Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Casca de banana em receitas: aprenda como usá-la a favor da sua alimentação
Guia Culinário 14/09/2017

Casca de banana em receitas: aprenda como usá-la a favor da sua alimentação

Se nos ditos e chavões populares a “casca de banana” é um sinal de perigo e de atenção redobrada às situações, em relação apenas à alimentação, os benefícios dessa parte da fruta são grandiosos e podem ser tranquilamente explorados no dia a dia. Muitas vezes jogada fora, a casca de banana é uma rica fonte nutricional e extremamente versátil, podendo ser usada de diferentes formas e nas mais diversas receitas.

Utilizar as frutas de forma integral – polpa, casca e semente – é uma boa maneira de desfrutar todos os nutrientes dos alimentos e, além disso, evitar o desperdício. A casca da banana, por exemplo, possui alto teor de fibras alimentares, cálcio e potássio, substâncias essenciais para melhorar as funções intestinais, prevenir as câimbras e melhorar o sistema cardiovascular. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, essa casca pode ser utilizada no preparo de bolos saudáveis, tortas, pães e até brigadeiro, de forma deliciosa e altamente nutritiva:

“A casca de banana é rica em antioxidantes e nela também encontramos uma grande quantidade de amidos resistentes, que são alimentos das bactérias que vivem naturalmente no intestino grosso e que produzem substâncias que fazem bem para nosso organismo e ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer e diabetes”, explica a profissional. Abaixo, ela nos apresenta uma receita de bolo saudável com a casca de banana. Confira!

Receita: bolo saudável de casca de banana

Ingredientes:

– 2 cascas de banana

– 2 ovos

– 2 xícaras de chá de leite

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

– 3 xícaras de chá de açúcar de coco ou demerara

– 3 xícaras de chá de farinha de arroz (para opção sem glúten), ou trigo.

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo: Lave bem a banana antes de descascá-la em água corrente. Descasque e bata no liquidificador junto aos ovos, leite, manteiga e o açúcar. Despeje essa mistura em uma vasilha, adicione a farinha e misture bem. Por último, adicione delicadamente o fermento, misture e despeje a massa em uma forma untada e esfarinhada. Leve ao forno, em temperatura média, por aproximadamente 30 minutos.

Casca de banana para uma pele bonita e saudável. Saiba como utilizar

Se você tem problemas com a acne, manchas na pele, verrugas e até picadas de mosquito, a casca da banana também pode ajudar a amenizar esses problemas e melhorar a saúde da sua pele. A parte de dentro da casca (branca) tem alto poder de hidratação que diminui inflamações, ameniza coceiras e agiliza a cicatrização.

Cuidados com o consumo da casca da banana

A nutricionista Paola Lisboa ressalta que, embora as cascas da banana sejam extremamente nutritivas e benéficas para o organismo, elas acumulam agrotóxico, por isso, é importante apenas aproveitá-las quando forem de origem orgânica ou garantia de serem 100% naturais. “Vale destacar também que o ideal não é consumi-las quando as cascas já estiverem muito escurecidas”, completa a profissional.

Além disso, mesmo quando souber a origem da banana, antes de incluí-la nas preparações, lave-as bem, antes de descascar, para tirar as impurezas e garantir um alimento limpo e nutritivo.