Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 25/05/2016

Ceviche saudável: Aprenda como deixar a sua receita mais saborosa e nutritiva!

Imagine um prato que inspira e remete tradição e cultura ao paladar? Esse é o ceviche! Receita vinda da rica culinária peruana, a praticidade e suas infindas possibilidades de preparações fazem com que a iguaria, cada vez mais, ganhe o mundo da alta gastronomia e, logicamente, da alimentação voltada para a saúde. Conheça mais sobre o ceviche e como podemos incorpora-lo em nossa rotina alimentar.

A grande maioria das receitas de ceviche são feitas à base de peixes (principalmente o salmão) e outros frutos do mar, contudo, nada impede a presença de outros ingredientes, servidos com as mais diferentes especiarias, para temperar e dar um toque especial de sabor. A nutricionista Giovana Morbi, separou algumas sugestões de incrementos para a sua receita de ceviche, confira:

Saiba incrementar e deixar o seu seu ceviche mais saudável e saboroso!

– Limão: Para temperar, nada melhor que essa fruta. O limão tem a capacidade de estimular o fígado e assim, ajuda o organismo na eliminação de toxinas. “O limão também ajuda na digestão de proteínas, por isso é bem indicado no molho do ceviche. Se precisar de sal, tente usar o sal rosa ou marinho, ricos em nutrientes. ” destaca a profissional.

– Coentro: Incrementar seu ceviche com coentro. Com suas excelentes propriedades para saúde, entre elas a sua capacidade de eliminar os metais pesados do nosso organismo, ajudando no processo natural de desintoxicação do organismo. O coentro também protege nosso organismo do ataque de fungos e bactérias, além de ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que favorece muito os diabéticos e pessoas que precisam reduzir a gordura corporal.

– Manjericão: Também fica delicioso e oferece muitos benefícios. Entre as propriedades do manjericão está no controle da ansiedade, isso sem falar em seu aroma que deixa qualquer receita com um toque mais especial.

– Manga: Outra maneira de incrementar seu ceviche de maneira saudável é acrescentar uma frutas, como a manga, que combina muito bem com a preparação. Ela acrescentará muito sabor e fibras à receita.

Como devemos servir o ceviche?

O ceviche tradicional é servido com choclo (tipo de milho , mais claro e maior do que o brasileiro) e camote (espécie de batata doce, cor de laranja). Na hora de servir o ceviche, você pode optar por colocá-lo em taças como entrada ou como a refeição principal. Você pode também preparar uma salada especial, um arroz selvagem ou simples pedaços de pão como acompanhamentos.