Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que são agentes antioxidantes? Entenda como eles agem em defesa do organismo
Guia Culinário 02/06/2016

O que são agentes antioxidantes? Entenda como eles agem em defesa do organismo

Se todo bom time de futebol deve começar pelo goleiro, em relação à saúde, a defesa também é fundamental para nossa qualidade de vida. E, se tratando de proteção, a alimentação e seus nutrientes são verdadeiras fortalezas para o corpo. Responsáveis pela segurança do organismo, os agentes antioxidantes são os vigilantes essenciais para deixar qualquer invasor indesejável sem forças e fora de combate!

Os antioxidantes são substâncias que combatem as ações dos temidos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico. Além de impedir os ataques, esses agentes também trabalham para recuperar o organismo de possíveis danos causados pelos invasores, como explica a nutricionista Paola Lisbôa:

“Esses radicais são moléculas tóxicas, que impedem o bom funcionamento do nosso corpo. As substâncias antioxidantes têm o papel de evitar o depósito de placas de gorduras nas artérias (que pode ser uma das causas do infarto), impede que ocorram modificações no DNA das células. O primeiro passo para que ocorra o câncer são essas modificações, por exemplo”, explica a profissional.

Quais são as principais fontes de agentes antioxidantes?

Frutas, vegetais e grãos integrais possuem grandes quantidades e variedades de antioxidantes. “Dê preferência por ingeri-los crus em vez de cozidos, pois fornece maior concentração e melhor absorção dos antioxidantes. Além de diminuir o risco de desenvolver certas enfermidades. Estudos relatam que os antioxidantes também possuem efeito antienvelhecimento”, destaca a nutricionista, reiterando:

“Cada pessoa possui uma individualidade bioquímica, consulte sempre um nutricionista para saber qual o melhor alimento para o melhor funcionamento de seu organismo”, finaliza a profissional.

6 alimentos ricos em agentes antioxidantes

Açaí: A fruta é uma excelente fonte das substâncias antioxidantes e também contém altos níveis de vitamina C, beneficiando a saúde do nosso sistema imunológico.

Oleaginosas (castanhas e nozes): Os agentes antioxidantes das oleaginosas agem prevenindo as doenças crônicas degenerativas e desta forma proporcionando uma vida longa e de qualidade.

Blueberry (mirtilo), cramberry e gojiberry: As famosas “berries”, as frutas vermelhas que estão cada vez mais em alta, são fontes de antioxidantes e estão entre as mais ricas dessas substâncias. Podem ajudar na prevenção de doenças crônicas, cardiovasculares, diabetes e também auxilia na redução do colesterol.

Gengibre: A raiz é uma união do sabor marcante e dos benefícios que ela pode trazer para o corpo. Rica não só em antioxidantes, o gengibre também é anti-inflamatório e termogênico.

Chás (hibiscos, verde, branco): Combatem e previnem muitas formas de câncer, arteriosclerose, diabetes, problemas intestinais e doenças hepáticas.

Coco ou água de coco: Um alimento extremamente versátil, o coco hidrata e ainda repõe nutrientes importantes para o nosso corpo. É rico em potássio, sendo fundamental para o bom funcionamento dos rins e do coração.