Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Melão: descubra 12 benefícios e saiba quando está maduro
Guia Culinário 18/03/2024

Melão: descubra 12 benefícios e saiba quando está maduro

Por ser extremamente refrescante, saudável e docinho, o melão é uma das frutas mais consumidas em refeições durante temperaturas e estações mais quentes, como verão e a primavera. No entanto, seus benefícios à saúde não se resumem só ao sabor e à textura agradáveis.

A iguaria é um alimento funcional completo e faz muito pelo equilíbrio do nosso organismo, além de ajudar a perder peso de forma natural, correta e controlada. Para te inspirar a incorporar a fruta à sua alimentação no dia a dia, a nutricionista funcional Caroline Codonho apresenta neste artigo os 12 principais benefícios do melão. Confira!

Quais são os benefícios de comer melão?

No café da manhã, no lanche da tarde, após o almoço ou no lanche da noite: não importa o momento! O melão combina com todos os horários e refeições – e não só por ser uma fruta deliciosa, mas, principalmente, por fazer muito bem à saúde. Conheça a seguir 12 benefícios de comer melão no dia a dia.

1. Super-hidratante e desintoxicante

O melão é excelente alternativa para hidratar e desintoxicar o organismo ao mesmo tempo. Segundo Caroline Codonho, o consumo de melão é ideal para manter o peso saudável, por ele ser uma excelente fonte de água (cerca de 80%) e baixo valor calórico. “Suas fibras, aliadas à essa quantidade de água garantem a eliminação de toxinas que acumulamos com a má alimentação”, destaca a profissional.

2. Ajuda na digestão e dá saciedade

Por ser rico em fibras, o melão ajuda na digestão. Suas fibras, junto com a pectina (fibra em forma de gel), aumentam a sensação de saciedade, evitando que se coma em excesso e ajudando no processo de emagrecimento.

3. Eficaz contra prisão de ventre

Como a fruta tem alta concentração de água e fibras, é um laxante natural, por isso o melão solta o intestino. As fibras e a água aumentam o bolo fecal, reduzem o tempo que ficam no intestino e facilitam a evacuação.

4. Fortificante do sistema imunológico

O melão tem muitos bioflavonóides, excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, carotenóides, que previnem várias doenças e minerais como ferro, importante para combater a anemia, e cálcio, fortalecedor dos ossos. O sistema imunológico é fortalecido com o consumo do melão. “Ele possui vitamina C também, sendo que o cantaloupe é o que tem maior teor”, explica Caroline.

5. Ameniza sintomas da menopausa

Além da enorme quantidade de água, em sua composição há muito fósforo, magnésio, vitaminas A e do complexo B, que ajudam no fortalecimento ósseo e mantêm longe a osteoporose, amenizam a sensação de flacidez, diminuem os sintomas da menopausa, da ansiedade e do envelhecimento.

6. Regula a menstruação, circulação e coagulação sanguínea

Consumir melão regularmente ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes. A fruta é um calmante natural, o que diminui as mudanças de humor da menopausa. Além disso, seus componentes revigoram o organismo de forma geral.

7. É excelente diurético e reduz o inchaço

“O melão é bastante recomendado nos processos de detox, por estimular a diurese e diminuir a retenção de líquidos”, revela Caroline.

8. Diminui a pressão arterial

Do mesmo modo, a propriedade diurética do melão é ótima para pessoas hipertensas, pois o consumo regular diminui a pressão arterial.

9. Regula o colesterol

Além disso, a propriedade diurética, juntamente aos agentes “purificadores” do sangue contidos na fruta, promove também bons níveis de colesterol ao organismo.

10. Previne problemas urinários

Quando consumido com frequência, o melão pode prevenir problemas no trato urinário. Isso porque suas vitaminas e minerais facilitam o trabalho dos rins, fazendo com que substâncias tóxicas produzidas pelo nosso organismo sejam eliminadas de maneira mais eficaz. E, para completar, o pH alcalino da fruta atua neutralizando a urina e controlando a proliferação de microrganismos que causam infecções urinárias.

Vantagens do melão na dieta

11. Aumenta a saúde da visão

A fruta tem zeaxantina em sua composição, nutriente capaz de absorver os raios de luz solares prejudiciais, bloqueando-os e protegendo os olhos dos danos causados por eles.

12. Melhora a pele

O melão também pode ser usado em compressas ou em receitas caseiras para tonificar todos os tipos de pele, pois limpa profundamente e ativa a circulação.

