Frutas tropicais: Veja 10 opções deliciosas e nutritivas para a sua alimentação!

Quando pensamentos no Brasil, uma coisa que logo nos vem à mente é: "País tropical". Evidentemente, afinal, o clima brasileiro é propício às praias, sol, mares, e uma biordiversidade incrível que não é facilmente encontrada em outras partes do mundo. Dentre essas características tão especiais, as frutas tropicais também merecem destaque. Extremamente saborosas e nutritivas, elas podem ser consideradas luxuosos "brindes" da natureza para a qualidade de vida e a alimentação saudável de todos nós brasileiros. Veja uma lista com as principais opções de frutas tropicias e os benefícios de consumí-las.

As frutas tropicais podem ser encontradas em qualquer parte do país. Todas, em comum, possuem a característica de não serem adaptáveis às baixas temperaturas. Nutritivas, saborosas, leves e refrescantes, o consumo desses alimentos é altamente recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS): "A ingestão diária de, pelo menos, 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale ao consumo diário de cinco porções desses alimentos. No grupo, estão incluídas hortaliças cruas ou cozidas e frutas ou suco de frutas", divulgou a entidade em seu portal na internet. Veja, abaixo, uma lista, elaborada pela nutricionista Daniella Chein, com 10 frutas tropicais que devem fazer parte do cardápio de todo brasileiro!

10 frutas tropicais e seus benefícios

1 - Kiwi: "É rico em antioxidantes, potássio, vitaminas C e E. Reduz o risco do câncer, previne doenças artériocoronarianas, é anti-inflamatório e melhora o sistema imunológico", indica a nutricionista Daniella Chein. O kiwi ainda ajuda a controlar a pressão arterial e facilita a digestão.

2 - Romã: Conhecido por suas funções anti-inflamatórias nas dores de garganta, a fruta tropical é rica em vitaminas A, C, e E, é eficar contra a anemia e contra o diabetes. "Ainda ajuda a emagrecer pois contém poucas calorias e desentoxica o figado, acelerando nosso metabolismo", explica a nutricionista.

3 - Banana: Uma das frutas mais consumidas do mundo, a banana é uma fruta que pode ser encontrada em diversas épocas do ano. Fonte de cálcio e magnésio, potássio e vitamina B, a fruta é responsável por beneficiar a saúde dos ossos e combater o estresse e a depressão. "Fortes em ferro, as bananas também estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia", reitera a profissional.

4 - Açaí: "Além de energético, o açaí pode ser um importante aliado na luta contra o câncer, é conhecido hoje por suas propriedades energéticas e muito usado por praticantes de atividades físicas", indica a Dra. Daniella. A fruta também é rica em ômegas 6 e 9, que ajudam a combater o colesterol alto e beneficia o sistema circulatório.

5 - Lichia: "Fonte ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina e vitamina C. É antiescorbútica, antitérmica, antitussígena e diurética", analisa a nutricionista. Outra maneira de incluir a fruta tropical no seu dia a dia, é através de iogurtes ou saladas de frutas.

6 - Pêssego: Rico em fibras, sais minerais (ferro, enxofre, iodo, fósforo, manganês e magnésio), vitaminas A, C, complexo B e B5. Regula o ácido úrico, atua no intestino dando bom funcionamento ao órgãos digestivos.

7 - Cereja: Vitaminas e minerais são facilmente encontrados nessa pequena e avermelhada fruta tropical. A cereja possui propriedades anti-inflamatória, calmante, diuréticas e laxativas, também é fonte de energia para o organismo, facilitando a disposição para nossas atividades cotidianas.

8 - Damasco: É rico em beta-caroteno, sais minerais como cálcio, magnésio, enxofre, ferro e potássio, além das vitaminas B3, B5 e C, ácido fólico, o damasco é conhecido por tratar doenças pulmonares, como a asma, para prevenir a cegueira noturna e diminuir o risco de câncer do estômago e do pulmão.

9 - Amora: "Rico antioxidantes (antocianina), sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, selênio e fósforo) em vitaminas A e B e ácido elágico. Combate afecções da boca (aftas), infecções da garganta, angina, estados febris, reumatismo, gota e artrite", finaliza a Dra. Daniella Chein.

10 - Maracujá: Também conhecida como "fruta da paixão", o maracujá é rico em proteínas, carboidratos, vitamina C e potássio, seu consumo beneficia a redução da pressão arterial, tem efeito calmante, melhora a saúde cardiovascular e atua na prevenção do câncer.

Suco de frutas tropicais

Uma excelente maneira de acrescer as frutas no seu dia a dia é através de sucos. Com uma fruta ou mais, por exemplo, sucos de limão e laranja são boas bases para novas misturas. Você terá uma união de sabor e nutrientes que irão agir em prol do seu bem-estar, além de ajudar a refrescar nos dias mais quente. Experimente!

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em proteínas, Vitamina A, Vitamina C

Últimas matérias