Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Agridoce: Explore o seu paladar misturando alimentos doces e salgados
Guia Culinário 06/02/2015

Agridoce: Explore o seu paladar misturando alimentos doces e salgados

Bastante utilizada em culinárias ao redor do mundo, a mistura de alimentos doces e salgados em uma única refeição está ganhando espaço significativo na cozinha do brasileiro. Desafiando a tradição alimentar do país -historicamente caracterizada por uma cozinha “extremista”, onde dificilmente os opostos se atraem num mesmo prato- muitos chefs e nutricionistas passaram a elaborar cardápios onde a união das iguarias trazem, além de uma invenção deliciosa, uma alimentação altamente saudável e nutritiva para a rotina à mesa.

De acordo com a nutricionista Caroline Codonho, especialista em Fisiologia e Metabolismo, a união doce/salgado numa refeição traz uma poderosa combinação para saúde, onde os nutrientes dos alimentos se completam para uma dieta rica e balanceada.

“Nutricionalmente, essa combinação é bastante favorável. Ela traz maior teor de nutrientes antioxidantes, maior teor de água e fibras, que contribuem tanto para o melhor funcionamento intestinal quanto para os mecanismos de saciedade, além de auxiliar no processo de digestão”, destacou Caroline, reiterando alguns dos melhores alimentos para essa dieta. “Recomendo que testem primeiramente os alimentos que mais agradam a cada um, no entanto, sempre agregando folhas cruas, frutas e oleaginosas, de uma maneira moderada e equilibrada”, destacou a nutricionista.

Cozinha – Para o chef de cozinha Joaquim Paes Leme, a elaboração e divisão de pratos com as duas iguarias podem também ser uma prazerosa “alquimia” para quem ama cozinhar e experimentar ingredientes. A harmonização dos diferentes alimentos traz sabores únicos e de grande valor gastronômico.

“Realmente, no Brasil não era habitual essa mistura. Hoje em dia a gastronomia brasileira está mais apta às mudanças, pois perdeu o medo de experimentar. Cozinhar é tentar buscar ingredientes que agregam sabores, e a harmonização de salgado e doce é incrível para isso, pois muitas vezes se complementam. As frutas, por exemplo, se encaixam perfeitamente em quase todos os pratos“, enfatizou Joaquim Pedro, aconselhando uma receita deliciosa “Gaspacho de manga com melão, manjericão, hortelã e camarão VG”, para quem deseja degustar o melhor dessa mistura.

Ingredientes para receitas agridoce

8 camarões grandes

1 limão taiti

300ml de azeite extravirgem

1/2 melão cantaloupe maduro

1/2 melão amarelo maduro

1 manga madura

Echalotes (ou cebola roxa)

20g de açúcar

¼ de maço de hortelã

2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

Manjericão (a gosto)

Pimenta-do-reino (a gosto)

Sal (a gosto)

Instruções:

Higienize as frutas e também os camarões. Tempere os camarões com azeite, raspas de limão, sal e pimenta-do-reino. Deixe na geladeira. Descasque as frutas e, com uma colher boleadora, faça mais ou menos 30 bolinhas com os melões. Corte a manga em cubinhos e deixe reservado. Bata o restante das frutas no liquidificador, com hortelã, manjericão, gelo, sal, pimenta-do-reino, açúcar e azeite. Retire os camarões da geladeira e coloque-os no espeto, no sentido do comprimento. Em uma frigideira com azeite bem quente, doure os camarões dos dois lados. Sirva em taças, colocando primeiramente as bolinhas, depois a sopa e, por último, o espetinho de camarão.