Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mais energia para fazer exercícios: Descubra 10 alimentos ricos em potássio
Guia Culinário 11/05/2015

Mais energia para fazer exercícios: Descubra 10 alimentos ricos em potássio

O potássio é, sem dúvidas, um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Importante aliado para a circulação sanguínea e seu perfil biológico, o nutriente, encontrado em alimentos de origem animal e vegetal, ajuda bastante nas funções do nosso coração. Além disso, juntamente ao sódio, assim como agem os isotônicos, regula a entrada e saída de água no organismo.

Armazenado, em sua grande parte, no interior das células, o potássio contribui para manter constante a concentração dessas partículas no sangue. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, além de equilibrar a acidez sanguínea, o nutriente também altera a transmissão neural (funcionamento dos neurônios e sua transmissão de impulsos nervosos), a contração muscular, o tônus vascular e participa da produção de insulina, sendo imprescindível, por exemplo, para uma boa recuperação física.

“Junto com o sódio, o potássio permite o batimento do nosso coração. Estudos mostram que o potássio é um dos responsáveis (além do magnésio), por relaxar as artérias e veias, melhorando assim a circulação sanguínea em hipertensos. Ele é fundamental também para os praticantes de atividades físicas pois, o potássio desempenha um papel importante no metabolismo da glicose. É ele que ajuda na conversão da glicose sanguínea, em glicogênio muscular, ajudando na recuperação no pré e pós-exercícios”, disse Cristiane, especializada em nutrição esportiva funcional.

Consumo – Campanhas mundiais de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras apontam para o importante papel do potássio na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O cozimento reduz cerca de 60% o teor de potássio dos alimentos, ou seja, o consumo in natura dos alimentos de origem vegetal, para maior preservação desse mineral, é a melhor opção.

“O potássio está adequado quando ingerimos alimentos variados diariamente. A monotonia alimentar, traz pouca ingestão de potássio e também de muitos outros nutrientes. Quanto mais colorido o prato de vegetais e frutas, mais fontes de potássio você terá”, analisou Cristiane.

A absorção do potássio pelo organismo ocorre no intestino delgado. Ele é muito bem absorvido pela alimentação, em torno de 85%. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de potássio em dietas diárias deve ser em torno de 3,50 gramas, o que equivale a menos de uma colher de chá rasa de sal ou cinco pacotinhos daqueles servidos em restaurantes.

10 alimentos ricos em potássio:

– Rabanete
– Beterraba
– Arroz integral
– Alface
– Feijão
– Lentilha
– Peixes
– Ovo
– Banana
– Abacate

Outros: ameixa seca, figo, abacaxi, tâmara, amêndoas, noz e pepino.

Cuidados – A deficiência de potássio em condições de saúde normal é pouco frequente. Pode ser depletado com uso de diuréticos e/ou transpiração excessiva (em exercícios de longa duração, por exemplo). Os principais sintomas de sua falta no organismo é fraqueza muscular, apatia mental (cansaço mental, falta de concentração) e insuficiência cardíaca. Quando a deficiência de potássio é importante, entretanto, pode-se fornecê-lo por via endovenosa sob rígida orientação e acompanhamento médico para que o total não se eleve em demasia e cause hipernatremia, transtorno do metabolismo caracterizada pelo excesso de sódio no sangue.