Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Coentro: tempero detox ajuda a limpar o organismo e a prevenir doenças
Guia Culinário 04/04/2018

Coentro: tempero detox ajuda a limpar o organismo e a prevenir doenças

Quando falamos em tempero ou condimento é comum que a pimenta venha logo à mente, mas é preciso lembrar que para dar mais sabor a uma comida não é preciso escolher uma opção apimentada. Alho, salsa e até manjericão são ótimos exemplos de alimentos que dão mais sabor a um prato. Mas um tempero que muitas vezes acaba sendo esquecido mesmo sendo muito benéfico para a saúde é o coentro.

Embora a sua origem seja de certa forma um mistério, já que ele está presente no mundo todo, sabe-se que ele era utilizado no Egito Antigo. Nessa época ele era usado tanto no processo de embalsamento quanto para fins medicinais. Na Europa ele também era muito conhecido, sendo consumido principalmente em países no Mediterrâneo, região onde a culinária prezava por alimentos frescos. Já aqui no Brasil ele se tornou um ingrediente especialmente popular no Nordeste do país. Seja como for, há muito tempo se sabe que ele possui diversos benefícios, e por isso deve aparecer com regularidade nos pratos que você prepara.

Folha pode ser utilizada no preparo de diversas refeições

Uma das maiores vantagens do coentro é que ele é extremamente versátil, podendo ser utilizado com regularidade na cozinha. Além disso, é um alimento que vem da terra, e por ser orgânico é consumido por vegetarianos e veganos e é muito mais saudável do que qualquer comida industrializada. Ele também costuma aparecer como complemento de um prato, seja em saladas ou servindo como um bom tempero. Mas isso não é tudo, já que ele pode ser utilizado em pratos que vão do guacamole à pizza. Portanto, basta saber combiná-lo com algo que já esteja presente em seu cardápio para aproveitar todos os benefícios dessa folha.

Coentro possui um efeito detox

Um detalhe sobre o coentro que merece destaque é que ele é ótimo para desintoxicar o corpo, já que auxilia o fígado a eliminar as toxinas do organismo. Isso faz com que ele seja um ótimo anti-inflamatório, e alivie problemas relacionados a inflamações, como é o caso da artrite, que causa a rigidez das articulações. Vale lembrar que o detox ajuda a desinchar o corpo e cada vez mais é um tipo de alimentação buscada por quem quer passar a consumir alimentos mais naturais e saudáveis. Não é à toa que ele auxilia no processo de perda de peso, sendo muito indicado para quem faz dieta de emagrecimento.

É um ótimo antioxidante

Outra característica marcante do coentro é que ele é rico em nutrientes que atuam como antioxidantes, como é o caso da vitamina C. Essa propriedade possui diversos benefícios. Em primeiro lugar, ela fortalece o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças. Além disso, ao combater os radicais livres, que podem danificar células sadias, ela impede o desenvolvimento algumas doenças degenerativas, como é caso do câncer e do mal de Alzheimer. Isso sem falar que o fator antioxidante evita o envelhecimento precoce e o depósito de placas de gorduras nas artérias, sendo benéfico também para o sistema cardiovascular. Por fim, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Reduz diversos tipos de mal-estar

O coentro é utilizado não apenas para evitar males como também para combater alguns que já estão causando desconforto. Por isso ele é usado para aliviar vômitos, náuseas, cólicas e até mesmo sintomas da TPM. Aliás, ele é ótimo para reduzir as bruscas mudanças de humor que ocorrem durante o ciclo menstrual. Ao mesmo tempo, vale ressaltar que ele não é indicado para grávidas, já que pode ter efeito abortivo. No caso de enjoos comuns, o coentro pode ser utilizado porque possui propriedades que auxiliam na digestão e evitam a formação de gases. Por isso, ele também é perfeito para regular o intestino.