Família dos minerais: Conheça os 12 elementos essenciais para o organismo!

Sais minerais. Dentre todos os grupos alimentares importantes para a nossa vida, essa família de nutrientes é das mais extensas e poderosas de todas, afinal, são 12 elementos que, por diferentes maneiras, beneficiam a nossa saúde por completo. Conheça mais sobre cada uma dessas substâncias, suas peculiriadades, e onde podemos encontrá-las nos alimentos!

As 12 elementos da família dos minerais são: magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, todos eles são substâncias inorgânicas e a maior quantidade estão concentradas nos nossos ossos. "Cada uma dessas 12 substâncias têm funções próprias e merecem atenções especiais", reitera a profissional, apresentando, abaixo, as particularidades de cada mineral. Veja!


Os 12 elementos da família dos sais minerais

Ferro: Esse mineral atua no processo respiratório e ajuda a prevenir a anemia. Pode ser encontrado nas carnes bovinas e vísceras, como fígado, rim e coração. Também nas aves e peixes, além dos vegetais como espinafre, couve e beterraba e nas leguminosas: cenoura, batata, abóbora, tomate, couve-flor, repolho e nabo.

Magnésio: "É extremamente importante para saúde dos ossos, relaxante muscular e é indispensável para evitar doenças como a enxaqueca", destaca a Dra. Paola que indicou as fontes do mineral: Folha de coentro seca, farelo de trigo, amendoim, amêndoas, granola, aveia, uva passa sem semente, arroz integral, quiabo cozido, couve refogada, beterraba cozida e espinafre cru.

Zinco: Atua na síntese de proteínas, potente antioxidante juntamente como cobre , participa do metabolismo celular, funções neurológicas. Pode ser encontrado em ostras (grelhada ou assada), levedura, semente de abóbora (inteiras e assadas), carne vermelha (acém cozido) e carangueijo (cozido), ovos, castanha de caju, iogurte natural desnatado e queijo minas (frescal).

Cálcio: Importante para saúde dos ossos, cabelo e unhas. As melhores fontes de cálcio são os vegetais verdes escuros como couve, espinafre, mostarda e folhas de brócolis e o leite e seus derivados, como iogurte e queijos.

Selênio: Possui ação antioxidante no organismo, atua na cura das doenças hepáticas e auxilia na saúde dos músculos. Pode ser encontrado na castanha do Pará, salmão, fígado bovino, tomate, milho, camarão, ostras e semente de girassol.

Enxofre: Assim como o magnésio, o enxofre atua no bem-estar dos nossos ossos, dentes e unhas, sendo fundamental em toda a nossa estrutura corporal. Suas principais fontes são: Cebola, repolho, ovos, feijão, brócolis, alho e carnes.

Cromo: Age em função da insulina, sendo responsável pela distribuição de açúcar pelo nosso corpo, também auxilia no controle do colesterol, alivia os sintomas da depressão e aumenta a capacidade de ganho de massa muscular. Podemos encontrá-lo no levedo de cerveja, frango, carne bovina, ovos, queijo, pimentão, banana e cogumelos.

Cobre: Aliado à saúde do cérebro, o cobre também ajuda na formação de células sanguíneas e trabalha na pigmentação da pele, impedindo o aparecimento de manchas. Contém ação antioxidante e age na prevenção das ações dos radicais livres. Suas melhores fontes são: Nozes, amendoim, ervilhas, fígado bovino e trigo integral.

Vanádio: Suas principais fontes são os frutos do mar, alho, levedo de cerveja, fígado e arroz integral. Dentre os benefícios do seu consumo podemos destacar o controle do colesterol, previne os ataques cardíacos e a isquemia cerebral.

Boro: Trabalha diretamente nas funções hormonais e auxilia no metabolismo ósseo e muscular. Ajuda na absorção da Vitamina D, previne a osteoporose e alivia as dores menstruais. Pode ser encontrado na banana, na couve manteiga, nozes, soja, feijão, lentilha, abacaxi, pera, uva e ameixas.

Iodo: Responsável por ajudar a fornecer energia para o corpo, age na prevenção do câncer e beneficia a saúde reprodutiva. As principais fontes de iodo são os frutos do mar como: Salmão, ostras, mexilhão, atum, bacalhau, linguado e camarão. Também é possível encontrá-lo nos ovos, leite e cerveja.

Potássio: Fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, o potássio é responsável por manter os níveis de água equilibrados no nosso organismo. Além disso, age na manutenção das contrações musculares e na frequência cardíaca. Podemos ingerí-lo através da banana, melão, tomate, ervilha, frutas secas e batata.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em cálcio, Aves, Alimentos orgânicos, Carne

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