Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mês da mulher: por que lutar artes marciais pode ser muito benéfico para elas
Movimente-se 08/03/2018

Mês da mulher: por que lutar artes marciais pode ser muito benéfico para elas

No mês da mulher não há como não falar de bem-estar maior do que estar feliz e confiante consigo mesma. Por isso, vamos aproveitar essa luta diária pela qual elas passam todos os dias para lembrar de uma prática que deixa muitas delas mais seguras de si e prontas para enfrentar um novo dia: a arte marcial. Essa série de esportes é conhecida por ensinar técnicas de lutas e/ou defesa pessoal. Sua origem é bem antiga, e vai de países ocidentais como Grécia a orientais como a China.

Embora durante muitos séculos tenha sido dominada por homens, as mulheres têm mostrado a sua força e habilidade nessa prática esportiva. O Brasil não é exceção, com competidoras de peso como Rafaela Silva, judoca que ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mas além da prática competitiva, as artes marciais se mostram muito eficientes não só como bons exercícios físicos, mas também como uma forma de as mulheres conhecerem todo o seu potencial físico – e muitas vezes mental -, além de romperem com a velha ideia de “sexo frágil”.

Vantagens da prática de artes marciais por mulheres

Tudo bem que os benefícios oferecidos pelas artes marciais são bons tanto para homens quanto para mulheres, mas no caso delas as vantagens se mostram muito maiores. Isso porque ao aprenderem a lutar e se defender elas se colocam fisicamente em pé de igualdade com os homens, ou mesmo os ultrapassam devido à dedicação e técnica. Além disso, elas se tornam capazes de evitar possíveis agressões e ainda conquistam autoconfiança o suficiente para lidar com situações de risco sem ser preciso partir para um confronto físico.

Diferentes tipos de artes marciais

A melhor parte dessa prática esportiva é que há diversos tipos de luta, sendo possível escolher a que mais combina com você. Algumas têm como foco a defesa pessoal, enquanto outras são usadas basicamente em competições. Além disso, há as que ensinam técnicas com armas e as que utilizam apenas o corpo como alavanca para vencer em uma luta. Se você não sabe a diferença entre elas, nós selecionamos as principais para explicar suas maiores características.

Karatê – Essa arte marcial japonesa ficou ainda mais difundida após o lançamento do filme “Karate Kid – A Hora da Verdade” (1984). Nela, o próprio corpo é utilizado como arma, focando em socos, chutes, pontapés e outros tipos de golpes. Ao mesmo tempo, seu objetivo é sempre a defesa – algo que faz sentido para quem viu o longa e lembra da frase “aprender a lutar para não lutar”. Além disso, essa arte segue uma filosofia que defende que quem a pratica deve se distanciar do egoísmo e da maldade.

Kung Fu – Originalmente conhecido como Wushu, essa arte marcial chinesa é a mais antiga de todos, tanto que seu nome pode ser traduzido justamente por “arte marcial”. Ela cuida principalmente o desenvolvimento pessoal de quem a pratica, e seu objetivo é não apenas trabalhar o corpo através de técnicas de combate, mas também a mente. Muitas vezes lembrada pela sua maneira caricata retratada em filmes e na televisão, o kung fu busca desenvolver também reflexos e equilíbrio, além de utilizar técnicas que imobilizam o adversário. Por fim, ele também utiliza armas, que se combinam com seus diversos estilos.

Jiu-jitsu – Outra arte marcial originária do Japão. Sua ideia é utilizar golpes de alavancas para imobilizar o oponente. Originalmente era praticado por samurais que perdiam sua arma de combate em batalha, e por isso precisavam saber atacar e se defender utilizando apenas o próprio corpo. Uma das principais vantagens em relação ao jiu-jitsu é que não é preciso ser realmente forte, apenas saber usar o corpo da pessoa que o está atacando contra ela mesma.

Muay Thai – Também conhecida como arte marcial tailandesa, o muay thai ganhou muita popularidade no Brasil nos últimos tempos, e é facilmente encontrado em academias. Sua maior característica é o combate de pé, que utiliza principalmente os joelhos e cotovelos. Neste caso, é preciso ter um bom condicionamento físico para praticá-la de forma eficiente, e por isso passou a ser uma arte marcial muito adotada por quem quer perder peso.

Judô – Sua origem é um pouco diferente das demais, já que essa arte marcial foi criada a partir do jiu-jitsu como uma forma esporte. Isso não a impediu, claro, de ter uma filosofia própria, que busca fortalecer corpo, mente e espírito de uma maneira integrada. Também utiliza técnicas de defesa pessoal e é uma das artes marciais menos violentas que existe.

Artes Marciais Mistas (MMA) – Como o próprio nome indica, o MMA é uma mistura de técnicas de diversas artes marciais. Isso significa que ela inclui tanto combates feitos em pé quanto aqueles realizados no chão. Hoje é muito praticado em academias e costuma ter um viés mais competitivo, não se alinhando a nenhuma filosofia de vida em especial. Nele, você pode encontrar características de artes marciais já citadas e de outras mais, como é o caso do boxe – que traz, inclusive, muitos benefícios para o corpo feminino.

Veja mais