Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Piramide alimentar: Conheça os principais nutrientes de cada grupo!
Guia Culinário 05/06/2015

Piramide alimentar: Conheça os principais nutrientes de cada grupo!

Criada pelo Ministério da Saúde, em 1999, e adaptada há dois anos para abranger as atuais demandas nutricionais da população, a pirâmide alimentar é um dos instrumentos mais utilizados pelos brasileiros que buscam dietas mais saudáveis e eficazes. Sob a forma gráfica, o conceito representa um guia alimentar geral que orienta como deve ser a nossa alimentação diária, desde os dois anos de idade, para alcançar uma melhor qualidade de vida.

O programa atual conta com, além da inclusão de novos alimentos, a maior redução dos valores energéticos ingeridos, o fracionamento e divisão dos pratos das porções diárias de consumo, além do incentivo à prática de atividades físicas, a partir de cinco diretrizes básicas. São elas: adequação, qualidade, harmonia e variedade dos alimentos. A nutricionista Caroline Codonho explica um pouco a função da pirâmide alimentar e ressalta a necessidade de um acompanhamento profissional para o seu devido uso.

“A pirâmide alimentar é um modo representativo de orientação nutricional para a população, que serve para nortear a alimentação de cada pessoa em sua dieta. É de suma importância, para que esse instrumento seja bem utilizado, que tenha um acompanhamento profissional, pois, pela falta de conhecimento, pode haver alguma má interpretação que pode gerar problemas à saúde. Esse acompanhamento orientará as substituições de alimentos dentro dos grupos, as técnicas de preparo mais saudáveis, bem como as escolhas mais adequadas e específicas para cada indivíduo, nos casos especiais, por exemplo, de diabéticos, crianças e obesos”, destacou a profissional.

Entenda o método da pirâmide alimentar:

Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. De acordo com o programa, na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam no topo.

Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.

No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e seus derivados. O topo estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar a problemas de saúde, como doces, açúcares, óleos e gorduras.

Principais nutrientes de cada grupo alimentar:

– Pães, arroz, cereais, massas: carboidratos complexos (vitaminas do complexo B e fibras);
– Hortaliças e vegetais (vitamina A, vitamina C, folato, ferro, fibras);
– Frutas (vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro, fibras);
– Leite e derivados (cálcio, proteína, vitamina A, vitamina D)
– Carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes (ferro, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas);
– Gorduras, óleos e açúcares (vitamina E, ácidos graxos essenciais, carboidratos, porém são ricos em calorias e devem ser utilizados esporadicamente).

Porções recomendadas para cada grupo

Energéticos Extras:
Óleos, gorduras, doces e açúcares (uso moderado)

Construtores:

Leite e derivados (2 a 3 porções diárias)

Leguminosas (1 porção diária)

Carnes, feijão e ovos (1 a 2 porções diárias)

Reguladores:

Frutas (3 a 5 porções diárias)

Verduras (4 a 5 porções diárias)

Energéticos:

Pães e Massas (5 a 9 porções diárias)

Tubérculos e raízes (5 a 9 porções diárias)

Cereais (5 a 9 porções diárias)