Dieta: Por onde começar? Veja 5 dicas para mudar a sua alimentação

Perder uns quilinhos para caber na sua roupa favorita, melhorar a qualidade de vida, organizar a sua alimentação, emagrecer para um evento especial... qual é o seu objetivo quando o assunto é dieta? Para começar um plano alimentar é necessário ter em mente o seu foco e a partir daí montar um planejamento junto ao nutricionista. Confira 5 dicas importantes para mudar a sua alimentação e começar a dieta!

A dieta nada mais é do que um novo plano alimentar, com nutrientes necessários para o bem-estar e aliada a hábitos saudáveis. Embora muita gente opte por fazer dieta somente quando quer perder peso, essa prática pode trazer diversos benefícios para a saúde e para o corpo. "Fazer dieta é sinal de cuidado. Você precisa saber diferenciar o que te faz bem, pois é preciso sair da zona de conforto. Mudar o paladar, se alimentar bem, aumentar o consumo de líquidos, evitar alimentos que inflam...", analisa a nutricionista Carolina Baliere, que indicou principais dicas para o início do novo plano alimentar.

5 dicas para mudar a alimentação e começar a uma dieta

1 - Descasque mais e desembale menos: uma das principais ações para uma dieta equilibrada e bem sucedida é evitar alimentos industrializados. Assim, garantimos a ingestão de nutrientes importantes que ajudam a manter o corpo bem nutrido e evitamos o consumo de conservantes e aditivos químicos que são prejudiciais para nossa saúde.

2 - Aumente o consumo de água: é sabido que cerca de 60% do corpo humano é composto de água, por isso, a ingestão dela é tão importante para o nosso bem-estar e, consequentemente, contribui com a eficácia da dieta. A água ajuda a manter o corpo hidratado, contribui com a formação das células e favorece uma boa digestão.

3 - Invista no consumo das fibras alimentares: essas substâncias garantem o bem-estar intestinal, ajudam na redução do colesterol, proporcionam saciedade, atuam na prevenção do câncer e controlam os níveis de açúcar no sangue. Além disso, as fibras alimentares podem ser encontradas em alimentos saudáveis, como frutas, legumes e vegetais.

4 - Comer quando tiver fome e não quando tiver vontade: a vontade de comer está associada com a ansiedade e estresse, podendo levar à obesidade. Sendo assim, coma quando estiver com fome, considerando sempre o horário da sua última refeição e o que você comeu. Além disso, também é importante montar um horário para comer, assim você pode separar os lanches ideais e as principais refeições.

5 - Faça escolhas saudáveis: fazer dieta não é abrir mão das coisas que você mais gosta, é adaptá-las para um plano alimentar equilibrado e mais saudável, que ajude a chegar mais próximo do seu objetivo: "Você precisa se alimentar bem para ter vitalidade", completa Carolina Baliere.

Como a dieta pode melhorar a saúde? Entenda

Segundo a nutricionista, começar uma dieta com um acompanhamento de um profissional é garantir uma melhora significativa dos sintomas de fadiga, compulsão, vontade de beliscar, libido e TPM. "É importante fazer sempre com acompanhamento para que ele direcione, observe sua individualidade bioquímica, peça exames laboratoriais, faça prescrição de vitaminas, quando necessário, e esteja sempre disposto a tirar as dúvidas que surgirem no dia dia", finaliza a nutricionista.

* Carolina Baliere (CNR 18152) é nutricionista clínica funcional e disponibiliza sua rede social para outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Frutas, Vegetais, Vitaminas

Últimas matérias