Família dos minerais: Conheça os 12 elementos essenciais para o organismo!

Magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Os 12 elementos da família dos minerais são poderosos aliados da nossa saúde e, por isso, devem fazer parte do nosso cardápio alimentar. Saiba mais sobre cada um!
Magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Os 12 elementos da família dos minerais são poderosos aliados da nossa saúde e, por isso, devem fazer parte do nosso cardápio alimentar. Saiba mais sobre cada um!

Sais minerais. Dentre todos os grupos alimentares importantes para a nossa vida, essa família de nutrientes é das mais extensas e poderosas de todas, afinal, são 12 elementos que, por diferentes maneiras, beneficiam a nossa saúde por completo. Conheça mais sobre cada uma dessas substâncias, suas peculiriadades, e onde podemos encontrá-las nos alimentos!

As 12 elementos da família dos minerais são: magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, todos eles são substâncias inorgânicas e a maior quantidade estão concentradas nos nossos ossos. "Cada uma dessas 12 substâncias têm funções próprias e merecem atenções especiais", reitera a profissional, apresentando, abaixo, as particularidades de cada mineral. Veja!


Os 12 elementos da família dos sais minerais

Ferro: Esse mineral atua no processo respiratório e ajuda a prevenir a anemia. Pode ser encontrado nas carnes bovinas e vísceras, como fígado, rim e coração. Também nas aves e peixes, além dos vegetais como espinafre, couve e beterraba e nas leguminosas: cenoura, batata, abóbora, tomate, couve-flor, repolho e nabo.

Magnésio: "É extremamente importante para saúde dos ossos, relaxante muscular e é indispensável para evitar doenças como a enxaqueca", destaca a Dra. Paola que indicou as fontes do mineral: Folha de coentro seca, farelo de trigo, amendoim, amêndoas, granola, aveia, uva passa sem semente, arroz integral, quiabo cozido, couve refogada, beterraba cozida e espinafre cru.

Zinco: Atua na síntese de proteínas, potente antioxidante juntamente como cobre , participa do metabolismo celular, funções neurológicas. Pode ser encontrado em ostras (grelhada ou assada), levedura, semente de abóbora (inteiras e assadas), carne vermelha (acém cozido) e carangueijo (cozido), ovos, castanha de caju, iogurte natural desnatado e queijo minas (frescal).

Cálcio: Importante para saúde dos ossos, cabelo e unhas. As melhores fontes de cálcio são os vegetais verdes escuros como couve, espinafre, mostarda e folhas de brócolis e o leite e seus derivados, como iogurte e queijos.

Selênio: Possui ação antioxidante no organismo, atua na cura das doenças hepáticas e auxilia na saúde dos músculos. Pode ser encontrado na castanha do Pará, salmão, fígado bovino, tomate, milho, camarão, ostras e semente de girassol.

Enxofre: Assim como o magnésio, o enxofre atua no bem-estar dos nossos ossos, dentes e unhas, sendo fundamental em toda a nossa estrutura corporal. Suas principais fontes são: Cebola, repolho, ovos, feijão, brócolis, alho e carnes.

Cromo: Age em função da insulina, sendo responsável pela distribuição de açúcar pelo nosso corpo, também auxilia no controle do colesterol, alivia os sintomas da depressão e aumenta a capacidade de ganho de massa muscular. Podemos encontrá-lo no levedo de cerveja, frango, carne bovina, ovos, queijo, pimentão, banana e cogumelos.

Cobre: Aliado à saúde do cérebro, o cobre também ajuda na formação de células sanguíneas e trabalha na pigmentação da pele, impedindo o aparecimento de manchas. Contém ação antioxidante e age na prevenção das ações dos radicais livres. Suas melhores fontes são: Nozes, amendoim, ervilhas, fígado bovino e trigo integral.

Vanádio: Suas principais fontes são os frutos do mar, alho, levedo de cerveja, fígado e arroz integral. Dentre os benefícios do seu consumo podemos destacar o controle do colesterol, previne os ataques cardíacos e a isquemia cerebral.

Boro: Trabalha diretamente nas funções hormonais e auxilia no metabolismo ósseo e muscular. Ajuda na absorção da Vitamina D, previne a osteoporose e alivia as dores menstruais. Pode ser encontrado na banana, na couve manteiga, nozes, soja, feijão, lentilha, abacaxi, pera, uva e ameixas.

