Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Magnésio: Mineral previne doenças e produz energia para o corpo!
Guia Culinário 19/05/2015

Magnésio: Mineral previne doenças e produz energia para o corpo!

Multifuncional. Assim podemos caracterizar o poder do magnésio em nossa vida. Esse mineral, (o quarto mais abundante no corpo) encontrado, principalmente, em sementes, frutas secas e vegetais, exerce uma série de funções imprescindíveis ao bom trabalho do organismo, o que o torna indispensável para uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Pesquisadores do mundo todo confirmam o papel vital que o magnésio oferece na prevenção e cura das doenças mais comuns do mundo moderno: diabetes, câncer e numerosos problemas musculares, tanto em adultos como em crianças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são recomendadas, diariamente, a ingestão de 320 a 420 mg do nutriente, o que pode ser facilmente alcançado e mantida numa alimentação equilibrada.”Através de hábitos alimentares saudáveis que incorporem alimentos com maior quantidade desse nutriente você já conseguirá atingir as suas necessidades diárias. 80% da quantidade de magnésio dos alimentos é perdido durante processos de remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos. Por isso opte por alimentos integrais ou minimamente polidos”, destacou a nutricionista Ana Carolina Bragança, diretora da Clínica Nutrissoma, analisando também algumas das mais importantes funções do magnésio.

“O magnésio é um mineral essencial para diversas funções do organismo. Ele participa no processo de produção de energia, o “ATP”, e contração muscular, assim como no funcionamento de algumas enzimas. É um mineral capaz de evitar câimbras, faz parte da regulação da densidade óssea, mantém o bom funcionamento muscular e do sistema nervoso, além de evitar contusões. O magnésio também auxilia no processo de regulação da absorção de outros nutrientes, por exemplo, na contração muscular age em conjunto com o cálcio, sódio e potássio”, disse a profissional, reiterando alguns problemas que a falta do mineral pode causar.

A importância do magnésio no organismo!

“A falta desse nutriente pode acarretar diversas alterações do funcionamento do nosso corpo, tendo em vista os diversos processos dependentes dele. A carência de magnésio pode levar à alterações do ritmo cardíaco; Má circulação sanguínea; Excesso de colesterol, além de questões como cansaço, apatia e irritabilidade”, finalizou.

Gestantes – O magnésio também é importante na gravidez para evitar cãibras e as contrações uterinas antes das 37 semanas de gestação. Por isso, em algumas situações, o obstetra poderá aconselhar a suplementação do mineral. Ele pode ser tomado a partir da 20ª semana.

Além disso o uso de magnésio na gravidez ajuda a combater o cansaço e a fadiga, mas este só deve ser tomado quando indicado por um médico. Alguns alimentos fonte de magnésio que podem ajudar a mulher neste momento são os cereais integrais, feijões, ervilhas, soja, nozes, cacau e água de coco.

Alimentos fonte de magnésio:

– Vegetais verde-escuros: Couve, espinafre e folha de beterraba

– Frutas: Figo seco, abacate, uva-passa e banana

– Leguminosas: Ervilha e feijão

– Grãos e derivados ricos em fibras (integrais): Fécula de batata, farelo de trigo, aveia em grãos inteiros e granola

– Nozes e sementes: Amêndoas, amendoim e semente de girassol

– Produtos de soja: Tofu, farinha e molho

– Leite e seus derivados: Queijos e iogurtes