Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Força feminina! Mulheres crescem e se destacam em esportes do mundo masculino
Movimente-se 16/05/2016

Força feminina! Mulheres crescem e se destacam em esportes do mundo masculino

“Futebol é para homem, balé para mulher“. Não, não… Ledo engano! Já foi o tempo que algumas atividades física e esportivas eram separadas por gêneros. Cada vez mais, as mulheres mostram que têm sim, força suficiente para praticar certas modalidades mais intensas e vistas como brutas, quebrando diversos tabus estabelecidos pela sociedade.

Por exemplo, tempos atrás, imaginar uma mulher praticando um esporte como o futebol americano era, no mínimo, exótico e pouco levado a sério. E é justamente nessa modalidade, de muito contato físico e força bruta, onde cresce consideravelmente o número feminino de atletas. Esse é o caso da administradora Mariana Teixeira, de 28 anos, que desde os 17 joga a atividade no Rio de Janeiro. Ela explica como tudo começou:

“Sempre pratiquei esporte e estava à procura de algo diferente que me motivasse de uma forma inovadora. Achei no futebol americano essa motivação e estou até hoje apaixonada pelo esporte. Eu comecei a jogar futebol americano em 2005, nas areias do Rio de Janeiro. Hoje, jogo na grama, com chuteira e equipamento, no time chamado Cariocas FA, e na “Flag”, que é uma outra modalidade do futebol americano, pela equipe do Fluminense Guerreiras. Optei pelo futebol americano por ser um esporte diferente, que mescla força, velocidade e muita inteligência para armar diversas estratégias para se alcançar o objetivo do time”, contou a atleta, admitindo ainda haver preconceito em relação às mulheres em modalidades vistas como masculinas:

“Certamente ainda há preconceito em relação as mulheres praticarem esportes, principalmente esporte ditos masculinos. Mas estamos mudando esse cenário e mostrando que nós mulheres, podemos jogar e estar onde quisermos”, destacou Mariana, reiterando: “A maior dificuldade que encontramos é a compra dos equipamentos, uma vez que não se vende ainda com facilidade no Brasil. Fora isso, o esporte é super democrático! Todas que têm interesse, podem jogar”, destacou.

Outros esportes cada vez mais praticados por mulheres

Futevôlei: É uma variedade do vôlei de praia, as regras são as mesmas, mas praticado com os membros inferiores, sem poder usar as mãos. Também se tornou muito comum caminhar pelas praias do Brasil e ver mulheres praticando o esporte.

Beach tennis: A nova modalidade, que é praticada nas areias de todo o mundo, também tem grande participação feminina. Tanto que, no Brasil, um dos principais nomes profissionais desse esporte é de uma mulher: Joana Cortez, uma das melhores do mundo no circuito mundial. O esporte, que é caracterizado como um “mix” de tênis, vôlei e peteca, é ótimo para manter a forma física em uma atividade extremamente prazerosa à beira-mar.

Automobilismo: Se você acha que corrida também é coisa só para homem, está muito enganado. As mulheres se destacam e representam muito bem o esporte pelas pistas do mundo.

Rugby: Um esporte com intenso contato físico, o rugby é uma variação do futebol americano, com quantidade de jogadores e algumas regras diferentes. O esporte tonifica principalmente as pernas, mas favorece o ganho muscular no corpo todo. As mulheres mostrando mais uma vez que o lugar delas também pode ser no campo jogando!

Lutas marciais: Embora não pareça, a história das mulheres nos tatames e ringues é mais antiga do que parece, tudo começou há muito tempo na China e no Japão. E a sociedade moderna aprenderam estas técnicas e deram continuidade ao processo evolutivo praticando defesa pessoal, Jiu-Jitsu, Karate, Taekwondo, Kung Fu e MMA.