Como melhorar a disposição durante o verão? 7 dicas para aumentar a sua energia

O verão é uma época muito prazerosa de calor, dias mais longos e sol. Contudo, precisamos ter alguns cuidados para manter o ânimo e a disposição durante a estação. Saiba mais!
O verão é uma época muito prazerosa de calor, dias mais longos e sol. Contudo, precisamos ter alguns cuidados para manter o ânimo e a disposição durante a estação. Saiba mais!
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Verão. Aos que amam essa época, a estação mais quente do ano traz dias mais longos, bonitos e ensolarados para aproveitar ao ar livre. Já, para quem não gosta de calor intenso, o período parece carregar para fora do corpo todo o ânimo e energia, fazendo do ar condicionado o mais fiel companheiro da rotina. A verdade é que as altas temperaturas precisam de certos cuidados e, por isso, apresentamos algumas dicas para melhorar a sua disposição nessa temporada maravilhosa do Brasil!

Se as temperaturas estão nas alturas, o corpo logo dispara aquele sinal de moleza e a nossa disposição despenca, não é mesmo? Isso acontece porque a exposição ao sol pode acarretar a desidratação e a perda de nutrientes que acabam com a energia do nosso corpo. A nutricionista Daniella Chein explica:

"O verão é a época do ano que precisamos repor nossa hidratação constantemente caso contrário ficamos desidratados e sem disposição. Há algumas maneiras de manter essa hidratação em dia através da nossa alimentação e aproveitar a estação mais quente do ano", destaca a profissional que separou algumas dicas:

7 formas de melhorar a sua disposição no verão

1 - Invista na água de coco: Rica em potássio, a água de coco é extremamente saborosa e ideal para manter nossa disposição no verão, mantendo normais os níveis de sais minerais do corpo e promovendo a hidratação.

2 - Consuma frutas frescas: Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, é recomendado o consumo de 5 porções de frutas todos os dias, ou seja 400 g para um adulto saudável. "Isso porque as frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, tornando-as essenciais para equilibrar nossos nutrientes e melhorar a nossa disposição", analisa a Dra. Daniella explicando que sucos de frutas também são boas opções para adquirir os nutrientes e hidratar o corpo:

"As frutas cítricas são ideais por conterem grande quantidade de vitamina C e antioxidantes. Laranja, limão, frutas vermelhas (morango, framboesa, amora), são importantes para dar disposição para um dia inteiro devido a quantidade de vitamina C", completa a profissional.

3 - Saladas são boas refeições: No verão é comum optarmos por refeições mais leves e refrescantes, por isso investir em uma boa salada dos mais variados vegetais é forma mais adequada e saborosa, além de nos ajudar a melhorar nossa disposição nos dias mais quentes da estação.

4 - Beba água mineral: A tradicional bebida não pode ficar de fora da lista, afinal, cerca de 60% do nosso corpo é composto de água e para que ele funcione de maneira adequada, precisamos repor os níveis perdidos no verão. "Não existe nada mais fantástico que água mineral para hidratar, repor energias e melhorar a disposição. Para quem gosta de água saborizada pode acrescentar frutas picadas na garrafa e manter gelada", indica a nutricionista.

5 - Açaí para fornecer energia: A fruta é bastante consumida pelos brasileiros, é refrescante ideal para manter a disposição para o verão. "Devermos ter cuidado com o consumo excessivo, já que a fruta é calórica. O seu consumo é interessante se misturado com banana, morango ou granola, aumentando assim o aporte de fibras na alimentação", ressalta a Dra. Daniella.

6 - Picolés ajudam a refrescar e podem ser saudáveis: Você pode investir em picolés de polpas de frutas, picolés de vegetais que além de refrescar, acrescentará substâncias que tornam o organismo mais saudável. "Gostosos e práticos de fazer, os picolés são ideias excelentes para manter a disposição pro verão, cheios de nutrientes e fibras, farão a alegria da criançada e dos adultos também", explica.

7 - Praticar exercícios físicos moderado: É uma maneira de manter a energia lá nas alturas. Apenas 30 minutos por dia e você já vai sentir o seu corpo dando sinais que está mais disposto! "É importante consultar um profissional da área antes da prática mas os exercícios aliados à uma alimentação balanceada são os segredos para manter a disposição e passar pelo verão sem problemas", finaliza a nutricionista.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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