Açaí: A fruta ideal para repor energias. Conheça mais benefícios!

Um dos ícones da rica e diversificada gastronomia brasileira, o açaí é uma fruta ideal quando pensamos num alimento delicioso e altamente nutritivo. Muito relacionada a atletas e praticantes de atividades físicas, essa fruta é uma boa aliada da saúde, pois repõe grande quantidade da energia que nosso organismo necessita diariamente, além de diversas outras funções importantes para o funcionamento geral e regular do corpo.

Consumido em quantidades equilibradas e horários adequados, o açaí é uma explosão de propriedades benéficas para a saúde. Sua principal vantagem é a reposição de energia, por isso, de acordo com a nutricionista Juliana Saldanha , para quem se exercita intensamente, o melhor momento para degustá-la é após a atividade física. Já para quem não vincula o consumo da fruta ao esporte, o melhor é consumir como substituto de uma refeição intermediária, como um café da manhã ou lanche da tarde."Sempre atento à quantidade e forma de misturar para não agregar muitas calorias à dieta", destaca a profissional.

Açaí e suas misturas: Calcule as calorias

Muito se fala da grande quantidade de calorias que o açaí possui. De fato, a fruta tem boa composição da substância, contudo, isso está longe de ser um problema. O principal fator que devemos levar em consideração nesse aspecto é a forma como ingerimos o alimento. Geralmente utilizado com acompanhamentos extras, a iguaria aumenta ainda mais os níveis calóricos. Consumir 300 g, por exemplo, vai fornecer mais de 180kcal para o corpo ou consumir a polpa misturada com xarope de guaraná, granola, ou outras frutas também o deixa mais calórico.

Mas, para quem não é muito fã daquele "gostinho de terra" que o açaí puro tem, não precisa se desesperar. A polpa congelada tem cerca de 60kcal para cada 100 g. Juliana Saldanha, deu algumas dicas para montarmos um açaí saudável:

"Se o objetivo é se beneficiar do açaí sem aumentar muito as calorias dele, o ideal é bater com frutas menos calóricas, como o morango, por exemplo. Mas se o objetivo é incrementar em calorias para repor mais energia após um exercício mais extenuante, melhor bater com banana e granola. Se quiser adoçar mais, melhor que o xarope de guaraná é o mel ou o agave, que são opções mais naturais" contou, ressaltando também que a quantidade e a forma de ingestão vão variar de acordo com o nível de atividade física do indivíduo e do momento que ele será ingerido. "Isso deve ser uma orientação pessoal e individualizada prescrita pelo nutricionista", alertou.

Conheça os benefícios do açaí!

Fonte de fibras: O açaí é uma fruta muito rica em fibras. Isso ajuda tanto no bom funcionamento do intestino quanto para o aumento da saciedade no organismo. Consequentemente, essas funções podem ajudar no processo de emagrecimento, quando consumida em quantidades apropriadas.

Protetor do coração: Essa fruta é muito rica em uma substância chamada antocianidina, responsável por dar a coloração roxa ao alimento. Esse nutriente tem um poder antioxidante e anti-inflamatório, combatendo a produção dos radicais livres e o estresse oxidativo, que podem causar doenças cardiovasculares.

Proteção contra o câncer: Os nutrientes presentes no açaí, por conterem ação antioxidante, também podem ajudar na proteção contra alguns tipos de câncer.

Previne o envelhecimento precoce: Além das antocianidinas, o açaí também é rico em vitaminas C, E e as do complexo B. Essas vitaminas também contribuem para a ação antioxidante, que está muito relacionada à prevenção do envelhecimento precoce.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Vitamina C, Alimentos orgânicos, Café da manhã, Lanches, Complexo B

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