Ferro e vitamina C: A união nutricional que é poderosa para o nosso organismo!

Para manter uma alimentação saudável e equilibrada é necessário ingerir uma boa dose de nutrientes importantes para o nosso bem-estar. E, em relação a isso, certas combinações de substâncias tendem a nos beneficiar ainda mais, quando inseridas de maneira correta, em nosso dia a dia. Esse é o caso do complemento "ferro e vitamina C", uma dupla infalível que potencializa a nossa saúde da maneira mais natural e funcional possível. Entenda!

A interação de certos alimentos pode promover uma maior biodisponibilidade no organismo, isto é, uma melhor absorção dos nutrientes disponíveis nos ingredientes. A união de vitaminas e minerais, como é o caso, respectivamente, da vitamina C e do ferro, é bem conhecida, tanto que pode ser conseguida em um dos mais tradicionais pratos da culinária brasileira: a feijoada!

"São muitos os benefícios vindos dessa união. Podemos destacar um dos exemplos mais comuns: a laranja na feijoada. Por conter vitamina C, a laranja é essencial para manter o sistema imunológico em dia e, como a fruta é também antioxidante, seu consumo evita o processo natural de perda de ferro pelo organismo, adquirido no consumo do feijão", explica a nutricionista Daniella Chein, ressaltando, no entanto, a necessidade de uma orientação profissional antes do consumo, já que essa absorção pode aumentar ou diminuir.

Como o Ferro e a Vitamina C atuam juntos em nosso organismo?

O ferro, por si só, é um mineral essencial para o bem-estar do nosso organismo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, atuando no nosso sistema imune, e também está diretamente ligado na conversão do açúcar do sangue em energia. "Podemos encontrar o mineral nas carnes vermelhas, gema de ovo, ostra, tofu, cereais, vegetais verde-escuros, como alface, espinafre e brócolis, frutas secas, oleaginosas como castanhas e nozes e grãos como a ervilha, feijão e o milho", indica a nutricionista.

Já a vitamina C é um potente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evita o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftamológicas. Frutas cítricas são bons exemplos de fontes de vitamina C.

"A absorção do ferro é melhor quando ele está na forma "heme", que é aquele presente nos alimentos de origem animal. Porém, alguns alimentos como a couve e o feijão, possuem o ferro não-heme, que é menos absorvido pelo organismo. Por isso usamos a vitamina C junto a esses alimentos, para aumentar a absorção do ferro", reitera a profissional que deixou dicas para melhorar essa integração:


5 dicas para o consumo adequado de Ferro e Vitamina C

- Consuma frutas ricas em vitamina C juntamente com os alimentos ricos em ferro;

- Evite tomar leite e derivados juntamente nas refeições principais, pois o cálcio, já que ele diminui a absorção do ferro;

- Tomar café e chás juntamente com alimentos ricos em ferro, também retarda esse processo, pois contém substâncias chamadas polifenois que reduzem a absorção do mineral.

- O uso constante de medicamentos contra a azia é prejudicial, pois o ferro é melhor absorvido com a acidez do estômago;

- Acrescente na sua alimentação alimentos ricos em fruto-oligossacarídeos, como soja, alcachofra, aspargos, escarola, alho e banana.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Vitamina C, Alimentos ricos em cálcio, Alimentos orgânicos, Vitaminas, Carne

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