Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frango com batata doce: Por que essa união é tão benéfica para os músculos?
Guia Culinário 04/04/2017

Frango com batata doce: Por que essa união é tão benéfica para os músculos?

Quando falamos em alimentação saudável e desenvolvimento muscular, a união frango com batata doce é uma das primeiras refeições lembradas por atletas e pessoas que querem um corpo mais forte, de maneira natural e nutritiva. A simples, mas poderosa, receita reserva um verdadeiro arsenal de elementos e substâncias benéficas às funções do organismo, favorecendo consideravelmente o bom trabalho do nosso metabolismo.

Conhecido por contribuir com o aumento de massa muscular e ajudar na construção de um corpo definido e saudável, o frango com a batata doce traz muitos outros benefícios para o organismo. Em uma completa sinergia alimentar, quando estão juntos, os dois ingredientes se tornam ainda mais poderosas fontes de minerais, como ferro, zinco fósforo, além de vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, responsável pela proteção do corpo às ações nocivas de radicais livres que podem causar doenças, gripes e resfriados.

“Algumas proteínas são indispensáveis para a reconstrução muscular e os carboidratos são a fonte de energia imediata. Um exemplo disso é a combinação do frango com batata doce apreciada por muitos na busca do corpo definido. As pessoas que buscam o aumento de massa muscular sabe o quanto a alimentação é importante para se chegar ao objetivo e a dupla evita que todo o trabalho muscular vá por água abaixo”, explica a a nutricionista Carolina Xavier.

Entenda mais sobre esses alimentos

Frango: O alimento é uma poderosa fonte de proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. O seu consumo ajuda no transporte de oxigênio para as células, previne a anemia, aumenta a imunidade, combate o Mal de Alzheimer e a demência além de contribuir para a nossa capacidade de concentração. Por ser uma boa fonte de energia, o frango atua no bom desenvolvimento físico e favorece o crescimento muscular.

Batata doce: Rica em vitaminas A e C, a batata doce é responsável por combater as ações dos radicais livres (produzidos durante a prática de educação física), prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças crônicas como câncer, por exemplo.

“A batata doce é um carboidrato complexo, ou seja, a grande quantidade de fibras insolúveis encontradas nesse alimento ajudam a reduzir o pico de insulina e faz com que a energia do carboidrato seja metabolizada de forma gradual e lenta, garantindo disponibilidade de energia para o treino por mais tempo. Além disso, a presença de fibra nos alimentos ajuda na regulação do intestino e aumenta a saciedade por mais tempo. O ideal é ser consumido antes de exercícios prolongados”, finaliza a nutricionista.

Ideal para pré e pós-treino: Invista na combinação

Por ser fonte de energia e de carboidratos, essa dupla pode ser consumida antes ou depois da prática de atividade física, isso porque no pré, o frango com batata doce fornece energia instantânea e melhora o nosso desempenho. Já no pós-treino, os alimentos são responsáveis por prevenirem o catabolismo e ajudarem na recuperação dos músculos.

Procure um profissional – Geralmente o frango com batata doce é acrescido em dietas restritivas, trocando o almoço ou o jantar pela combinação. Por isso, antes de tornar a dupla o seu prato principal, procure um nutricionista para ter as recomendações necessárias e ingerir os nutrientes essenciais para o seu bem-estar.