Melão: Conheça 10 benefícios desse alimento funcional

Por ser extremamente refrescante, saudável e docinho, o melão é uma das fruta mais consumida em refeições durante temperaturas e estações mais quentes, como verão e a primavera. No entanto, seus benefícios à saúde não se resumem só ao sabor e textura agradáveis. A iguaria é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do nosso organismo, além de ajudar a perder peso de forma natural, correta e controlada.

Por essa e por outras, a nutricionista funcional, Dra. Caroline Codonho, nos apresenta os 10 principais benefícios do melão para incorporá-los a nossa alimentação do dia a dia, tanto num café da manhã nutritivo, quanto em pequenas porções para lanches da tarde ou à noite. Veja abaixo!

10 Razões para incluir o melão na dieta

01 - Super-hidratante e desintoxicante: O melão é excelente alternativa para hidratar e desentoxicar o organismo ao mesmo tempo. Segundo Caroline Codonho, o consumo de melão é ideal para manter o peso saudável, por ele ser uma excelente fonte de água (cerca de 80%) e baixo valor calórico. "Suas fibras, aliadas à essa quantidade de água garantem a eliminação de toxinas que acumulamos com a má alimentação", destaca a profissional.

02 - Ajuda na digestão e dá saciedade: Por ser rico em fibras, o melão ajuda na digestão. Suas fibras, junto com a pectina (fibra em forma de gel), aumentam a sensação de saciedade, evitando que se coma em excesso e ajudando no processo de emagrecimento.

03 - Eficaz contra prisão de ventre: Como a fruta tem alta concentração de água e fibras, é um laxante natural e ajuda a aliviar a prisão de ventre. As fibras e a água aumentam o bolo fecal, reduz tempo que ficam no intestino e facilitam a evacuação.

04 - Fortificante do sistema imunológico: O melão tem muitos bioflavonóides, excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, carotenóides, que previnem várias doenças e minerais como ferro, importante para combater a anemia, e cálcio, fortificador dos ossos. O sistema imunológico é fortalecido com o consumo do melão. "Ele possui vitamina C também, sendo que o cantaloupe é o que tem maior teor", explica Codonho.

05 - Ameniza sintomas da menopausa: Além da enorme quantidade de água, em sua composição há muito fósforo, magnésio, vitaminas A e do complexo B, que ajudam fortalecimento ósseo e mantém longe a osteoporose, ameniza a sensação de flacidez, diminui os sintomas da menopausa, da ansiedade e do envelhecimento.

06 - Regula a menstruação, circulação e coagulação sanguínea: Consumir melão regularmente ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes. A fruta é um calmante natural, o que diminui as mudanças de humor da menopausa. Além disso, seus componentes revigoram o organismo de forma geral.

07 - É excelente diurético, reduz o inchaço, regula o colesterol e diminui a pressão arterial: "O melão é bastante recomendado nos processos de detox, por estimular a diurese e diminuir a retenção de líquidos", revela Caroline. Essa propriedade diurética é ótima para pessoas hipertensas, pois o consumo regular do melão diminui a pressão arterial, que, juntamente com os agentes "purificadores" do sangue contidos na fruta, promovem bons níveis de colesterol.

08 - Previne problemas urinários: Quando consumido com frequência, o melão pode prevenir problemas no trato urinário: suas vitaminas e minerais facilitam o trabalho dos rins, faz com que substâncias tóxicas produzidas pelo nosso organismo sejam eliminadas de maneira mais eficaz. E, para completar, o pH alcalino da fruta atua neutralizando a urina e controlando a proliferação de microorganismo que causam infecções urinárias.

09 - Aumenta a saúde da visão: A fruta tem zeaxantina em sua composição, nutriente capaz de absorver os raios de luz solares prejudiciais, bloqueando-os e protegendo os olhos dos danos causados por eles.

10 - Melhora a pele: Para finalizar, além de todos os benefícios para a saúde pelo consumo na alimentação, o melão também pode ser usado em compressas ou em receitas caseiras para tonificar todos os tipos pele, pois limpa profundamente e ativa a circulação.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em cálcio, Bolo, Frutas, Alimentos orgânicos, Café da manhã, Lanches

Últimas matérias