Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas do Brasil: Saiba como deixar a nossa alimentação mais saudável!
Guia Culinário 09/09/2015

Receitas do Brasil: Saiba como deixar a nossa alimentação mais saudável!

Não importa a região, variar o cardápio de alimentação é uma verdadeira tentação no Brasil. Da saudável e versátil mandioca, como a tapioca, e suas diversas possibilidades de composições, às tradicionais receitas à base de feijão, alguns ingredientes são essenciais para um prato tipicamente nacional. Contudo, será que o brasileiro se alimenta bem? Mesmo com tanta fartura e opções, nem sempre o cardápio da população conta com refeições coloridas e funcionais.

“Apesar do movimento de mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, em geral, a população não possui bons hábitos alimentares”, defende a nutricionista Laila Corrêa. Ela explica que, no Brasil, a alimentação ainda é rica em gorduras, sódio e açúcares e ressalta que o ponto fraco ainda é a falta de informação e consciência nutricional.

O chef Maurício Pinkusfeld concorda com a nutricionista em relação à falta de esclarecimento: “Ao optarem por pratos mais ‘pesados’, como feijoada e baião de dois, por exemplo, cria-se a sensação de recuperação das calorias gastas nas funções do dia a dia, mesmo que de maneira inconsciente. O brasileiro tem a falsa impressão de que quanto mais gordurosa ou calórica for a refeição, mas nutrido ele estará”, explica o especialista.

Dicas para deixar os pratos brasileiros mais saudáveis

Por outro lado, por ser um país tropical, o Brasil conta com uma diversidade incrível de frutas, legumes e verduras que podem colaborar muito em uma nutrição saudável e funcional no cotidiano. Além disso, o cenário está mudando porque muitas pessoas estão prestando mais atenção nos rótulos, demonstrando preocupação com os nutrientes e, aos poucos, ganhando maior consciência nutricional, como efantiza a Dra. Laila:

“Quanto mais informação as pessoas têm, melhor escolhas elas farão na hora de se alimentar”, destaca a profissional, nos dando dicas de como fazer substituições inteligentes e tornar alguns dos pratos mais queridos pelos brasileiros em opções mais saudáveis. Anote aí e experimente:

Feijoada – A nutricionista sugere limpar bem toda a carne, retirando a maior parte possível de gordura. Durante o cozimento, retire as camadas gordurosas com uma concha. Ao montar o seu prato, dê preferência a carnes mais magras como o peito bovino, a carne seca e o lombo. A nutricionista dá a dica de substituir o bacon por peito de peru defumado: é só cortar em cubinhos pequenos e levar ao micro-ondas por 1 ou 2 min. O peito de peru fica muito saboroso e parecido com o sabor do bacon, só que com o benefício de ser mais saudável. Por fim, Laila ainda orienta que abra mão do torresmo e não exagere na quantidade ao montar o prato.

Virado à paulista – Laila explica que faça o carré e a linguiça no forno e substitua o torresmo pelo peito de peru defumado, conforme o truque ensinado acima. O ovo pode ser feito apenas com um fio de azeite ou substitua por ovo pochê, mexido ou cozido. Faça o feijão do tutu sem carnes e capriche no tempero, utilizando alho, cebola, cominho, louro e um pouco de sal.

Pão de queijo – Os pães de queijo industrializados são ricos em gordura e sódio, então a nutricionista prioriza o preparo da delícia em casa. O segredo para deixar o petisco mais saudável é substituir o queijo por ricota, utilizar leite desnatado no lugar do integral e acrescentar na receita chia ou linhaça.

Bobó de camarão – Apesar de ser um prato mais saudável, Laila explica que, por levar azeite dendê, acaba tornando-se é rico em gordura saturada e super calórico. Para tornar o bobó mais saudável, a nutricionista sugere substituir o dendê por gotas de azeite de oliva extravirgem para dar mais sabor.

Produtos relacionados