Quais nutrientes o melão tem?

Além de delicioso, o melão é também muito rico em muitas vitaminas e minerais – como potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, vitamina A, C e do complexo B.

A seguir, confira a tabela de valor nutricional de 100 g de melão cru, com base nas informações fornecidas pelo TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos).

  Nutriente       Quantidade     % VD* 
Valor energético 29.4 kcal = 123 1%
Carboidratos 7,5 g 3%
Proteínas 0,7 g 1%
Fibra alimentar  0,3 g 1%
Fibras solúveis  0,0 g
Cálcio 2,9 mg 0%
Vitamina C 8,7 mg 19%
Piridoxina B6 0,0 mg 0%
Manganês 0,1 mg 4%
Magnésio 6,0 mg 2%
Fósforo 10,1 mg 1%
Ferro 0,2 mg 1%
Potássio 216,0 mg
Cobre 0,0ug 0%
Zinco 0,1 mg 1%
Sódio 11,2 mg 0%
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Melão solta ou prende o intestino?

O melão é um ótimo alimento para quem sofre com intestino preso. Conhecida como laxante natural, a fruta possui fibras que ajudam no processo digestivo e, por isso, facilitam a evacuação.

Melão ajuda a emagrecer?

Por ter propriedades diuréticas, que ajudam a reduzir a retenção de líquidos do corpo; possuir muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo; e apresentar baixa caloria: sim, o melão pode contribuir para o emagrecimento.

Porém, embora a fruta seja ótima para quem quer perder peso, vale lembrar que para que o melão de fato ajude a emagrecer, é preciso adotar uma alimentação balanceada aliada a uma rotina de exercícios físicos.

Como saber se o melão está maduro?

Para saber se o melão está maduro ou não, é necessário observar as suas características com atenção. Veja, a seguir, algumas dicas de como escolher um bom melão, com sabor agradável e benefícios nutricionais:

  • Aparência: um melão maduro apresenta casca firme, com leve flexibilidade. Além disso, possui uma aparência boa – com um amarelo brilhante e forte –, sem muitas manchas ou rachaduras.
  • Maciez: ao tocá-lo, o topo do melão deve estar macio e ceder levemente.
  • Peso: a fruta madura, geralmente, é mais pesada, por conta da presença de grande quantidade de água no seu interior.
  • Cheiro: caso o melão esteja maduro, a extremidade oposta à haste terá um cheiro doce.

Quem não pode comer melão?

Embora o melão faça bem para maioria das pessoas, especialistas alertam que o seu consumo em excesso pode causar alguns problemas intestinais, já que o alimento possui bastante fibra.

Além disso, os profissionais recomendam que, em algumas situações, a ingestão do melão seja feita de maneira mais moderada, como é o caso de:

  • Pessoas com insuficiência renal: uma vez que eles possuem dificuldade de eliminar o excesso de potássio. E isso se deve ao fato de o alimento apresentar alta concentração desse nutriente em sua composição.
  • Indivíduos com diabetes: visto que a fruta possui índice glicêmico médio.

Faz mal comer melão todos os dias?

Não faz mal comer melão todos os dias. No entanto, o que pode trazer problemas à saúde – como dores intestinais e picos de glicemia – é o seu consumo em excesso. Por isso, se você deseja adicionar a fruta à sua alimentação, a ingestão de duas fatias por dia já é o suficiente para garantir ao organismo os benefícios do alimento.

Como consumir melão?

O melão é tão versátil quanto gostoso. Além de saborear a fruta in natura, outras formas de comer melão são:

  • na salada de fruta;
  • no sorbet;
  • no suco;
  • na geleia;
  • na salada (com peito de frango cozido e desfiado, alface, uva e salsão picado);
  • no chá (feito com a casca do melão);
  • no smoothie (com suco de laranja, gengibre e açúcar demerara ou mel para adoçar).

O melão é uma das frutas que mais fazem bem ao corpo. Composto por cerca de 80% de água e um pouco de açúcar, ele hidrata e desintoxica o organismo, melhora a saúde da pele, ajuda na digestão, regula a menstruação, ameniza os sintomas de menopausa, contribui para o emagrecimento, entre outras coisas. Diante disso tudo, não há dúvidas: consumi-lo, principalmente in natura, é a melhor opção para quem busca saúde e bem-estar.