Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O poder do guacamole: prato mexicano possui forte ação antioxidante
Guia Culinário 02/04/2018

O poder do guacamole: prato mexicano possui forte ação antioxidante

Você já experimentou guacamole? O prato mexicano chegou ao Brasil no século XVII e desde lá viu o seu consumo se popularizar cada vez mais em nosso país. Originalmente ele foi criado pelos astecas, indígenas que habitavam a região da América Central. Mas, segundo a tradição desse povo, o mérito de sua criação não era deles, mas sim do deus Quetzalcóatl. Aliás, seu nome viria das palavras ahuacatl e mole, que significavam, respectivamente, abacate e molho. Ainda assim, é importante destacar que o guacamole que comemos no Brasil é diferente do servido no México, já que ao ser exportado ele teve sua receita adaptada ao gosto local. Mas isso não significa que seus benefícios não sejam mantidos.

Como era produzido por povos indígenas, ele obviamente não tinha nenhum produto industrializado, sendo preparado apenas com alimentos orgânicos. Por isso, essa é uma ótima opção de lanche saudável, já que os benefícios das frutas e hortaliças que utiliza são mantidos. E por ser uma espécie de pasta, também pode servir de complemento a pães, torradas, ou – como seria mais próximo do original – nachos. Já uma opção mais abrasileirada, mas ainda assim deliciosa, é comê-lo com chips de mandioquinha.

Abacate é um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir diversas doenças

Não há como negar que a grande estrela desse prato é o abacate, já que é dele que vem o nome guacamole. Além disso, esse é o alimento que aparece em maior quantidade na receita, o que significa que seus nutrientes bem aproveitados pelo nosso organismo. Em primeiro lugar, ele é muito rico nas vitaminas A, C, E e do complexo B. Isso significa que é um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir doenças e até alguns tipos de câncer, além de problemas cardiovasculares.

Mas e a dieta? Pois é, muita gente acredita que pelo seu forte teor de gordura o abacate deve ficar de fora do cardápio de quem procura emagrecer, mas isso não necessariamente é verdade. Isso porque, se for consumido de forma equilibrada, não fará ninguém ganhar tanto peso assim. Além disso, ele ajuda a baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue a aumentar os do bom (HDL), o que significa que ele é ótimo para a sua saúde e que pode sim entrar na sua dieta.

Limão é rico em vitamina C e é ótimo para a dieta detox

Um ingrediente que muita gente não sabe que está no guacamole, mas que faz toda a diferença no sabor. Além de dar aquele toque a mais em qualquer receita, o limão ainda é muito rico em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico. Por possuir ferro em sua composição, ele ainda previne a anemia e evita problemas causados pelo déficit desse mineral. Ele também é um ótimo antioxidante e ainda é perfeito para quem adere à dieta detox, já que ajuda a limpar o organismo. Por fim, é fonte de fibras, auxiliando o sistema digestivo e evitando problemas como a constipação.

Alho possui fortes poderes medicinais

Embora em algumas receitas o alho não esteja presente, ele é um ótimo complemento para o guacamole. Afinal, também é um excelente antioxidante, ajudando a fortalecer o organismo e sendo um aliado da saúde do coração. Aliás, você sabia que consumir seis ou mais dentes de alho por semana pode reduzir pela metade o risco de desenvolver câncer de cólon, estômago e próstata? Seu uso medicinal é conhecido há muito tempo, e por isso é importante acrescentá-lo na sua dieta diária, que pode ir desde o preparo de arroz ao de guacamole.

Cebola utilizada pode ser ser pera, roxa ou pérola

Outro ingrediente que é muito utilizado no preparo de pratos no Brasil é a cebola, que também é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes. Outra questão importante é que há mais de um tipo dessa hortaliça, sendo as mais conhecidas a pera, roxa e pérola. No caso do guacamole é mais comum vermos as duas primeiras, que se diferenciam principalmente pela acidez. Se quiser evitá-la, então é melhor optar pela cebola roxa, que é mais consumida crua. Mas além disso elas podem prevenir problemas como a diabetes e o mal de Alzheimer.

Tomate possui boas quantidades dos minerais potássio e cálcio

Não, nós não esquecemos de outro ingrediente que também é indispensável no guacamole: o tomate. E adivinha só? Também é antioxidante, já que é rico tanto em vitamina C quanto em licopeno, que combate os radicais livres e as inflamações no corpo. Mas além disso é fonte de vitamina A, que ajuda a fortalecer o cabelo, e dos minerais potássio e cálcio, que juntos contribuem para a saúde dos ossos e evitam a osteoporose. Lembrando que o potássio também é ótimo para o coração, prevenindo a hipertensão e derrames.

Coentro possui propriedades anti-inflamatórias

Embora seja usado apenas como complemento nos pratos, o coentro também possui nutrientes que devem estar presentes na nossa alimentação diária. Antes de mais nada ele reduz o colesterol ruim e aumenta o bom, sendo essa uma de suas maiores vantagens. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a evitar, por exemplo, problemas no sistema urinário. É fonte dos minerais magnésio e ferro, prevenindo o surgimento de anemias, por exemplo. Isso sem falar que é rico em fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e em carotenoides, que evitam o envelhecimento precoce e protegem a pele dos raios UVB. Por fim, como não poderia deixar de ser, também é um forte antioxidante.