Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Esportes para crianças: 6 modalidades que ajudam no desenvolvimento infantil
Movimente-se 19/08/2016

Esportes para crianças: 6 modalidades que ajudam no desenvolvimento infantil

Aguentar o pique da criançada no dia a dia não é tarefa fácil! A energia armazenada dos pequenos é capaz de deixar qualquer adulto cansado e sem forças para acompanhar tamanha disposição. Então, o que fazer? Uma das boas alternativas é apresentá-las às práticas esportivas, como forma de lazer, bricandeiras, para contribuir, de forma natural e saudável, no desenvolvimento físico e mental. Descubra as melhores modalidades para serem incorporadas durante a infância!

A prática esportiva é de extrema importância em todas as fases da nossa vida, por isso, a maneira de iniciá-las pode ajudar a aguçar uma vocação esportiva em qualquer pessoa. As atividades, enquanto crianças, contribuem no desenvolvimento do corpo, além de outros âmbitos da vida. Segundo o professor de educação física William Isel, os esportes realizados em quadra, em conjunto, são mais utilizados, mas outras práticas também podem ser muito benéficas:

“Há 4 esportes de quadra chamados de quadrado mágico (handebol, futsal, vôlei e basquete), que são os mais utilizados para o desenvolvimento motor infatil. Tais modalidades aliam além da questão motora, a socialização da criança e também a cooperação. Outros esportes, como a natação ou mesmo alguma luta (karate, judô, esgrima) também contribuem bastante para a construção músculo esquelética infantil, bem como seu metabolismo” explica o profissional.

Veja alguns benefícios das modalidades para inserir as crianças

– Handebol: Apontado como um dos esportes mais praticados nas escolas do país, o handebol é também uma modalidade que traz muitos benefícios para o corpo das crianças. Apto para ser praticado a partir dos 8 anos, a atividade auxilia na coordenação motora, melhora a respiração e tonifica a musculatura. Outras vantagens importantes do esporte são: trabalhar em equipe e aprender a tomar decisões rápidas e objetivas, já que é altamente dinâmico.

– Futsal: A atividade física é fundamental para desenvolver as habilidades motoras tais como: locomoção, coordenação, domínio da bola e equilíbrio, auxiliando as crianças a acelerarem o metabolismo, a saúde cardiovascular e respiratório. A partir dos 5 ou 6 anos de idade, os pequenos já podem dar início à prática.

– Vôlei: Indicado para crianças a partir dos 7 anos, esporte é extremamente versátil, ideal para ser praticado em grupo, também ajudando a desenvolver a interatividade das crianças. Para o corpo, o volêi proporciona a capacidade de executar movimentos rápidos de ação e reação, equilíbrio e controle, além de promover resistência física, concentração e as habilidades motoras infantis.

– Basquete: Podendo ser praticado tanto ao ar livre como em uma quadra fechada, uma das vantagens do basquete é que o mal tempo ou o frio não irão desanimar a prática da criançada, que pode ser inserida a partir dos 6 anos de idade no esporte. O basquete é responsável pela evolução da agilidade da criança, a concentração e coordenação, melhorias no sistema cardiorrespiratório e no fortalecimento muscular.

– Natação: Uma das modalidades mais conhecidas entre as crianças, a natação é amplamente benéfica. É considerada um esporte completo para o desenvolvimento do corpo e também auxilia na respiração, coordenação motora, ativa a memória e proporciona flexibilidade. As crianças podem ser inclusas no esporte desde muito pequenas, a partir dos 3 ou 4 meses, ainda sim, alguns pediatras indicam esperar até o sexto mês de vida, para diminuir o risco de possíveis infecções.

– Lutas: Seja karatê, judô ou qualquer outra luta, esporte ajuda na desenvoltura das habilidades, reflexos e reações, descarrega a energia, aumenta a concentração e desenvolve a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade infantil, além dos valores essenciais como a tolerância, responsabilidade e respeito. A partir dos 4 anos, as modalidades são recomendadas para as crianças.

Tranforme o esporte em diversão!

Não é toda criança que está disposta a praticar alguma atividade física, aliás, no mundo atual, a tecnologia tem vencido grande parte dos esportes. Sendo assim, apresente a atividade como uma forma de distração, de descarregar a energia, apresentando de maneira leve e descontraída, como indica o professor:

“A melhor forma de incentivar uma criança é pelo meio lúdico, imagina você apresentar de forma cartesiana o basquete, por exemplo. Deve-se utilizar toda ordem pedagógica de aprendizado, além da ludicidade, pois se a criança achar chato irá se sentir desmotivada e irá abandonar a atividade”, finaliza William.

* William Isél (CREF 037948 G/RJ) é professor de Educação Física especializado em musculação e treino de força.

Veja mais