Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Força na mente: Descubra 5 esportes que trabalham o nosso equilíbrio emocional
Movimente-se 29/07/2016

Força na mente: Descubra 5 esportes que trabalham o nosso equilíbrio emocional

Quando falamos em esportes, geralmente ligamos essas atividades à força física. Vencer os limites do corpo é o que destingue um campeão de um mero competidor. Contudo, há certas modalidades que o principal não é a capacidade atlética e sim intelectual. Jogos que envolvem estratégias, autoconfiança, controle emocional e equilibrío mental ajudam no desenvolvimento do cérebro e também colaboram para o nosso bem-estar e qualidade de vida. Veja alguns desses esportes e as suas vantagens!

Para que o corpo funcione bem, nosso cérebro precisa também estar em sua plenitude. Cada vez mais, a ciência esportiva comprova que esportes que fortalecem mais as nossas funções cognitivas, são mais completos e geram melhor performance nos atletas, pois trabalham, além da capacidade física, com a atenção, a percepção e memória. Segundo a professora de educação física, Laura Castro Garay, a prática regular de determinadas atividades nos proporciona saúde e bem-estar, tanto para o corpo como para a mente:

A memória não é uma entidade que funciona de forma única. Ela é um conjunto de habilidades manipuladas por um cérebro que trabalham de modo independente, porém, de forma cooperada. Realizar esportes auxilia na melhora do desempenho seja na concentração, na elaboração de táticas, ajudando a raciocinar mais rápido e eficiente”, explica a profissional, reiterando:

“As atividades físicas moderadas e leves, em particular aeróbicas, caminhadas e corridas, contribuem para o retardamento de declínios de função, alívio da tensão ou estresse, reduzindo os transtornos depressivos. As atividades auxiliam na gerência de desordens. Elas contribuem para outros mecanismos relacionados ao sistema cognitivo, são eles: induz um aumento na circulação cerebral e melhor oxigenação; liberação de neurotransmissores; melhoria de alguns núcleos psicológicos (bom humor e auto percepção)”, destaca a professora que também indicou as atividades que contribuem para essas melhorias:

Veja 5 esportes que ajudam a fortalecer a mente

– Tai chi chuan: Também chamado de yoga chinês, essa prática exige equilíbrio, mentalização e percepção. O Tai Chi ocasiona um impacto no sistema nervoso central, a longo prazo.

– Judô e Karatê: Esses esportes trabalham muito a disciplina. São individuais e altamente técnicos. Não é sempre o mais forte vence, afinal a concentração e a mentalização são importantes trunfos na prática dessas modalidades.

– Treinamento em circuito: Exige muito da memória, atenção e aprendizagem motora.

– Treino funcional: Integração do sistema nervoso central, sistema motor e vestibular. Precisão, atenção e equilibrío são fundamentais para a sua prática.

– Atletismo: Desenvolve a precisão na tarefa através dos “estímulos dominantes” que iniciam desde a preparação do atleta (treinamento físico) até antes do início da prova (psicológico, emocional e atenção) e sua realização (desempenho e concentração). Os “estímulos” garantem ao atleta a realização da tarefa com precisão para o sucesso na realização das provas.

Vale ressaltar que toda atividade física deve ser guiada por um profissional da área e acompanhada de uma boa alimentação, afinal, para obter bons resultados necessitamos de nutrientes para o bom funcionamento do nosso organismo.

* A professora Laura Castro de Garay é CAO na goTeach – Instituição Educacional de Cursos de Educação Física e PhD. em Biodinâmica do Movimento e Desporto (UNICAMP/Portugal).

Veja mais