Hidratação de atletas: Água, sucos e isotônicos. Como repor o líquido do corpo?

Se para nós, "meros normais", a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo, imagine para atletas, onde a reposição de líquido precisa ser constante e imediata? Por perder bastante água no corpo, através do suor, os praticantes de atividades físicas precisam estar sempre muito atentos com a quantidade de líquidos que tomam no dia a dia, antes, duarante e depois dos treinamentos.

Água, sucos das frutas, isotônicos... Afinal, qual é a melhor maneira de repor a quantidade de água que perdemos após uma sobrecarga física? Logicamente, a água é o primero líquido a ser ingerido, sendo a mais natural e eficaz para a hidratação, contudo, também é possível aproveitarmos outros ingredientes para manter a temperatura corporal adequada e o organismo em pleno funcionamento. A nutricionista Daniella Chein analisa as melhores bebidas para o dia a dia dos esportistas:

"Durante a realização de atividades físicas, existe uma perda de líquidos e minerais. As indicadas, nesse caso, são as bebidas isotônicas, pois estudos apontam que entre 1 e 2 litros de líquidos são perdidos por hora de exercício. E somente a água não consegue repor todos os sais minerais perdidos durante o treinamento. Após a atividade física, a melhor bebida, sem dúvida, é tomar uma água de coco gelada, porque ela tem em sua composição, açúcares, minerais, gorduras e vitaminas e, inclusive, uma satisfatória quantidade de eletrólitos. O melhor é que sejam ingeridos líquidos frios ou gelados para facilitar a absorção da água e tambem para acelerar o metabolismo e ajudar na queima de gordura", indica a profissional.

Isotônicos naturais e sucos da fruta que melhor hidratam o corpo após atividades físicas

- Isotônicos: Por sua composição ser semelhante aos fluidos do nosso organismo, eles são, dentre as bebidas, a que melhor consegue repor água e sais mineirais perdidos durante a transpiração do nosso corpo em atividades físicas. Além disso, possuem boa concentração de carboidratos, que ajudam a dar mais energia durante a prática, não permitindo que o ritmo do atleta caia. Podem ser encontrados em diversos sabores, o que também diferencia na composição nutricional, mas a grande maioria são à base de frutas ricas em vitaminas B e C, essenciais para qualquer esportista.

- Água de Coco: É considerada um isotônico natural, pois apresenta os mais diversos sais minerais, como sódio, potássio, fósforo e cloro. Por isso, além de hidratar, ela ajuda na recomposição dessas substâncias no organismo, hidratando de forma natural é extremamente saudável.

- Suco de frutas naturais: Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas cumprem, de forma deliciosa, muito bem o seu papel de hidratar o corpo. Muito refrescantes, essa bebida, além de fornecer boa quantidade denergia, acalma e relaxa o organismo. Uma boa alternativa é fazer um mix de frutas, potencializando os nutrientes de cada ingrediente no copo!

- Água: Como o nosso corpo é composto 70% de água, mesmo que bebamos outros líquidos, ela é a fonte primária de qualquer hidratação. Por isso, equilibre o consumo dessas outras bebidas tomando uma aguinha fresca e relaxante.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.



Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina C, Vitamina A, Bebidas, Carboidratos

Últimas matérias