Quais são os benefícios da alface? Descubra 8 vantagens dessa folha para a saúde

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para logo inserirmos a alface na lista de ingredientes. Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para as refeições do dia a dia, a folha também apresenta um arsenal de nutrientes importantes para a nossa saúde, principalmente vitaminas, minerais e fibras que equilibram o organismo e fortalecem o corpo.

Pertencente do grupo das hortaliças, ou verduras, como é genericamente chamada, a alface é recomendada para alimentações balanceadas, prevenção de doenças e, até mesmo, relaxamento do corpo e da mente. A nutricionista Sheila Basso explica:

"A alface possui lactupirina e lactucina, moléculas presentes no caule e nas folhas, consideradas calmantes naturais, sendo ideal para quem sofre de insônia, por exemplo. Também é fonte de nutrientes. Além de ação calmante, possui ação laxativa e diurética, sendo rico em água e potássio, diminuindo excesso de sódio e líquidos, contribuindo na redução da pressão arterial", destaca a profissional.

Por que nós devemos comer alface todos os dias?

1 - Fortalece o sistema imunológico: Fontes de vitamina C, as folhas de alface ajudam a manter o corpo livre de resfriados, gripes e outras inflamações comuns, melhorando os mecanismos de defesa do organismo.

2 - Melhora a saúde dos olhos: Por fornecer vitamina A, a hortaliça se torna uma potente aliada contra a degeneração macular e a catarata causadas pelas ações dos radicais livres ao longo do envelhecimento.

3 - Diminui o colesterol: A niacina, mais conhecida como vitamina B3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL e, contribui para o aumento do colesterol saudável, o HDL. Assim, a alface se torna um aliado da saúde cardiovascular.

4 - Previne a anemia: Rico em ferro, a verdura afasta a fadiga, tontura, mal-estar, fraqueza e outros sintomas que sinalizam o estado anêmico do corpo. Para potencializar a absorção de ferro, você pode combinar a alface com outros vegetais ricos em vitamina C, como o brócolis e a couve.

5 - Diminui as cãibras: Para os praticantes de atividades físicas e que sofrem com as cãibras musculares, a alface também pode ajudar. Com uma quantidade considerável de potássio, as folhas previnem essa condição chamada de hipocalemia, que são os níveis baixos do mineral no sangue.

6 - Favorece o trânsito intestinal: As fibras alimentares presente no alimento são responsáveis por prevenir a constipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também garantem a sensação de saciedade mais rapidamente.

7 - Contribui com o emagrecimento saudável: Com pouquíssimas calorias em sua composição, cerca de 15 kcal em 100g da hortaliça, a alface pode ajudar quem deseja perder alguns quilos de forma natural e equilibrada.

8 - Garante ossos fortalecidos: Além do cálcio, mineral responsável pela calcificação dos ossos, favorecendo o bom desenvolvimento, as folhas de alface também possuem a vitamina K, nutriente importante para fixar o cálcio no organismo e deixar a saúde óssea em dia.

Existem recomendações de consumo para a alface?

O ideal é consumir a hortaliça crua, por isso, certifique-se de que ela esteja bem higienizada, sem a presença de insetos ou fungos. Além disso, dê preferência pela versão orgânica do alimento, assim, é mais garantida à ausência de agrotóxicos e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos orgânicos, Vegetais, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em cálcio

Últimas matérias