipoglicemia.

Frutas ou iogurte + cereais integrais: Acrescentar fibras ao alimentos, melhora o processo digestivo.

Abacaxi e carne: Acrescentar rodelas de abacaxi depois de um churrasco, na carne assada, com canela ou não, oferece uma enzima muito importante na digestão de carnes, a bromelina. Isso reduz aquela sensação de estômago pesado.

Tomate + Abacate: Se você não costuma freqüentar restaurantes mexicanos, ou não conhece a culinária deste país, pode achar estranha a combinação, mas acredite, esta união merece ser experimentada. O "guacamole" é uma iguaria típica mexicana, mas também muito encontrado nos EUA. É um acompanhamento para saladas, sanduíches, comidas e aperitivos. Muito saboroso, sua composição tem o poder de prevenir o envelhecimento

"Segundo estudos em Universidades Americanas, a gordura saudável do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenóides, entre eles o licopeno, presentes nos vegetais vermelhos, como por exemplo, o tomate. E nosso organismo só tem a ganhar com isso", Finaliza Cristiane.

*Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Principais matérias, Alimentos orgânicos, Carboidratos, Carne

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