Capoeira: dança, luta ou esporte? Descubra os benefícios dessa atividade

Presente na cultura brasileira desde o tempo dos escravos, a capoeira é mais do que um esporte, é um misto de luta, arte, dança, ritmos e música, em uma roda cheia de gingado ao som do berimbau. Espalhada pelo Brasil, inicialmente a fim de trazer proteção, a capoeira também pode proporcionar benefícios não só para o corpo, mas também para a mente. Conheça quais são as vantagens dessa prática!

Vinda da África, a capoeira se tornou uma representação cultural não só no território brasileiro, mas também em outros 160 países no mundo, segundo dados do Ministério da Cultura. A prática, que é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2008, pode ser realizada por todas as pessoas, sem restrição de idade, e acrescenta diversos benefícios à saúde, como explica o Mestre Henrique Cabral Corrêa:

"A capoeira é luta disfarçada em dança, é expressão cultural. Seus movimentos imitam os movimentos dos animais e de outras artes maciais. É uma prática para todos, sem contraindicação, respeitando sempre os limites do corpo. Sem distinção de raça, cor, gênero ou idade, seja deficiente físico, visual ou auditivo, a capoeira é um esporte de inclusão, porque ela chega em qualquer lugar", explica o profissional que destaca os benefícios da capoeira. Confira:

7 Benefícios da capoeira para sua saúde

1 - Alívio do estresse: Assim como toda prática de atividade física, a liberação da serotonina, hormônio do bem-estar, também acontece durante a capoeira. Assim, ela se torna uma atividade lúdica para abstrair as atividades do cotidiano, melhorar a qualidade de vida e ainda controlar os níveis de estresse muito comuns no dia a dia.

2 - Melhora a flexibilidade: A capoeira é uma atividade que coloca todos os músculos (inferiores e superiores) para funcionar, melhorando assim o alcance dos braços e pernas e melhorando a flexibilidade de todo o corpo.

3 - Fortalece os músculos: A prática é conhecida pelas acrobacias de todo o corpo. Assim, com essas execuções, os músculos e ossos são fortalecidos, ajudando até a defini-los. Outro destaque para a atividade é que a capoeira pode ajudar a melhorar e corrigir erros de postura.

4 - Favorece a perda de peso: Para quem deseja perder uns quilinhos, a atividade também pode ajudar. O esporte é intenso, requer atenção e muita disposição, por isso, em uma roda de capoeira é possível perder até 600 calorias em apenas uma hora de prática.

5 - Promove a inclusão social: Uma roda de capoeira é cercada de amigos, mestres, alunos e professores que juntos, formam um família, da qual é impossível não se sentir parte interina. Por isso, ao escolher praticar capoeira, além dos benefícios físicos, você também vai ingressar em uma nova família.

6 - Estimula o respeito ao próximo: Para as crianças, principalmente, a capoeira é uma ótima forma de promover o respeito e a tolerância, já que a prática não visa agredir o próximo. Inclusive, vale ressaltar que a capoeira estimula a defesa e não o ataque, ensinando que a violência não leva a nada.

7 - Melhora a velocidade das ações: A capoeira requer mais do que atenção, requer agilidade e precisão nos golpes, melhorando a ação e reação do corpo no decorrer da prática e aprimoramento dos movimentos. Além disso, o esporte exige equilíbrio dos praticantes.

* Carlos Henrique Cabral Corrêa é professor de educação física (CREF 048028-G/RJ) e é Mestre de Capoeira na Associação de Capoeira Nossa Cor, em São Gonçalo, Rio de Janeiro. O profissional disponibiliza o seu celular para contato (98676-4916) e seu perfil no Facebook .

Ver mais: Exercícios, Bem-estar

Últimas matérias