Iodo: Responsável por ajudar a fornecer energia para o corpo, age na prevenção do câncer e beneficia a saúde reprodutiva. As principais fontes de iodo são os frutos do mar como: Salmão, ostras, mexilhão, atum, bacalhau, linguado e camarão. Também é possível encontrá-lo nos ovos, leite e cerveja.

Potássio: Fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, o potássio é responsável por manter os níveis de água equilibrados no nosso organismo. Além disso, age na manutenção das contrações musculares e na frequência cardíaca. Podemos ingerí-lo através da banana, melão, tomate, ervilha, frutas secas e batata.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook
Receitas:
Banana
Ver Mais

Últimas Matérias

Água de coco: como substitua a água em sucos

Água de coco: como substitua a água em sucos Água de coco: como substitua a água em sucos

A água de coco é uma bebida muito poderosa e aliada da alimentação saudável. Além de ser uma excelente opção para se hidratar, ela é um isotônico natural e...

> Leia mais
Snacks de até 100 calorias para a hora do lanche

Snacks de até 100 calorias para a hora do lanche Snacks de até 100 calorias para a hora do lanche

Seguir uma alimentação saudável não significa apenas ingerir menos calorias. A alimentação está intimamente ligada à nossa saúde e, por isso, uma dieta...

> Leia mais
Queijo minas, ricota e cottage: qual a diferença entre os tipos de queijo?

Queijo minas, ricota e cottage: qual a diferença entre os tipos de queijo? Queijo minas, ricota e cottage: qual a diferença entre os tipos de queijo?

Queijos são muito saborosos e fazem parte da dieta da maior parte das pessoas não-veganas. Eles podem aparecer em saladas, molhos, sanduíches, pratos quentes...

> Leia mais
Rúcula, espinafre e couve: os benefícios das verduras verde-escuras

Rúcula, espinafre e couve: os benefícios das verduras verde-escuras Rúcula, espinafre e couve: os benefícios das verduras verde-escuras

As verduras são parte fundamental em qualquer alimentação saudável. Elas têm poucas calorias e são ricas em vitaminas e minerais, mas são as folhas...

> Leia mais
Açaí: como aproveitar esse lanche de forma pouco calórica?

Açaí: como aproveitar esse lanche de forma pouco calórica? Açaí: como aproveitar esse lanche de forma pouco calórica?

O açaí é uma fruta original da Amazônia e rica em vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios para a saúde. Ela é muito popular em lanches por todo o...

> Leia mais
Frutos do mar: quais alimentos podemos incluir regularmente na alimentação?

Frutos do mar: quais alimentos podemos incluir regularmente na alimentação? Frutos do mar: quais alimentos podemos incluir regularmente na alimentação?

Não é segredo que os peixes são um alimento importante para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Eles são uma excelente fonte de proteínas, além de...

> Leia mais
Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde?

Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde? Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde?

Provavelmente você já ouviu falar das diferentes variedades da banana. Essa fruta - que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde - tem muitos tipos,...

> Leia mais
Alimentos ricos em fibras: quais são os 7 melhores para incluir na dieta

Alimentos ricos em fibras: quais são os 7 melhores para incluir na dieta Alimentos ricos em fibras: quais são os 7 melhores para incluir na dieta

É conhecido que o corpo humano necessita de diversos nutrientes para funcionar corretamente. E, para manter a saúde e garantir esse bom funcionamento do...

> Leia mais
Lanches para comer antes e depois de malhar

Lanches para comer antes e depois de malhar Lanches para comer antes e depois de malhar

Muito se fala sobre a importância da alimentação para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Os alimentos que comemos são fonte de energia e...

> Leia mais
Ômega 3 e ômega 9: quais as diferenças entre os dois nutrientes?

Ômega 3 e ômega 9: quais as diferenças entre os dois nutrientes? Ômega 3 e ômega 9: quais as diferenças entre os dois nutrientes?

Você provavelmente já ouviu falar em ômega 3 e ômega 9. Eles estão presentes em diversos alimentos e, muitas vezes, estão destacados nas embalagens, que...

> Leia mais